Humidade em casa? Saiba os perigos para a sua saúde

Os problemas de humidade têm a capacidade de transformar rapidamente uma casa de sonho num autêntico pesadelo. Viver numa casa com problemas de humidade é uma ameaça para a saúde de todos os membros da família.

 

 

As causas da humidade podem ser várias: uma construção deficiente com problemas ao nível da impermeabilização, localização numa zona húmida, ou o envelhecimento dos materiais.

 

A humidade é um problema grave que afeta todos os habitantes da casa, podendo mesmo provocar problemas respiratórios, alergias, asma, dores e, inclusive, doenças pulmonares. Isto acontece porque o excesso de humidade leva ao aparecimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.

 

Para além dos perigos que a humidade representa para saúde, também devemos considerar os problemas que representa para o imóvel, fragilizando e danificando as suas estruturas ou acabamentos. Também para o recheio da casa, como mobiliário, roupas, livros, ou qualquer outro bem, a humidade interior, se for elevada, constitui um problema grave e pode causar danos permanentes. 

 

 

Vamos debruçar-nos sobre os perigos da humidade para a saúde:

 

  • Qualidade do ar: O excesso de humidade ambiental aumenta bastante a probabilidade de se contrair doenças respiratórias, como a asma, a sinusite, infeções pulmonares e bronquite. Outros problemas de saúde, como mal-estar físico, calafrios, cansaço extremo, pés frios e dores de cabeça, também podem ser causados devido aos ácaros e à humidade de casa.

 

  • Ossos, músculos e articulações: Se sofre de doenças reumáticas, o frio e a humidade são os seus piores inimigos, pois provocam um aumento considerável das dores.

 

  • Bolor: O bolor é um organismo microscópico, que se reproduz através da difusão de esporos no ar. Estes esporos podem provocar asma. Estudos científicos detetaram evidências suficientes que relacionam a exposição continuada a bolores em ambientes interiores com problemas respiratórios como tosse e asma.

 

  • Proliferação de ácaros, fungos e bactérias: A humidade nas paredes de casa constitui-se como o habitat ideal para ácaros, fungos e bactérias que podem provocar doenças e alergias. No caso de bebés e idosos, estes problemas podem assumir contornos mais graves. Os ácaros são considerados uma causa comum de asma nos bebés.

 

Os perigos para a saúde de ter humidade em casa são bastantes e graves, mas este é um problema que pode ter solução. Recorra a profissionais especializados nos diferentes tipos de humidade e em diferentes soluções de impermeabilização.

 

 

Comece já a resolver o seu problema de humidade! Fale connosco e peça um orçamento.

A Prudêncio Impermeabilizações é uma empresa de referência no mercado das impermeabilizações em Portugal. Com mais de 40 anos de experiência no mercado das impermeabilizações e isolamentos, temos realizado inúmeras obras por todo o país. Somos especialistas na solução de problemas de humidade e na implementação de soluções inovadoras. Diga-nos qual é o problema, nós encontramos a solução. Contacte-nos! 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top