3 motivos que levam a Prudêncio a optar pelo encapsulamento em vez da remoção de coberturas em fibrocimento com amianto
As coberturas de fibrocimento foram a escolha, durante várias décadas, da maioria dos empreiteiros portugueses. Este material foi largamente utilizado devido à sua durabilidade, versatilidade de aplicação e também pelo preço competitivo, o que o tornava uma escolha bastante apelativa.
No entanto, com o passar do tempo, descobriu-se que este material poderia ser um perigo tanto para as pessoas como para o meio ambiente, quando alvo de quebras ou fissuras. Isto deve-se ao facto deste composto de cimento contar na sua composição com 10 a 20% de fibra de amianto, um material altamente perigoso para o ser humano.
Após esta descoberta foi lançada a questão sobre se seria melhor proceder à remoção de todas as coberturas em fibrocimento com amianto. Na Prudêncio, acreditamos que a melhor solução passa pelo encapsulamento, sempre que possível!
Continue a ler este artigo para descobrir os 3 motivos em que se baseia a nossa opinião.
Remoção ou Encapsulamento: qual a solução mais segura?
Para a nossa equipa a resposta é simples: sempre que possível, optar pelo encapsulamento.
A Prudêncio foi pioneira no desenvolvimento e aplicação de um método de encapsulamento de coberturas de fibrocimento que contêm amianto, evitando a libertação de fibras que constituem risco para a saúde pública.
O encapsulamento consiste no confinamento do amianto com revestimentos específicos. Através do método da Prudêncio, o fibrocimento fica completamente envolvido e protegido das causas que levam à sua degradação, como agressões físicas, amplitudes térmicas, chuva e humidade, garantindo a segurança de todos.
Por outro lado, a remoção representa um maior risco de libertação de fibras, pondo em perigo a saúde não só dos trabalhadores, como também da população circundante. Além disso, o processo de remoção é muito complexo e inseguro, os custos são elevados e é necessário um tempo de inatividade considerável face à solução de encapsulamento.
Se ainda não ficou convencido, deixamos-lhe 3 razões que nos levam a optar por esta solução:
Maior proteção para a nossa saúde
O fibrocimento representa um baixo risco para a saúde quando em bom estado de conservação. A sua remoção poderá mais facilmente contribuir para que as fibras de amianto sejam libertadas, tendo implicações sérias para a nossa saúde.
O risco ocorre, maioritariamente, em contexto profissional, quando há inalação das fibras de amianto libertadas para o ar, sobretudo em situações de contacto direto com a sua extração.
Como tal, o método de encapsulamento desenvolvido pela Prudêncio contorna os riscos associados à sua remoção, transporte e deposição através de uma execução atenta e minuciosa, sem libertar poeiras de amianto durante esses trabalhos.
Melhor para o meio ambiente
Na Prudêncio, temos um cuidado especial na escolha das soluções que aplicamos, estando sempre atentos à sua vertente ecológica e sustentável.
Através da utilização das membranas de impermeabilização da KÖSTER, uma solução ecológica, conseguimos transformar uma cobertura potencialmente perigosa num sistema sustentável e amigo do ambiente.
Para além disso, conseguimos fazer uma recuperação sem desperdícios que evita os riscos associados à remoção. Esta solução contribui ainda para a prevenção de consequências ambientais a longo prazo, evitando a sobrecarga dos aterros.
Mais eficaz e duradouro
Através da nossa solução de encapsulamento, conseguimos proporcionar uma impermeabilização e isolamento térmico mais eficaz. Isto é alcançado pela integração contínua de elementos como muros, caleiras, paredes da caixa de escada e chaminés. Essa abordagem permite envolver todos os componentes da cobertura numa única camada de impermeabilização.
Além da qualidade e longevidade dos materiais utilizados e da melhoria do comportamento térmico, o nosso sistema protege o fibrocimento de todas as causas que levam à sua degradação, assegurando o seu confinamento.
Escolha sempre a solução mais segura e eficiente!
A melhor solução não passa, na maioria dos casos, pela remoção do material que contém amianto, mas sim pela sua neutralização e reabilitação através, por exemplo, do método de encapsulamento da Prudêncio, que garante uma maior segurança, proteção ambiental e eficácia.
Opte sempre por contactar um profissional da área antes de escolher o procedimento a implementar para que possa tomar a decisão mais acertada.
Se achou este tópico interessante, recomendamos que complemente a sua leitura com o artigo sobre as Vantagens da reabilitação de coberturas de fibrocimento.