Vantagens e aplicações do sistema de reabilitação de coberturas metálicas da Prudêncio – o Sistema Deck

 

 

Este sistema de reabilitação de coberturas metálicas é uma das opções mais versáteis do setor da construção. Além de ter uma série de benefícios, como a durabilidade e a resistência a intempéries, apresenta uma significativa leveza que não compromete as estruturas.

 

Esta é uma das principais áreas de trabalho da Prudêncio, cujo sistema aplicado pode ser equiparado ao Sistema Deck de uma obra nova, sendo composto por um suporte em chapa metálica e placas de isolamento térmico e finalizado com o sistema de impermeabilização.

 

Se gostava de saber mais sobre coberturas metálicas e sobre este sistema de reabilitação aplicado pela Prudêncio, continue a ler este artigo e conheça alguns dos nossos projetos.

 

 

Obra da Prudêncio na Caetano Baviera - BMW de Cascais
Obra da Prudêncio na Caetano Baviera – BMW de Cascais

 

Debilidades das coberturas metálicas em chapa ou com painel sanduíche

As coberturas metálicas em chapa ou com painel sanduíche, apesar de serem frequentemente utilizadas, evidenciam fraquezas e debilidades.

 

Aquando da seleção da cobertura para o seu projeto, tenha em consideração estes possíveis problemas:

 

  • Falta de eficácia ao nível, por exemplo, de remates de muros, cumes, claraboias e chaminés;
  • Descontinuidade nos caleiros e outros remates, que provocam inundações em caso de entupimentos e entradas de água em dias de vento e maior índice de pluviosidade;
  • Más práticas de aplicação, como o recurso inadequado e abusivo a silicones, colocação de fixações nas ondas inferiores dos painéis e remates mal executados resultantes da dificuldade em manusear a chapa, podem trazer problemas de infiltrações a curto prazo;
  • Corrosão que surge, muitas vezes, mais cedo do que o esperado, quer nas chapas de cobertura, quer nas zonas de corte, nos remates e nas fixações.

Neste sentido, e em alternativa a estas coberturas, propomos o sistema de cobertura Deck da Prudêncio que, quando usado na reabilitação, permite realizar a obra sem necessidade de interromper o seu negócio ou atividade.

 

 

Obra da Prudêncio – Antes e Depois dos trabalhos de reabilitação no Pingo Doce de Monção
Obra da Prudêncio – Antes e Depois dos trabalhos de reabilitação no Pingo Doce de Monção

 

 

O que é uma cobertura Deck?

O sistema de cobertura Deck, aplicado pela Prudêncio tanto em obras novas como na reabilitação de qualquer tipo de coberturas metálicas, tem por base uma chapa metálica perfilada, fixa numa estrutura resistente de apoio. Estas constituem o suporte para a solução de revestimento, composta por isolamento térmico e sistema de impermeabilização.

 

No âmbito da reabilitação de coberturas metálicas, esta é a solução construtiva de eleição caso procure eficiência, rapidez e aligeiramento estrutural

 

Além de os próprios painéis de isolamento da solução poderem assegurar as exigências regulamentares e o conforto no isolamento térmico dos edifícios, há uma série de vantagens inerentes a este sistema:

 

  • Uma vez que é um sistema contínuo, garante a anulação de pontes térmicas e uma total estanquidade, quer pela solução de continuidade em todos os elementos existentes na cobertura, quer pela qualidade dos isolamentos térmicos e das membranas impermeabilizantes em TPO da Köster;
  • A reabilitação pode ser realizada de forma faseada, permitindo a reparação de áreas críticas, de forma parcelar, em função da sua prioridade;
  • Esta é uma reabilitação amiga do meio ambiente, pois não há necessidade de depositar o material existente na cobertura em aterro;
  • O sistema caracteriza-se pela rapidez e pelo conforto, não causando incómodos ou riscos relevantes ao normal funcionamento da atividade comercial;
  • Beneficia o desempenho e a durabilidade do edifício.

Por todas as vantagens enumeradas, aconselhamos a utilização deste sistema em vários tipos de construção.

 

 

Razões pelas quais deve investir nesta técnica de reabilitação de coberturas metálicas

Existem diversas técnicas de construção quando falamos de coberturas, mas este sistema tem-se destacado na reabilitação de coberturas metálicas por ser um procedimento rápido e dinâmico. Não obstante, as suas vantagens vão mais além:

 

  • São mais flexíveis e adaptam-se facilmente aos projetos;
  • Podem ser facilmente instaladas em diferentes tipos de base;
  • Possibilitam menores prazos de execução;
  • Garantem qualidade;
  • São sustentáveis, na medida em que evitam a produção de resíduos e a deposição dos materiais existentes na cobertura em aterros;
  • Permitem uma redução geral de custos.

Além destes benefícios, e depois de concluída a reabilitação, este sistema permite que se caminhe confortavelmente sobre a cobertura, tornando-a plana e conferindo-lhe boa estabilidade.

 

Este método apresenta-se, assim, como uma excelente opção, primando pela qualidade, pela resistência e pela facilidade de manutenção, que pode ser realizada rapidamente e sem comprometer toda a estrutura.

 

 

Obra da Prudêncio na Caetano Auto - Toyota de Vila Nova de Gaia
Obra da Prudêncio na Caetano Auto – Toyota de Vila Nova de Gaia

 

Contacte-nos para saber mais sobre esta solução

Com mais de 40 anos de existência, a Prudêncio Impermeabilizações é uma referência no mercado da reabilitação de coberturas em Portugal. 

 

Gostamos de desafios e, com uma abordagem prática, disponibilizamos soluções eficientes e integrais para a reabilitação de todo o tipo de coberturas de média e grande dimensão.

 

Entre já hoje em contacto connosco!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top