A importância da marca KÖSTER

Responsabilidade ambiental, sustentabilidade e superioridade técnica, são simultaneamente o princípio e o resultado da parceria entre a Prudêncio e a marca alemã KÖSTER.

 

A Prudêncio orgulha-se de ter a representação exclusiva em Portugal para TPO da KÖSTER.   

 

 

Sobre a marca KÖSTER BAUCHEMIE AG

A KÖSTER é um dos mais antigos fabricantes de TPO no mundo. Pertence a um grupo restrito de produtores de TPO à base de PE (polietileno), ao qual acrescentou uma característica distintiva: as camadas superior e inferior são produzidas usando o mesmo material de qualidade.

 

Para ficar a perceber melhor a importância desta marca no sector das impermeabilizações, pode ler abaixo a entrevista a Hugo Torres, International Sales Manager da KÖSTER:

 

 

 

Qual é a origem da marca KÖSTER?

Hugo Torres: A KÖSTER foi fundada em 1982 em Aurich na Alemanha. Aurich é uma cidade no norte da Alemanha, a cerca de 30 minutos da costa do Mar do Norte e outros 30 minutos da fronteira com a Holanda. Por ser uma região fértil em água e com características muito semelhantes à Holanda, com muitos canais, diques e em que parte do território está abaixo do nível do mar, sempre houve a necessidade de muitos cuidados na impermeabilização das casas, em especial as caves pelo lado negativo, segmento no qual se tornou o maior especialista mundial.

 

Também por ser uma zona em que chove muito, quase todo o ano, genericamente o tema impermeabilização, assume uma importância vital, tendo-se desenvolvido muito rapidamente como especialista neste nicho de mercado dentro da construção civil, desenvolvendo e produzindo hoje mais de 200 soluções diferentes para este segmento de mercado.

 

Quais são os valores da marca?

H.T.:  Fundamentalmente, muito respeito pelo meio-ambiente e qualidade ímpar em todos os produtos e sistemas que desenvolve e produz.

 

Porque diria que as membranas TPO são a melhor opção em grande parte dos trabalhos de impermeabilização?

H.T.: Porque é sem dúvida a tecnologia mais recente e evoluída, mais durável, mais versátil e mais ecológica que se pode utilizar na impermeabilização em 2019.

 

 

Reabilitação 9Zero9 Administração de Condomínios – Impermeabilização TPO – Sistema por colagem – Obra da Prudêncio

 

 

O que distingue as membranas TPO da KÖSTER das outras membranas TPO no mercado?

H.T.: Em primeiro lugar, o facto de utilizarmos um polímero de polietileno, quando a maioria (apenas mais 2 fabricantes alemães utilizam também PE) utiliza polipropileno. Isto oferece vantagens reais para a qualidade do produto, como uma maior resistência química (poluição, chuvas ácidas, etc), um melhor comportamento em contacto com os raios UV, que reduz o seu impacto e aumenta a durabilidade com menor degradação, um melhor comportamento mecânico, fruto da maior densidade do PE em relação ao PP. Também a resistência a baixas temperaturas (negativas) é um dado objectivo.

 

Existe, erradamente, uma percepção de que os materiais sofrem mais com temperaturas elevadas, nomeadamente em países “quentes”, quando é precisamente o oposto. Qualquer material tem uma resistência média a altas temperaturas entre 110ºC e 140ºC, não havendo por isso grande variação. Quando passamos para temperaturas negativas, a maioria dos materiais “luta” com temperaturas abaixo dos 5ºC, sendo a maioria limitado a -10 ou -15ºC. Quando se atingem temperaturas de – 10ºC sustentadas durante 1 ou 2 semanas no inverno, os materiais podem entrar em transição vidro, que significa que passam a ter um comportamento como o vidro, sem qualquer elasticidade. Isto é dramático para uma membrana de impermeabilização, que quebra facilmente. O nosso TPO, por ser PE, tem uma transição vidro próxima dos 100ºC negativos, e mantém a sua elasticidade sem alterações até esta temperatura. O nosso produto tem uma certificação flexível a < – 50ºC.

 

Pingo Doce de Évora – Reabilitação de Cobertura Metálica – Obra da Prudêncio

 

 

Quais são as vantagens das membranas TPO da KÖSTER?

H.T.: Para além das que já referi, outra importante é o facto de usarmos a mesma qualidade de mistura na camada superior e inferior da membrana. Os outros fabricantes usam uma camada superior de melhor qualidade (porque está exposta) e uma camada inferior em que retiram muitos aditivos da receita, tais como estabilizadores e protetores UV, pigmento, estabilizadores químicos, entre outros, apenas com o propósito de baixar custos de produção. A KÖSTER não o faz pela simples razão de que, ao ter a mesma qualidade de receita na camada superior e inferior, vai-lhe dar a melhor capacidade de união na sobreposição das telas, quando são termo-soldadas. Isto porque estamos a termo-soldar exactamente o mesmo material.

 

Este ano, na feira de Munique (BAU), quisemos demonstrar que temos a mais forte união nas sobreposições. Fizemos uniões ao vivo e submetemos essas uniões numa máquina que mede a força da separação da união termo-soldada e regista o valor. Nunca obtivemos valores inferiores a 500 N/ mm2, enquanto os nossos concorrentes atingem nunca mais do que metade desse valor, 250 a 270 N/ mm2.

 

 

Escola Básica do Bairro Padre Cruz – DGESTE – Obra da Prudêncio

 

 

As membranas TPO da Koster são apenas aplicadas em coberturas? Quais podem ser as aplicações destas membranas?

H.T.: Não. As membranas TPO são membranas de impermeabilização, logo podem ser usadas em qualquer campo de aplicação que necessite de impermeabilização. Nisto inclui-se estruturas enterradas como muros de contenção ou lajes térreas, terraços e varandas, floreiras e jardins, tanques de água e estações de tratamento de água, pisos intermédios, entre muitos outros.

 

Pingo Doce de Aveiro – Reabilitação de Cobertura Metálica – Obra da Prudêncio

 

Qual é a importância das certificações atribuídas a estas membranas, nomeadamente “Certificação FLL para coberturas ajardinadas” e “Certificação de água potável”?

H.T.: As certificações externas são fundamentalmente formas de garantir que os materiais cumpram determinados requisitos, como os casos que refere, apesar de que ainda existe um longo caminho a percorrer no sentido da harmonização das normas e certificações, em especial de país para país. Refiro-me especialmente aos países dentro da comunidade europeia, mas também noutros pontos do globo.

 

Depois, tal como em muitos outros setores, é também um negócio altamente lucrativo para as organizações e entidades governamentais.

 

Porque escolheram a Prudêncio para representante exclusivo em Portugal?

H.T.: Escolhemos a Prudêncio, porque partilhamos os mesmos valores de exigência na qualidade do serviço prestado, na transparência e honestidade nos negócios e na correção no exercício da nossa actividade. Nós como fabricantes e a Prudêncio como aplicador. Estamos muito gratos por esta parceria.

 

Aplicação da Prudêncio

 

Consulte aqui uma obra da Prudêncio com utilização de membranas TPO da STER.

 

VEJA TAMBÉM: Membranas de Impermeabilização TPO da KOSTER

 

Com mais de 40 anos de experiência no mercado das impermeabilizações e isolamentos, realizámos inúmeras obras por todo o país. A sua obra pode ser a próxima! Peça já um orçamento.

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top