Humidade ascendente: O que é e como resolver

A humidade é um dos piores problemas que a sua casa pode ter. Para além dos estragos que provoca no imóvel, a humidade pode representar perda de conforto e perigos para a sua saúde. A humidade ascendente é um dos tipos mais comuns de humidade. Continue a ler para saber mais.

 

Existem, essencialmente, 5 causas para o aparecimento de humidade:

 

  • Humidade ascendente
  • Humidade causada pela chuva
  • Humidade por condensação
  • Humidade na construção
  • Humidade provocada por fugas na canalização

 

Estes cinco tipos de humidade manifestam-se de formas diferentes e faz parte do trabalho dos especialistas perceber de que tipo se trata e encontrar as soluções adequadas e eficazes a longo prazo. 

 

O que é a humidade ascendente?

A humidade ascendente é um termo utilizado na construção civil para indicar infiltrações por capilaridade da água presente no solo em pisos e paredes

 

A capilaridade consiste na ascensão da água por pequenos canos, ou capilares, e é o que acontece no chão e base das paredes de muitas casas com uma impermeabilização deficiente entre o pavimento e o solo.

 

Como detetá-la?

Este tipo de humidade apresenta-se sob a forma de manchas interiores ou exteriores no chão e paredes.  No interior, elas podem formar salitre, fazer aparecer bolor ou, no caso de ter papel de parede, ele começar a descolar.

 

No exterior, pode aparecer musgo. Este tipo de humidade distingue-se facilmente dos outros pela extensão de parede que pode afetar e pelo facto de poder ascender a cerca de 1,5 m de altura. 

 

 

Qual é a sua origem?

A humidade ascendente acontece geralmente em casas situadas em terrenos húmidos, junto a rios por exemplo, nos pisos inferiores – garagem ou rés-do-chão. A água repassa do solo e vai subindo pelo pavimento e pelas paredes. 

 

 

Como a evitar ou eliminar?

A única solução é a impermeabilização. Este tipo de humidade é de difícil solução. A única ação a fazer é contactar profissionais especializados neste tipo de casos, para impermeabilizar os elementos da fundação, paredes e pilares que estão em contacto direto com o solo.

 

Confie-nos a solução da humidade ascendente da sua obra

Na Prudêncio, aplicamos o sistema de resinas patenteado da Koster, que cria uma barreira horizontal à humidade ascendente, travando-a com êxito e de forma definitiva através da vedação dos capilares. 

 

Adequado para paredes de alvenaria, betão e pedra

Responsabilidade ambiental, sustentabilidade e superioridade técnica são simultaneamente o princípio e o resultado desta parceria. Entre em contacto connosco e peça um orçamento.

 

VEJA TAMBÉM: Humidade em casa? Saiba os perigos para a sua saúde 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME
EMAIL
CIDADE
ASSUNTO
MENSAGEM

Top