Como eliminar a humidade de sua casa

A humidade é capaz de transformar qualquer casa de sonho num autêntico pesadelo. Para além dos problemas que acarreta para o imóvel, a humidade também acarreta vários problemas para a saúde, podendo ser responsável por várias doenças respiratórias alérgicas.

 

A humidade em sua casa pode ter três causas diferentes: condensação, capilaridade e infiltração. Para cada uma das situações há uma intervenção adequada, que deve ser realizada por profissionais habilitados.

 

 

Humidade por Condensação

A condensação é a causa mais vulgar de humidade no interior das casas. Este tipo de humidade aparece quando o vapor de água produzido no interior entra em contacto com superfícies mais frias e condensa, formando gotículas de água.

 

Como é originada?

Este tipo de humidade surge com atividades comuns como tomar banho ou cozinhar. Numa casa onde a ventilação é insuficiente, se a temperatura das paredes for muito inferior à do ambiente (ou se a humidade exterior for muito elevada) esse vapor é condensado, dando origem a problemas de humidade.

 

 

Como se manifesta?

A humidade originada por condensação é visível nos cantos das paredes e tetos, manifestando-se sob a forma de manchas pretas ou castanhas de aspeto irregular.

 

Como a evitar ou eliminar?  

  • Instalação de Sensores de humidade – Este tipo de humidade deve ser controlado com equipamento adequado, através da instalação de sensores de humidade em várias zonas da casa. Estes sensores notificam os moradores caso a humidade atinja níveis críticos.    

 

  • Ventilação da casa – Ventilar a casa é essencial para evitar problemas de humidade e a forma mais natural (e económica!) de o fazer é abrindo as janelas frequentemente. Abrir as janelas permite também a entrada da luz solar, que também é importante para prevenção de formação de fungos.

 

  • Instalação de equipamentos de extração – A instalação de equipamentos de extração como o exaustor de cozinha ou ventiladores para as casas de banho, bem como desumidificadores, é muito importante para impedir a formação de humidade.  

 

  • Ar condicionado com sistema de desumidificação – Alguns aparelhos modernos de ar condicionado aliam as funções de climatização de temperatura e de controlo do excesso de humidade num só equipamento. Esta opção poderá ser a mais económica a médio e longo prazo.

 

  • Impermeabilização e isolamento – Um bom sistema de impermeabilização é essencial para evitar que a humidade do exterior entre no interior de sua casa e o isolamento anula pontes térmicas e mantém a temperatura interior estável, evitando a condensação.

 

Humidade por capilaridade

A capilaridade consiste na ascensão da água por pequenos canos, ou capilares, e é o que acontece no chão e base das paredes de muitas casas com uma impermeabilização deficiente entre o pavimento e o solo.

 

Como é originada?

Este tipo de humidade acontece geralmente em casas situadas em terrenos húmidos, junto a rios por exemplo, nos pisos inferiores – garagem ou rés-do-chão. A água repassa do solo e vai subindo pelo pavimento e pelas paredes, podendo atingir até 1,5m nestas.

 

 

 

Como se manifesta?

A humidade por capilaridade provoca manchas e danos que podem ser visíveis no chão e paredes.

 

 

Como a evitar ou eliminar?  

  • A única solução é a impermeabilização – Este tipo de humidade é de difícil solução. A única ação a fazer é contactar profissionais especializados neste tipo de casos. 

 

Na Prudêncio, aplicamos o sistema de resinas patenteado da Koster, que cria uma barreira horizontal à humidade ascendente, travando-a com êxito e de forma definitiva através da vedação dos capilares. Entre em contacto connosco.

 

 

VEJA TAMBÉM: Humidade em casa? Saiba os perigos para a sua saúde 

 

 

Humidade por infiltração

A humidade por infiltração é causada pela penetração direta da água da chuva no interior dos prédios. Este tipo de humidade pode causar graves danos à estrutura do mesmo.

 

Como é originada?

Se a origem for exterior, poderá dever-se a coberturas e terraços mal impermeabilizados ou fissuras na parede, por exemplo, se a origem for interior, muito provavelmente estaremos perante problemas de canalizações.

 

Como se manifesta?

A água que se infiltra no interior provoca o descascamento das paredes, manchas amarelas e bolor.

 

 

Como a evitar ou eliminar?  

 

  • Conserte os danos nas paredes e revestimentos –  Uma equipa especializada neste tipo de soluções poderá reparar as fissuras na parede exterior e interior. Poder-se-á proceder também à impermeabilização interior dos muros enterrados, proteção do betão, entre outras soluções.

 

  • Trate da cobertura de sua casa – Como componente essencial, que protege das diversas condições climáticas, a cobertura, mais do que qualquer outra componente do edifício, precisa de estar em excelentes condições de funcionamento. Coberturas ineficazes são a principal causa de muitos dos problemas graves que afligem os moradores.

 

Na Prudêncio disponibilizamos soluções eficientes e integrais para a reabilitação de todo o tipo de coberturas. Entre em contacto connosco.

 

 

Diga-nos qual é o seu problema, nós encontramos a solução. Somos especializados num leque diversificado de serviços e trabalhamos constantemente na procura de soluções inovadoras.

 

Com mais de 40 anos de experiência no mercado das impermeabilizações e isolamentos, realizámos inúmeras obras por todo o país. A sua obra pode ser a próxima! Peça já um orçamento.

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top