Casas modulares: uma tendência com futuro?

 

Embora a construção modular não seja um fenómeno novo, a verdade é que está a atrair muito interesse e a gerar investimentos

 

Além de normalmente mais baratas do que as casas tradicionais, as casas modulares apresentam opções de estética cada vez mais modernas e sustentáveis!

 

Será que o futuro é modular? Continue a ler o artigo e descubra o potencial desta solução. 

 

 

 

 

Construção inovadora

O conceito das casas modulares pode, para alguns, ainda parecer estranho. Mas podemos adiantar que, nos próximos anos, a construção modular será uma alternativa bastante comum.

 

O processo envolve a construção de estruturas/módulos pré-fabricados em fábricas que depois os transporta e instala em conformidade com os regulamentos e normas no local permanente destinado.

 

Trata- se de um processo de produção de edifícios que consiste em secções pré-fabricadas separadas, também conhecidas por módulos. 

 

Neste sentido, um edifício ou parte de um edifício é construído em condições controladas, podendo ser utilizado o mesmo material e concepção que os edifícios convencionais, com a vantagem de ser realizado em metade do tempo.

 

Considerando todas as vantagens desta solução, não é de admirar que seja popular e que aumente a sua importância no mercado da construção nos próximos anos. 

 

Vamos descobrir quais são?

 

 

Constante evolução

O sector da construção está em constante evolução e a adaptar-se aos desafios impostos por esta alternativa construtiva. São estudados novos materiais, técnicas e tecnologias que melhoram as capacidades de concepção, a precisão e produtividade no fabrico e logística.

 

Não podemos deixar de mencionar uma ferramenta muito relevante associada a este tipo de construção: BIM (Building Information Modelling).

 

Utilizada para projetar minuciosamente uma versão digitalizada em 3D do projeto, esta ferramenta permite ainda uma gestão colaborativa entre os profissionais responsáveis e as várias especialidades da obra,  transmissão em tempo real dos dados com precisão e controle de qualidade para assegurar que todos os aspectos são considerados e que os resultados sejam cumpridos, sem incompatibilidades.

 

 

Sustentabilidade

Além disso, a sustentabilidade é, também, um fator determinante! O tempo de realização, os materiais utilizados e as tecnologias aplicadas permitem acelerar este tipo de construção e melhorar o desempenho energético do edifício final.

 

Os processos de produção conseguem ser bem mais sustentáveis uma vez que reduzem a geração de poluição, existe um menor consumo de energia e gera menos desperdício de material. Os módulos podem, ainda, ser reutilizados para outros edifícios. 

 

O facto destes módulos serem construídos com o apoio de tecnologias inovadoras também permite a produção em massa e o transporte mais rápido e ágil.

 

 


Custos e tempo reduzidos

Comparativamente à construção tradicional, em regra os custos são significativamente reduzidos e o custo global do edifício também permanece relativamente baixo durante toda a sua vida útil. 

 

Adicionalmente, a construção modular também permite prazos de construção mais rápidos e uma maior certeza quanto aos tempos e custos de construção.  

As casas tradicionais podem levar muitos meses para serem construídas enquanto que as casas modulares podem demorar entre 2 a 6 meses com um longo tempo de vida estimado.

 

Isso demonstra uma grande economia de obra uma vez que reduz o tempo de contrato da mão de obra e aumenta a produtividade da empresa responsável. Isto é, consegue construir mais em menos tempo.

 

Mas engane-se se pensa que é assim tão fácil e simples. Este tipo de construção precisa de ser bem projetado e planeado para garantir a qualidade, economia e eficiência da construção.

 

 

Versatilidade

Este tipo de construção está a ganhar reconhecimento à medida que os seus benefícios se tornam cada vez mais valiosos face às necessidades da sociedade. É uma tendência com cada vez mais peso no mercado, em que a versatilidade e a constante mudança marcam o seu percurso.

 

O aumento da procura é evidente mas os seus desafios precisam de ser cuidadosamente pensados e solucionados. 

 

Pode ser utilizada para muitas finalidades tanto a nível comercial como residencial com várias opções de customização e personalização. Além disso, outra vantagem é a possibilidade de ampliação com a adição de mais módulos.

 

 

Segurança e conforto

Para o cliente final, esta solução traz mais conforto uma vez que a maior parte do trabalho é realizada fora do local, acabando por remover grande parte das atividades no local.

 

Para as empresas responsáveis pela construção, o processo inerente estima tarefas mais repetitivas e altamente especializadas para os trabalhadores. Ou seja, torna todo o processo mais fácil de controlar, garantindo mais qualidade e avanços em termos de segurança.

 

 

 

Projeto de impermeabilização

Mais barato, mais rápido de construir, mais seguro e sustentável! 

Esta é uma solução que dá resposta a muitos desafios no setor da construção civil. 

 

À medida que aumenta a procura, a revisão e instalação de sistemas de impermeabilização e isolamento térmico torna-se mais relevante para proteger os edifícios de infiltrações de água nas estruturas e melhorar a eficiência energética.

 

No entanto, criar as condições indispensáveis para a impermeabilização durante a construção pode implicar alterações ao projeto com custos imprevistos.

Para prevenir isso, como em qualquer outro projeto de impermeabilização, recomenda-se que a empresa responsável se envolva desde cedo no processo de concepção.

 

É neste momento que surgem empresas de impermeabilização como a Prudêncio, com soluções que se adaptam às particularidades de qualquer construção e às propriedades dos materiais empregues.

 

Apresentamos soluções especializadas, mais eficazes a longo prazo e à medida de cada situação. Entre em contacto, sem compromisso.

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top