Certificação ISO 9001:2015: Qual a sua importância?
A Prudêncio obteve a Certificação de Sistemas pela SGS, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015. Esta certificação foi um importante reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao nível de soluções de impermeabilização e isolamento. Continue a ler para saber mais.
O que é a Certificação ISO 9001:2015?
A ISO 9001 é um sistema internacional de gestão criado pela ISO (International Organization for Standardization), uma organização sediada em Genebra, cujo propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Por ser um instrumento que pode ser adotado por qualquer empresa, de qualquer porte, a ISO 9001 tornou-se a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
O intuito deste sistema é garantir a otimização de processos, promover uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos e tornar a produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O Sistema de Gestão da Qualidade funciona, assim, como uma ferramenta para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização, melhorando a eficiência da mesma.
A ISO 9001 é, também, uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
Qual é a sua missão?
Esta certificação tem como principal missão acrescentar valor aos associados e contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa, através da criação e divulgação do conhecimento e da promoção de práticas inovadoras nos domínios da Qualidade e da Excelência.
Ao obter este certificado, uma empresa destaca-se da concorrência, pois assegura a conformidade com as normas de um sistema de gestão da qualidade de reconhecimento internacional.
Sobre a International Organization for Standardization
A International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização, em português), conhecida como ISO, é uma entidade que congrega certificações de normalização de 164 países. Portugal entrou na ISO em 1949.
Em 1946, 65 autoridades de 25 países reuniram-se em Londres para discutir formas de facilitar a coordenação e unificação de padrões industriais a nível internacional. No ano seguinte, no dia 23 de fevereiro, a ISO iniciou oficialmente suas atividades com 67 comités técnicos, tendo mudado a sua sede em 1949 para Genebra, na Suíça, onde permanece até hoje.
A ISO aprova normas internacionais para um grande número de áreas de grande interesse económico e técnico.
As classificações da ISO podem ser divididas em três tipos principais:
- Normas Técnicas;
- Classificações;
- Normas de Procedimento – como por exemplo as de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9001.
Quais são os benefícios para as empresas certificadas?
A nível Interno:
Este certificado está associado a importantes benefícios internos, tais como:
- Melhorias internas da organização
- Sensibilização acrescida para a qualidade
- Definição das responsabilidades e competências das pessoas
- Maior motivação dos colaboradores
- Gestão de processos mais eficientes
- Melhoria da produtividade
- Melhoria da qualidade do produto
- Diminuição da taxa de defeitos
- Diminuição das reclamações
A nível Externo:
Já a nível externo, a certificação ISO 9001 tem um importante impacto a nível do marketing, proporcionando benefícios como:
- Melhoria da imagem corporativa
- Acesso a novos mercados
- Aumento da quota de mercado
- Melhoria da comunicação e do relacionamento com o cliente
- Aumento da satisfação do cliente
- Melhoria da posição competitiva
De uma forma resumida podemos afirmar que a ISO 9001 é um sistema de gestão de qualidade, desenvolvido com o intuito de promover a melhoria do desempenho das empresas.
Quais foram as melhorias do ISO 9001:2015?
Em relação às certificações anteriores, a certificação ISO 9001:2015 apresentou várias melhorias relacionadas com:
- Integração com a gestão do negócio
- Maior ênfase na abordagem por processos e menos na documentação
- Consideração do contexto da organização
- Pensamento baseado no risco
- Gestão do conhecimento e da inovação
- Aplicabilidade crescente a todos os tipos de organizações
- Facilidade de integração dos vários sistemas de gestão
Estas alterações tiveram como objetivo gerar mais valor para a organização e para os seus clientes.
Sobre a SGS
A SGS é líder global em certificação e trabalha com clientes de praticamente todos os setores. Por apresentar um histórico de sucesso na execução de projetos internacionais de grande dimensão e especialistas altamente qualificados, foi a empresa escolhida pela Prudêncio para este processo de certificação.
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Fontes:
- Apresentação Semana da Qualidade da Universidade do Minho – Luis Fonseca, PhD, Professor ISEP-IPP, Presidente DRN APQ
- https://www.sgs.pt/