Certificação ISO 9001:2015: Qual a sua importância?

A Prudêncio obteve a Certificação de Sistemas pela SGS, de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015. Esta certificação foi um importante reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver ao nível de soluções de impermeabilização e isolamento. Continue a ler para saber mais. 

 

O que é a Certificação ISO 9001:2015?

A ISO 9001 é um sistema internacional de gestão criado pela ISO (International Organization for Standardization), uma organização sediada em Genebra, cujo propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

 

Por ser um instrumento que pode ser adotado por qualquer empresa, de qualquer porte, a ISO 9001 tornou-se a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

 

O intuito deste sistema é garantir a otimização de processos, promover uma maior agilidade no desenvolvimento de produtos e tornar a produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

 

O Sistema de Gestão da Qualidade funciona, assim, como uma ferramenta para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização, melhorando a eficiência da mesma. 

 

A ISO 9001 é, também, uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

 

Qual é a sua missão?

Esta certificação tem como principal missão acrescentar valor aos associados e contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa, através da criação e divulgação do conhecimento e da promoção de práticas inovadoras nos domínios da Qualidade e da Excelência.  

 

Ao obter este certificado, uma empresa destaca-se da concorrência, pois assegura a conformidade com as normas de um sistema de gestão da qualidade de reconhecimento internacional. 

 

Sobre a International Organization for Standardization

A International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização, em português), conhecida como ISO, é uma entidade que congrega certificações de normalização de 164 países. Portugal entrou na ISO em 1949.

 

Em 1946, 65 autoridades de 25 países reuniram-se em Londres para discutir formas de facilitar a coordenação e unificação de padrões industriais a nível internacional. No ano seguinte, no dia 23 de fevereiro, a ISO iniciou oficialmente suas atividades com 67 comités técnicos, tendo mudado a sua sede em 1949 para Genebra, na Suíça, onde permanece até hoje. 

 

A ISO aprova normas internacionais para um grande número de áreas de grande interesse económico e técnico. 

 

As classificações da ISO podem ser divididas em três tipos principais: 

  • Normas Técnicas;
  • Classificações;
  • Normas de Procedimento – como por exemplo as de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9001.

 

 

Quais são os benefícios para as empresas certificadas?

 

A nível Interno:

Este certificado está associado a importantes benefícios internos, tais como: 

 

  • Melhorias internas da organização 
  • Sensibilização acrescida para a qualidade 
  • Definição das responsabilidades e competências das pessoas 
  • Maior motivação dos colaboradores 
  • Gestão de processos mais eficientes
  • Melhoria da produtividade 
  • Melhoria da qualidade do produto
  • Diminuição da taxa de defeitos 
  • Diminuição das reclamações

 

A nível Externo:

Já a nível externo, a certificação ISO 9001 tem um importante impacto a nível do marketing, proporcionando benefícios como:

 

  • Melhoria da imagem corporativa 
  • Acesso a novos mercados 
  • Aumento da quota de mercado 
  • Melhoria da comunicação e do relacionamento com o cliente 
  • Aumento da satisfação do cliente 
  • Melhoria da posição competitiva

 

De uma forma resumida podemos afirmar que a ISO 9001 é um sistema de gestão de qualidade, desenvolvido com o intuito de promover a melhoria do desempenho das empresas.  

 

 

Quais foram as melhorias do ISO 9001:2015?

Em relação às certificações anteriores, a certificação ISO 9001:2015 apresentou várias melhorias relacionadas com:

 

  • Integração com a gestão do negócio
  • Maior ênfase na abordagem por processos e menos na documentação 
  • Consideração do contexto da organização 
  • Pensamento baseado no risco 
  • Gestão do conhecimento e da inovação
  • Aplicabilidade crescente a todos os tipos de organizações
  • Facilidade de integração dos vários sistemas de gestão 

 

Estas alterações tiveram como objetivo gerar mais valor para a organização e para os seus clientes. 

 

Sobre a SGS

A SGS é líder global em certificação e trabalha com clientes de praticamente todos os setores. Por apresentar um histórico de sucesso na execução de projetos internacionais de grande dimensão e especialistas altamente qualificados, foi a empresa escolhida pela Prudêncio para este processo de certificação. 

 

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Fontes: 

  • Apresentação Semana da Qualidade da Universidade do Minho – Luis Fonseca, PhD, Professor ISEP-IPP, Presidente DRN APQ
  • https://www.sgs.pt/ 
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