Coberturas verdes: mais do que uma tendência

 

Já ouviu falar de coberturas verdes mas nunca dedicou muito tempo a explorar o assunto? Esta é uma das soluções que mais aconselhamos aos nossos clientes quando procuram fazer uma renovação e dar um novo valor ao papel dos edifícios no planeamento urbano, quando as estruturas estão preparadas para receber a sobrecarga gerada por este sistema.

 

Têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos considerando os inúmeros benefícios económicos, sociais e ecológicos. 

 

Continue a ler o artigo e descubra as principais vantagens deste sistema integrado.

 

 

 

O que é uma cobertura verde?

Não é novidade que a situação pandémica em que vivemos veio alterar muitos comportamentos e acelerar algumas mudanças que já estavam em voga no sector da construção. Uma delas foi precisamente o investimento nas coberturas verdes nos edifícios já existentes.

 

As coberturas verdes ou telhados verdes são compostas por uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização que é instalado no topo de um telhado plano ou ligeiramente inclinado.

 

Muito além do impacto visual, esta solução permite a redução das temperaturas no telhado, ajudando a arrefecer o edifício e o ambiente urbano circundante. Adicionalmente ajuda a filtrar o ar, recolhe e filtra as águas pluviais e contribui para a biodiversidade.

 

O bem-estar e a qualidade de vida são também dois fatores muito importantes que motivam os proprietários de edifícios a intervirem no meio edificado através desta solução.

Como resposta, a Prudêncio propõe uma solução integral, desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde.

 

 

 

 

Principais vantagens

Sim é possível desfrutar do prazer do contacto com a natureza numa habitação inserida num meio urbano e agitado. 

 

As coberturas verdes apresentam inúmeras vantagens e benefícios que, facilmente, colocam de lado qualquer tipo de dúvida e hesitação que tenha. Vamos a isso?

 

Conheça as principais vantagens desta solução: 

 

  • Melhora o isolamento térmico e poupança energética:As coberturas verdes são uma das formas mais eficazes para reduzir a temperatura do ar ambiente nas zonas urbanas, aumentando o isolamento e a eficácia energética do edifício. No verão os edifícios urbanos estão sujeitos a temperaturas mais elevadas do que nas zonas rurais uma vez que, à semelhança das estradas absorvem uma boa quantidade desta temperatura. Mas com a instalação dos telhados verdes este cenário é facilmente reversível face às coberturas tradicionais, ajudando a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades. Por outro lado, no Inverno ajuda a minimizar as perdas de calor através do isolamento.
    Esta solução permite não só a redução dos fluxos energéticos entre o exterior como proporciona maior conforto e uma redução notável dos custos energéticos.

 

  • Melhora o isolamento acústico:
    Esta solução consegue absorver até 30% da poluição sonora ambiental.
    A camada vegetal e a própria conceção do sistema absorvem e isolam eficazmente os níveis de ruído ambiente e de impacto, produzidos pelo granizo, chuva, deslocações de pessoas ou mobiliário.

 

  • Aumenta a esperança de vida:
    As coberturas estão continuamente sob ataque de elementos naturais ao longo dos anos tais como o vento, as chuvas fortes mas também a luz ultravioleta e as variações de temperaturas. Como tal, esta alternativa ajuda a proteger as membranas de impermeabilização e outros materiais dos raios UV e IV, do ozono bem como das perfurações e danos físicos. Além disso, protegem o edifício das variações extremas de temperatura, alargando a sua vida útil e limitando a eventual necessidade de manutenções onerosas durante décadas.

 

  • Melhora o urbanismo e espaço vital:
    As coberturas verdes acrescentam valor estético mas também proporcionam um habitat para as espécies vegetais e animais. A criação destes espaços favorece o regresso da natureza à cidade, convidando pássaros, borboletas e outra fauna a criarem um novo habitat na cobertura. Por outro lado, oferecem aos habitantes uma extensão do espaço para atividades de cultivo, lazer ou relaxantes, promovendo a saúde física, mental e a produtividade humana.

 

  • Melhora a qualidade do ar e o clima urbano:
    Frequentemente sob pressão pela sua falta de vegetação, as áreas urbanas estão sujeitas a uma maior acumulação de dióxido de carbono e outros poluentes nocivos. As coberturas verdes ajudam a filtrar e a absorver os poluentes e emitem oxigênio, melhorando a qualidade do ar. Também tornam possível a libertação gradual de humidade que contribui para a melhoria do ar e para para o equilíbrio da temperatura ambiente.

 

  • Maior poupança de água e menor carga nas redes urbanas de drenagem:
    As coberturas vegetais também têm uma grande influência na redução dos custos e poupança de água devido à baixa ou nenhuma necessidade de cisternas de captura de chuvas e à absorção de grandes quantidades de água da chuva retardando o seu escoamento. Esta capacidade de retenção ajuda a reduzir o caudal e a pressão sobre as condutas e o consequente risco de inundações ou transbordo das redes.. Promove, também, a poupança de água ao diminuir os ciclos de rega e ajuda a prevenir os acidentes causados por chuvas fortes.

 

 

Soluções que asseguram conforto, sustentabilidade e funcionalidade

Procura aconselhamento profissional para o seu projeto mas não sabe por onde começar?

 

Empenhados e muito atentos ao detalhe, na Prudêncio irá encontrar soluções eficientes e integrais para a reabilitação de todo o tipo de coberturas. 

 Entre em contacto connosco.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top