Como garantir que o seu reservatório não tem fugas de água?

Sabe em que estado se encontra o seu reservatório? Para além do desperdício de água, um reservatório danificado pode representar vários perigos para a sua saúde. Continue a ler para saber como pode garantir que o seu reservatório não está numa situação de risco. 

 

A importância da Impermeabilização

A impermeabilização dos reservatórios de água é a forma mais eficaz de garantir a potabilidade da água para consumo, pois mantém a água dentro do tanque, protegendo-a de contaminações como fungos ou bactérias. 

 

Um cuidado fundamental a ter neste processo é garantir que não existe contaminação do próprio impermeabilizante que se pensa aplicar. 

 

É necessário garantir que o sistema de impermeabilização não altera a potabilidade da água e a forma de o fazer é através da realização de testes. 

 

Para além da potabilidade, que é uma questão essencial de saúde pública, é importante considerar o custo do desperdício de água. 

 

Roturas, infiltrações e consumos não cobrados da água nas redes municipais levam a perdas comerciais na ordem dos 30%, na média do país, mas há casos em que o valor chega aos 70% de água perdida.

 

 

 

Quais são as patologias mais comuns?

As patologias que são encontradas mais frequentemente nos reservatórios são: 

 

  • Deterioração dos materiais aplicados
  • Delaminação do betão por corrosão das armaduras
  • Fissuração ou fendilhação do betão
  • Degradação dos revestimentos interiores e exteriores – impermeabilizantes, argamassas e pinturas
  • Degradação dos elementos metálicos no interior e exterior dos reservatórios
  • Impermeabilização da laje de cobertura e do interior dos reservatórios com materiais sem garantia de qualidade e não certificados.

Esteja especialmente atento(a) às patologias mais visíveis como fissuras e deterioração do betão e degradação das pinturas.

 

Reservatório antes da intervenção da Prudêncio

Como escolher um sistema de impermeabilização?

O bom desempenho de um reservatório depende em grande medida do sistema de impermeabilização aplicado. 

 

Há vários tipos de sistemas de impermeabilização, por isso, na suspeita de fugas de água, é necessário contactar uma equipa de profissionais para diagnóstico e aplicação da solução adequada. 

 

Antes da aplicação da solução de impermeabilização, é muito importante preparar a superfícies. Isto significa tratar as falhas e fissuras do suporte.

 

Na Prudêncio, reabilitamos o seu reservatório através da aplicação de membranas Koster TPO Aqua. Estas membranas de impermeabilização para estruturas de água potável e não potável cumprem os mais rigorosos requisitos higiénicos para ambientes de água potável, de acordo com as normas alemãs DVGW W 270 e as diretrizes KTW. 

 

Obra da Prudêncio – Durante os trabalhos de reabilitação de um reservatório com aplicação de membranas Koster TPO Aqua

 

Esta solução apresenta inúmeras vantagens, que a tornam, pela nossa experiência, a solução mais adequada no mercado: 

 

  • Produto 100% ecológico, seguro para a saúde humana, água, solo, animais e plantas.
  • Compatível com todos os tipos de substratos como betão, metal, madeira, plástico, etc.
  • Necessita de poucos cuidados na preparação do substrato e impede a degradação das armaduras.
  • A sua aplicação não produz resíduo, cheiro, fumo ou perigo de ignição.
  • As membranas aplicadas não necessitam de limpeza especial nem desinfeção após a aplicação.
  • Membrana altamente resistente a rasgos com elevada flexibilidade.
  • Membrana com 15 anos de garantia e com tempo útil de vida superior a 40 anos.
  • Um sistema que funciona como um “saco” independente do suporte, não ficando sujeito às mesmas tensões, como dilatações ou fissuras, que os sistemas totalmente aderidos sofrem.

Destaca-se também a rapidez de aplicação e início de utilização que esta solução proporciona. Um tanque com 150m2 pode ser impermeabilizado e enchido, de forma a ficar operacional, em 24 a 48 horas, cenário impossível de concretizar com qualquer outro revestimento. 

 

A sua durabilidade faz desta solução uma opção segura para estruturas de água potável. 

 

Obra da Prudêncio – Antes e Depois dos trabalhos de reabilitação de um reservatório com aplicação de membranas Koster TPO Aqua

 

Cuidados de manutenção

Ao executar trabalhos de limpeza e manutenção do reservatório, cabe aos condomínios garantir que estes trabalhos cumprem os requisitos de segurança.

 

A utilização de produtos químicos para desinfeção e a abrasão provocada pela esfrega das paredes do reservatório podem levar à deterioração mais rápida de alguns sistemas de impermeabilização e, consequentemente, a infiltrações. 

 

A manutenção das nossas membranas TPO Aqua é muito simples e passa por realizar limpezas com água corrente, depois de esvaziado o reservatório, com recurso a esponjas ou escovas macias. No caso de existirem detritos mais acumulados, pode ser usado um detergente doméstico para ajudar a removê-los.

 

 

Confie-nos a reabilitação do seu reservatório

Sabia que a conservação e manutenção da rede predial é da responsabilidade dos respetivos proprietários ou condomínios?

 

Consulte-nos para informações mais detalhadas e fique a par das nossas condições especiais para condomínios. Entre em contacto connosco! 

 

Obra da Prudêncio – Reservatório impermeabilizado com TPO Aqua
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top