Como garantir um bom Isolamento Acústico – 6 passos

Um mau isolamento acústico pode transformar uma casa de sonho num autêntico pesadelo! Muitas vezes um apartamento que parece fantástico à primeira vista, esconde um mau trabalho de isolamento acústico. 

 

No caso de uma casa de espetáculos, os problemas de isolamento acústico podem ter consequências ainda mais graves do que no caso das habitações, pois não é só a qualidade de vida que está em causa, mas a própria sustentabilidade do espaço.

 

Em seguida, explicamos os 6 passos essenciais para garantir que a sua obra tem um bom isolamento.

 

 

 

Passo 1 – Análise da obra 

O primeiro passo para um bom isolamento acústico é a análise do ambiente da obra – pode tratar-se de uma obra já construída ou por construir. Nesta primeira fase, uma equipa especializada irá proceder às medições no local.

 

É também nesta etapa que se pode fazer o chamado “mapa acústico”. Este mapa acústico é um documento que informa os níveis de ruído da região, no qual estão identificadas as fontes sonoras e respetivas potências sonoras. 

 

Nesta análise inicial, é muito importante que estejam incluídas as informações relativas ao isolamento acústico mínimo definidas por lei.

 

Passo 2 – Definição do produto

Na fase de definição do produto são definidas as áreas que vão receber soluções acústicas. 

 

É necessário desenvolver um projeto arquitetónico, que inclua os equipamentos de som e o uso pretendido para cada ambiente. Com essas informações, o engenheiro acústico pode realizar os cálculos de isolamento acústico. 

 

Nesta fase, pode (e deve) solicitar ao engenheiro acústico soluções inovadoras e sustentáveis. 

 

Passo 3 –  Identificação dos problemas e procura de soluções

O terceiro passo será comparar todas as plantas complementares, principalmente de hidráulica e ar condicionado, com as plantas acústicas. Os problemas identificados são tratados imediatamente e, por vezes, é necessário uma equipa de profissionais de diversas especialidades para encontrar as melhores soluções. 

 

Passo 4 –  Projeto executivo

Nesta fase, são detalhadas as especificidades de todas as soluções acústicas – especificações dos materiais e desenho técnico dos equipamentos. Com o desenvolvimento do projeto executivo, o cliente terá condições de elaborar orçamentos com os fornecedores de materiais. É nesta etapa que as janelas anti-ruído, ou as chamadas janelas acústicas, vão ser especificadas. 

 

Passo 5 –  Entrega do projeto

No quinto passo, o projeto é apresentado ao cliente final e são tiradas dúvidas para dar andamento à fase de obras. Por vezes, alguns fornecedores de materiais solicitam o projeto para que possam, por sua vez, projetar os sistemas auxiliares de suporte de equipamentos, ou painéis de revestimento. 

 

Passo 6 –  Obra e acompanhamento pós-obra

A última etapa é decisiva para garantir a qualidade dos serviços. A obra só é bem sucedida se seguir aquilo que foi definido na fase de projeto. Portanto, as medições dos níveis de ruído dentro das salas, de uma sala para outra, e de uma sala para fora são essenciais. 

 

Apenas profissionais especializados e com os equipamentos adequados podem fazer os ensaios e as medições necessárias.  

  

Consulte uma equipa especializada 

Na Prudêncio, somos consultores especializados em acústica. Apresentamos soluções de acústica só para grandes obras, desde construção habitacional a estabelecimentos com elevadas exigências acústicas, como recintos desportivos, auditórios, hotéis, hospitais e edifícios industriais. 

 

Prestamos assessoria na elaboração de projetos, fornecemos os isolamentos acústicos e acompanhamos as fases do processo, dando apoio técnico na aplicação. Entre em contacto connosco!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top