Como identificar problemas de infiltração na sua casa

Os problemas relacionados com infiltrações de água podem ser perigosos para si e para a sua casa. Negligenciá-los pode levar a consequências graves do ponto de vista monetário, mas também do ponto de vista da sua saúde e bem-estar, devido ao aparecimento de fungos e ambientes nocivos. Por estas razões, é fundamental ser capaz de os identificar e resolver numa fase inicial, de forma a evitar a maioria dos danos. Aproveite este tempo em casa para aprender a identificar estes problemas e faça um check-up completo à sua casa. 

 

Quais são as origens das infiltrações?

A maioria dos problemas de infiltração estão relacionados com fatores como:

 

  • Falhas na fase de projeto;
  • Problemas durante a execução das obras;
  • Uso de materiais e técnicas de aplicação não adequados;
  • Falta de manutenção.

 

 

Como pode identificar estes problemas?

A nossa casa fala connosco, só precisamos de a saber ouvir. São vários os sinais que mostram que a nossa casa precisa de reparos e aos quais devemos prestar atenção. Como as infiltrações podem afetar qualquer parte da casa, não devemos ignorar nenhuma divisão. 

 

Os sinais mais óbvios de problemas relacionados com infiltrações aparecem sob a forma de fissuras, manchas e danos diversos nos materiais, comprometendo a nossa casa do ponto de vista estético mas também da segurança. Podemos estar a falar de mofo e bolor nas paredes, ou mesmo da deterioração da estrutura e dos revestimentos.

 

 

Mas se queremos ser rápidos na identificação de problemas, precisamos de considerar mais alguns indícios, tais como: 

 

  • danos na pintura;
  • odores diferentes do normal;
  • deterioração de revestimentos;
  • descolamento de pisos;
  • problemas na parte elétrica:
  • manchas perto dos rodapés (podem indicar, entre outras possibilidades, que a humidade do solo está a subir para casa).

 

 

Apesar destes problemas poderem aparecer em qualquer divisão da casa, há divisões que pela sua tipologia são mais suscetíveis que outras. Alguns espaços interiores, como as casas de banho, podem ter maior frequência de aparecimento de manchas, sobretudo durante os meses de Inverno, devido ao vapor de água. 

 

É preciso ter em atenção também que nem sempre as infiltrações têm origem na nossa casa. Se vivemos num apartamento, há situações em que a origem se prende com problemas das casas dos vizinhos. Se estiver numa situação destas, procure profissionais da área que possam confirmar o diagnóstico e em seguida contacte o seu vizinho ou a administração do condomínio. 

 

Como pode resolvê-los ou evitá-los?

Se conseguir detetar qual a origem do seu problema de infiltração, deve procurar resolvê-lo o mais depressa possível, para minimizar as consequências do mesmo. A resolução ou prevenção destes problemas passam, incontornavelmente, pela seleção e aplicação de soluções de impermeabilização. 

 

  • Medidas preventivas 

Como foi mencionado anteriormente, o ideal é apostar em medidas preventivas, contemplando um plano de impermeabilização e de manutenção a médio e longo prazo. Ou seja, na fase de projeto, é necessário tomar as precauções necessárias e responder de forma correta aos pontos singulares e aos requisitos de segurança para que estes problemas tenham uma probabilidade reduzida de algum dia virem a acontecer.

 

  • Medidas reativas

No caso da obra já estar concluída com falhas, é necessário contactar profissionais competentes que sigam os procedimentos adequados e utilizem materiais com eficácia comprovada. Estes profissionais, como é o caso da Prudêncio, terão a capacidade de identificar a origem do problema e de encontrar e aplicar a solução mais adequada para esse problema específico. 

 

Algumas ocorrências, como certas manchas e a presença de bolor, podem não ter origem em infiltrações mas sim no excesso de produção de vapor (como no caso das casas de banho e cozinhas) ou problemas de condensações.

 

Nestes casos a solução passa pela ventilação correta da casa, em particular destas divisões, e pela aplicação de um eficiente isolamento térmico, que preveja também a eliminação de possíveis pontes térmicas.

 

Entre em contacto connosco

Confie-nos a identificação da origem do seu problema de infiltração. Apresentamos soluções especializadas, mais económicas e mais eficazes a longo prazo, à medida de cada situação.

 

Descubra as nossas condições especiais para condomínios. 

 

 

VEJA TAMBÉM: Membranas de Impermeabilização TPO da KOSTER

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top