Como inovar no setor da Construção e prosperar no panorama competitivo da atualidade

 

 

A construção é, muitas vezes, vista como um setor cuja inovação pode tardar a fazer-se sentir. No entanto, e com a abordagem correta, é possível introduzir novas ideias e tecnologias nesta área.

 

Entre as várias soluções possíveis para se conseguir inovar neste setor estão a implementação de novas metodologias e ferramentas tecnológicas que impulsionaram (e continuam a impulsionar) a evolução na construção.

 

Neste artigo, iremos explorar melhor a importância de inovar e como o podemos fazer para que a indústria da construção se continue a desenvolver da melhor forma possível.

 

Continue a ler para saber mais sobre este assunto.

 

 

Como inovar no setor da Construção

 

A importância da inovação na Construção

Não há dúvidas de que, com o passar dos anos, o desenvolvimento tecnológico permitiu um grande avanço na evolução da construção. Assim sendo, os processos de inovação asseguram a sobrevivência e a renovação das empresas relacionadas com este setor. Aliás, a integração da tecnologia e da inovação revoluciona a forma de trabalhar e favorece resultados.

 

E é através da inovação na construção que se conseguem automatizar operações, que permitem, por sua vez, que os trabalhadores otimizem o seu tempo de trabalho e tomem decisões estratégicas para uma melhor gestão das várias etapas de produção.

 

Quais as vantagens de inovar?

Inovar significa, nada mais nada menos, do que explorar novas ideias, de forma diferente e bem sucedida, nomeadamente colocando-se em prática iniciativas que vão gerar resultados positivos.

 

A inovação, que causa um grande impacto nas empresas de todos os segmentos, é já considerada um diferencial positivo. Isto, porque as empresas que se conseguem manter à frente da concorrência são as que asseguram a melhoria contínua dos seus processos.

 

No setor da construção, a inovação também deve ser aplicada, até porque traz uma série de benefícios, quer para a empresa, quer para os trabalhadores. Eis alguns dos mais importantes:

 

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Aumento da receita;
  • Incremento da qualidade dos materiais;
  • Inclusão em novos mercados.

É facilmente percetível que, quando se abraça a inovação, a indústria avança e melhora a qualidade de vida e de trabalho de todos os envolvidos.

 

Quando se abraça a inovação, a indústria avança e melhora a qualidade de vida e de trabalho

 

 

Como inovar: passos a seguir

Não é segredo nenhum que a indústria da construção está um pouco atrasada no que diz respeito à inovação. Mas tal não significa que seja impossível recuperar esse atraso. Aliás, existem algumas ações que se podem tomar para que se possa começar a inovar já hoje:

 

1. Usar a tecnologia em benefício da empresa

É impossível negar: a tecnologia transformou todas as indústrias e a construção não é exceção. Desta forma, aproveitando o poder e as vantagens da tecnologia, é possível incrementar a eficiência e a qualidade dos projetos desta indústria.

 

2. Pensar “fora da caixa”

No que diz respeito à construção, é importante pensar “fora da caixa”, até porque é esta premissa que dita o sucesso ou o fracasso de um projeto. Por isso, é fundamental não ter medo de experimentar novas técnicas e métodos.

 

3. Estar recetivo à mudança

Ainda que mudar possa ser difícil, é necessária recetividade para haver progresso. Quando não estamos recetíveis à mudança, acabamos por ficar atrás na “competição”.

 

4. Ter motivação para melhorar constantemente

A inovação requer, acima de tudo, um esforço constante de melhoria. Quer se trate de encontrar novas formas de utilizar a tecnologia existente, quer se trate de apresentar novas ideias, temos de prestar atenção às novas formas de tornar os nossos projetos de construção melhores e mais apelativos.

 

5. Estimular a criatividade

Uma das melhores formas de promover a inovação é através da criatividade. Por isso, não tenha medo de a encorajar.

 

Com estas simples dicas, é possível que consiga começar a colmatar a lacuna referente à falta de inovação na indústria da construção, tornando os seus projetos cada vez mais eficientes, eficazes e, sobretudo, rentáveis.

 

 

É através da inovação que as empresas conseguem aproveitar da melhor forma as tecnologias

 

A importância da inovação para a sustentabilidade

Estudos realizados demonstram que o setor da construção é um dos que mais consome recursos e energia. Tal significa que a inovação é fulcral nesta indústria para que se recorram a métodos mais sustentáveis.

 

É através da inovação que as empresas conseguem aproveitar da melhor forma as tecnologias e explorar, de modo mais eficiente, os materiais e os recursos naturais. Assim, consegue-se reduzir o consumo de energia e diminuir os impactos no meio ambiente. E isto passa também por uma reavaliação do ciclo de vida dos materiais e dos seus efeitos em toda a cadeia.

 

Apesar de ações simples do quotidiano – como o aproveitamento da iluminação natural ou o uso dos ventos para garantir conforto térmico – terem vindo a ganhar mais popularidade, ainda há espaço para inovar.

 

Através dos recursos tecnológicos, é cada vez mais fácil desenvolver novos serviços e produtos que permitam economizar os recursos naturais e, consequentemente, otimizar processos e potencializar a preservação ambiental.

 

 

Confie na Prudêncio para desenvolver o seu projeto

À medida que o setor da construção cresce, é importante que as empresas encontrem formas novas e inovadoras de fazerem face à concorrência. 

 

Ao procurarem inspiração noutras indústrias e ao incluírem técnicas criativas de resolução de problemas, as empresas de construção podem ser bem sucedidas.

 

Se estiver à procura de ajuda para reabilitar a cobertura do seu edifício ou quiser dar início a um projeto de impermeabilização, não hesite em contactar-nos.

 

Teremos todo o prazer em partilhar consigo os nossos conhecimentos e em ajudar o seu negócio a prosperar no panorama competitivo dos dias de hoje. Entre em contacto connosco!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top