Descubra os edifícios mais altos do mundo

Ao longo dos tempos as cidades foram crescendo. O setor da construção teve de se ir adaptando ao ritmo de crescimento de cada cidade, procurando soluções de organização do espaço público.

 

Se há algumas décadas atrás as cidades cresciam na horizontal, hoje em dia podemos dizer que crescem na vertical. Os edifícios estão cada vez mais altos e existe uma competição entre países para bater os recordes já estabelecidos. Ostentar um dos edifícios mais altos do mundo é mais do que uma manifestação do poder de um país ou da sua capacidade de construção e inovação, é um importante foco de atratividade mediática e turística.

 

Continue a ler para descobrir quais são, atualmente, os edifícios mais altos do mundo:

 

 

1. Burj Khalifa – 828m

O Burj Khalifa, localizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é o arranha-céu que retém o título de maior estrutura já construída pelo ser humano!

 

No momento em que foi construído em 2010, este edifício bateu todos os recordes no que diz respeito à altura. Com 828 metros de altura, 163 andares e um design único, é considerado uma obra-prima da arquitetura e da construção.

 

 

 

 

2. Torre de Xangai/ Shanghai Tower – 632m

A Torre de Xangai, localizada na cidade chinesa que lhe dá o nome, é um edifício impressionante com 128 andares e 632m de altura. A sua construção foi concluída em 2015.

Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. O poderio desta cidade está representado neste, que é um dos maiores edifícios do mundo.

 

 

3. Torre do Relógio Makkah Royal/ Makkah Royal Clock Tower – 601m

Esta imponente construção, que lembra a torre de Sauron do filme Senhor dos Anéis, é a maior torre de relógio do mundo! Localizada em Meca, a cidade mais sagrada do Islão, a torre é vizinha da maior mesquita do mundo – com capacidade de albergar até 2 milhões de fiéis de uma só vez na peregrinação anual para Meca.

 

A Torre do Relógio Makkah Royal foi concluída no ano de 2012 e tem uns impressionantes 120 andares.

 

 

4. Centro Financeiro Ping An / Ping An Finance Centre – 599,1m

Existe uma competição constante entre a cidades chinesas para ver quem consegue construir o edifício mais alto. O Centro Financeiro Ping An, concluído em 2017, é um dos edifícios mais altos do mundo e está localizado na cidade de Shenzhen. Assemelha-se, na sua arquitetura, a um cristal gigante e tem uma estrutura reforçada por 8 colunas exteriores, para distribuir melhor o peso da estrutura. Este majestoso edifício foi construído com aço inoxidável, que é mais resistente ao clima dessa cidade costeira, e tem 115 andares.

 

 

5. Lotte World Tower – 554,5m

Com um design original e irreverente – que dá a ilusão de ter sido rachado a meio – este edifício é a maior torre da Coreia do Sul. Localizada no centro de Seoul,  a Lotte World Tower foi pensada para ser um centro de atividade na capital coreana, com espaço para escritórios, hotéis, centros de congressos e espaços de lazer. Com 123 andares, foi concluída em 2017.

 

 

 

6. One World Trade Center – 541,3m

Os arranha-céus são uma das marcas da cidade de Nova Iorque. Depois da destruição das torres gémeas do World Trade Center no trágico 11 de setembro, os americanos decidiram, em forma de homenagem, construir um edifício ainda maior. Combinando formas triangulares, o One World Trade Center tem uma estrutura fora do comum, que reflete a luz de muitos ângulos diferentes. Foi concluído em 2014 e tem 94 andares.

 

 

 

7. Guangzhou CTF Finance Centre – 530m

Com seus 4 patamares, o Guangzhou CTF Finance Centre parece um cenário de um filme de ficção científica. O edifício é altamente eficiente no uso de energia e está conectado com o sistema de transportes da cidade. Este edifício tem algumas particularidades interessantes, como o facto de algumas partes da torre terem sido construídas usando terracota, um material empregado em construções chinesas desde a antiguidade. Este original edifício da cidade de Guangzhou tem 111 andares e foi concluído no ano de 2016.

 

8. Taipei 101 – 508m

Este edifício, que já ostentou o título de edifício mais alto do mundo, foi concluído em 2004. A estrutura em blocos do Taipei 101 foi inspirada na arquitetura dos pagodes, templos típicos do sul da Ásia. Uma curiosidade deste edifício é o seu enorme pêndulo, que fica no interior do prédio e ajuda a manter o equilíbrio da estrutura quando há ventos fortes ou tufões. Localizado em Taiwan, na cidade de Taipei, é uma construção impressionante de 101 andares.

 

 

9. Shanghai World Financial Center – 492m

O Shanghai World Financial Center é um edifício com uma arquitetura original, que levou muito tempo a ser construído. O seu design original foi modificado para ser ainda mais alto do que planeado inicialmente, o que provocou grandes atrasos no processo de construção. O objetivo foi construir uma torre resistente e sem desperdício, usando materiais de construção mais leves e eficientes. O grande buraco no topo do edifício ajuda a minimizar o impacto dos ventos fortes das alturas. Esta maravilha da construção chinesa foi concluída em 2008 e tem 101 andares.

 

 

10. International Commerce Centre – 484m

O nome não engana – o International Commerce Centre é uma construção dedicada principalmente à atividade financeira. Hong Kong é um dos grandes centros financeiros do mundo e esta torre domina a paisagem da cidade, estabelecendo-se como um símbolo deste poder. A gerência do edifício faz muitos esforços para reduzir o impacte ambiental do prédio, com uma política de reciclagem e de poupança de energia. A preocupação ambiental é cada vez mais uma constante no setor da construção, com os países mais desenvolvidos a darem o exemplo. O International Commerce Centre tem 108 andares e foi concluído em 2010.

 

 

11. Vincom Landmark 81 – 461,2m

Em 2018 o Vietname entrou para a lista dos maiores prédios do mundo com o Vincom Landmark 81. Com um design moderno e fora do comum, em blocos que juntos formam uma pirâmide irregular, o edifício representa o crescimento e desenvolvimento da capital do Vietname. Muitos dos blocos da pirâmide têm jardins no telhado. As coberturas ajardinadas, pelas suas inúmeras vantagens, são uma opção cada vez mais comum em edifícios modernos.

 

Este impressionante edifício está localizado na cidade de Ho Chi Min e tem 81 andares.

 

12. Changsha IFS Tower T1 – 452,1m

Este é um prédio novinho em folha (concluído em 2018), localizado na cidade de Changsha, na China. O projeto envolveu a construção de dois arranha-céus, sendo o T1 o mais alto dos dois. Os níveis mais baixos do prédio estão destinados ao comércio, os níveis intermédios a escritórios e centros financeiros e os superiores a hotéis de luxo. Tem uns impressionantes 94 andares.

 

 

13/14. Petronas Twin Towers – 451,9m

O 13º/14º lugar desta lista é partilhado pelas torres gémeas Petronas, localizadas em Kuala Lumpur, a capital da Malásia. As duas torres foram construídas em simultâneo por duas empresas de construção diferentes. A empresa que terminou primeiro construiu a famosa ponte que une as torres. Os prédios refletem a influência islâmica na Malásia e o crescimento económico do país. Concluídas em 1998, têm 88 andares.

 

 

15. Zifeng Tower – 450m

Com um design original, que lembra os brinquedos lego, este edifício está localizado na cidade de Nanjing, na China. Com 66 andares e mais de 400 metros de altura, a Zifeng Tower é um grande feito de engenharia. Como foi construído numa zona de forte atividade sísmica, a torre foi projetada para ser super estável e resistente, conseguindo, contudo, manter o seu design único. Este edifício tem 66 andares e foi concluído em 2010.

 

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top