Guia para uma correta manutenção dos reservatórios de água

A correta manutenção dos reservatórios de água exige grandes responsabilidades e uma atenção constante. Não há razão nem tempo para descuidos quando se trata de garantir a proteção da qualidade da água e a sua preservação, evitando desperdícios e danos na estrutura.

 

 

 

Importância da manutenção dos reservatórios de água

Os problemas relacionados com os reservatórios de água são muito comuns. Se a manutenção não for feita corretamente e periodicamente, é muito provável que ao longo do tempo surjam problemas nos revestimentos de impermeabilização geralmente utilizados, que passam, muitas vezes, despercebidos.


Podem ocorrer infiltrações que irão comprometer a impermeabilização da estrutura e, por conseguinte, iniciar um processo de corrosão e desgaste pondo em causa a sua segurança. Nos casos mais críticos, pode ser necessária uma intervenção de recuperação e impermeabilização total da estrutura. 

 

O estado de conservação dos reservatórios de água potável determina a qualidade da água armazenada e é fundamental identificar as anomalias que ocorrem frequentemente nestas Infraestruturas.

 

A falta de limpeza provoca uma vasta lista de infeções que podem ser contraídas pelos moradores. Por isso, a sua correta manutenção exige o máximo de cuidado e atenção a problemas que podem resultar em perigos graves para a saúde.

 

Obra da Prudêncio – Reservatório impermeabilizado com TPO Aqua – Rocha Brava Village Resort

 

Guia que lhe garante uma correta manutenção

Apesar da água parecer estar limpa, é muito importante ter consciência que pode, ainda assim, estar contaminada, mesmo que os sintomas não sejam imediatos e perceptíveis. 

 

Pode considerar que a água está contaminada e, por isso, imprópria para o consumo quando se verificar que possui algum cheiro, pequenas partículas de sujidade em suspensão, e/ou quando não está transparente, apresentando uma coloração amarelada, alaranjada ou acastanhada.

 

Deste modo, deve ser feita uma manutenção preventiva com frequência, realizada por uma empresa especializada. Saiba de que forma consegue garantir a correta manutenção dos reservatórios de água:

 

1.  Diagnóstico 

 

A limpeza e a desinfeção dos reservatórios de água devem ser feitas, no mínimo, uma vez por ano, mas recomenda-se que ocorra com mais frequência sobretudo se se verificar ou suspeitar que a água esteja contaminada ou tenha resíduos ou objetos no interior. 

Antes de iniciar a limpeza e higienização, é necessário estruturar previamente um plano de ação que assegure um curto tempo de inutilização do reservatório para evitar desperdícios e falhas no abastecimento. 

 

Deve ser levado a cabo o diagnóstico do reservatório e, posteriormente, a sua reabilitação. O diagnóstico deverá averiguar as condições de impermeabilização do mesmo, verificando possíveis perdas de água e entrada de resíduos. Se for o caso, escolha um bom sistema de impermeabilização garantindo que a reabilitação seja feita com segurança e eficácia. 

 

A solução proposta pela Prudêncio garante rapidez de aplicação e início de utilizaçãoUm tanque com 150 m2 pode ser impermeabilizado e enchido, de forma a ficar operacional, em 24 a 48 horas, cenário impossível de concretizar com outros revestimentos.

 

2.  Limpeza e higienização

 

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) alerta que “a lavagem e desinfeção de um reservatório deve ser sempre efetuada após uma intervenção, quer se trate de obras novas, de reparações ou de intervenções em células de reservatórios” e que mesmo  uma situação de emergência “pode exigir uma intervenção imediata de limpeza do reservatório.”

 

Durante a limpeza, deve fazer uma seleção cuidada dos produtos químicos e materiais a utilizar na desinfeção, uma vez que podem provocar danos nas paredes dos reservatórios levando a uma deterioração mais rápida do sistema e consequentes infiltrações.

Na Prudêncio, para a remodelação de reservatório aconselhamos os sistema de impermeabilização com a aplicação de membranas Köster TPO Aqua, certificadas para água potável.  A sua manutenção é muito simples e passa pela realização de limpezas com água corrente, depois de esvaziado o reservatório, com recurso a esponjas ou escovas macias. No caso de existirem detritos mais acumulados, pode ser usado um detergente doméstico para ajudar a removê-los.

 

3.  Controlo da qualidade da água

 

Uma vez efetuada a limpeza, recomenda-se a verificação do estado de conservação dos reservatórios e a realização de testes de potabilidade da água que consiste numa análise físico-química laboratorial para identificar a presença de bactérias, germes, entre outros organismos prejudiciais para os seres humanos. 

A ERSAR recomenda que “deve ser controlada a qualidade da água no reservatório após o seu enchimento com água desinfetada destinada ao consumo humano a um nível de água mínimo de 1 metro de altura e garantindo um tempo de contato não inferior a 6 horas, antes da colheita de uma ou mais amostras de água”. Esta análise deve ser  conduzida por um laboratório especializado e independente.

 

 

4.  Monitorização contínua

 

O condomínio ou o proprietário deve estar atento a patologias e deficiências nos reservatórios e a problemas que podem surgir em diferentes fases do projeto, quer na construção quer na exploração. É muito importante confirmar continuamente o estado da água e se esta se encontra nas condições ideais e legalmente exigidas para consumo.

 

 

Obra da Prudêncio – Reservatório impermeabilizado com TPO Aqua – FADEUP – Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

 

Confie-nos a reabilitação do seu reservatório

Sabia que a conservação e manutenção da rede predial é da responsabilidade dos respectivos proprietários ou condomínios?  Estes devem garantir a execução de trabalhos de limpeza e manutenção do reservatório assegurando o cumprimento dos requisitos de segurança.

 

Reabilitamos o seu reservatório através da aplicação de membranas Köster TPO Aqua. Estas membranas de impermeabilização cumprem os mais rigorosos requisitos higiénicos para ambientes de água potável, têm garantia de 15 anos e proporcionam uma extrema durabilidade. 

 

Entre em contacto connosco para diagnóstico e reparação do seu reservatório e fique a par das nossas condições especiais para condomínios.

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top