Humidade ascendente: qual a solução mais eficaz?

 

A humidade ascendente é um dos piores tipos de humidade que a sua casa pode sofrer, distinguindo-se facilmente dos outros problemas de humidade pela sua localização e pela extensão de parede afetada. Não só prejudica a estrutura, as alvenarias e os materiais de acabamento da construção como interfere inevitavelmente com o conforto e bem estar, e pode representar problemas para a saúde. 

 

Mas qual é a melhor solução? O mercado apresenta inúmeras propostas que prometem solucionar este problema, mas as dificuldades e os contratempos persistem. 

Continue a ler o artigo e descubra a nossa solução completa para tratamento de humidades ascendentes.

 

 

Diagnosticar a humidade ascendente

A humidade ascendente é um termo utilizado na construção civil para indicar infiltrações por capilaridade da água presente tanto no solo como em pisos e paredes. 

 

O primeiro sinal desse problema é o surgimento de pequenas bolhas por baixo da pintura que, quando negligenciadas, podem provocar danos nas paredes e pintura e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de mofo, bolor e bactérias prejudiciais à saúde

Por isso, antes de fazer qualquer escolha, é fundamental perceber a origem dessa humidade e obter o máximo de informação possível sobre os produtos e soluções a serem utilizados. 

 

Em primeiro lugar, a presença de humidade ascendente deve ser sempre identificada por um especialista antes de qualquer trabalho de reparação. Só assim conseguirá determinar os fatores chave para a resolução do problema, reconhecer corretamente as características das paredes e o tipo de dano existente para poder definir o método mais eficaz para o seu tratamento. Se se tratar de humidade ascendente, o restauro tem de ter em conta o teor de sal e a humidade do material de construção sendo, por isso, recomendável a sua análise.

 

Um dos grandes riscos está na escolha desinformada de soluções  geralmente ineficazes apresentadas pelo mercado. Em contrapartida, a Prudêncio oferece uma solução que garante total eficiência e eficácia: o Sistema Koster Crisin 76.

 

 

Como a humidade ascendente destrói a alvenaria

 

Numa alvenaria afetada por humidade ascendente, a água é transportada para cima através das redes capilares e evapora à superfície, renovando continuamente este ciclo. Este processo leva a uma elevada concentração de sais, que podem ter fontes distintas.

 

A maior parte da evaporação ocorre entre o topo seco e o fundo mais húmido, área onde ocorrem os maiores danos nas paredes. Quando a água que contém sal evapora na parede, o sal cristaliza na superfície ou nos poros do material de que é feita a parede ou o revestimento. Depois de um período de tempo de acumulação de cristais de sal a pressão de cristalização aumenta levando à destruição do poro, fragilizando os materiais, que começam a cair.

 

O gelo e a geada têm um efeito semelhante: quando a água congela nos poros, os cristais de gelo que se formam têm um volume maior do que a mesma quantidade de água líquida, o que causa uma pressão elevada que pode levar à destruição dos materiais de construção.

A humidade ascendente causa prejuízos consideráveis todos os anos.

 

 

Como parar a humidade ascendente

 

Existem duas formas de parar a humidade ascendente:

  1. Bloquear os capilares ativos, ou seja, encher os poros total ou parcialmente com o objetivo de parar o transporte de água (estreitar ou  bloquear o capilar, formando um filme elástico no seu interior) 
  2. Hidrofugar as suas superfícies, isto é, tornar um material repelente à água para que a ação de capilaridades dos poros seja interrompida.

O KÖSTER Crisin 76 Concentrate pára a humidade ascendente alinhando os capilares com uma película repelente de água. De seguida, estreita de tal forma o poro que a ação capilar se torna impossível e, finalmente, faz a cura formando uma membrana ao longo do diâmetro total do tubo capilar.

 

Por se tratar de um sistema não solúvel em água com baixa densidade, o Koster Crisin 76 consegue entrar em todos os capilares, mesmo os mais pequenos. Adicionalmente, devido ao seu efeito hidrofóbico, observa-se imediatamente o processo de secagem na parede, criando uma barreira horizontal ativa, logo após a instalação do material.

 

 

Vantagens da Solução KÖSTER Crisin 76 Concentrate

O KÖSTER Crisin 76 Concentrate acaba com a humidade ascendente independentemente da estrutura de poros, sal ou humidade. Trata-se de uma resina sintética líquida muito fina que penetra profundamente mesmo nos capilares e poros mais pequenos em materiais de construção.

 

É um sistema de aplicação sem pressão pela natureza da resina, que foi desenvolvido para penetrar cirurgicamente só nos capilares ativos com humidade e selá-los definitivamente pelo interior. Por se tratar de um sistema lento, uma vez que fica 7 dias a absorver a resina, esta solução acompanha o caminho da água por todos os capilares ativos, garantindo o seu preenchimento e selando-os integral e definitivamente. Por conseguinte, o cálculo deste sistema é realizado em função das características e espessuras das paredes. 

 

A maior parte das soluções existentes no mercado são injetadas  com bombas de alta pressão. Este método permite uma aplicação muito rápida mas é uma injeção “cega”, ou seja, enche grandes vazios desnecessariamente, originando desperdícios de material e, por outro lado, não assegura o preenchimento dos capilares mais finos, pondo em causa a eficácia deste sistema. Além disso, é propenso a causar estragos maiores nas paredes.

 

A sistema da KÖSTER é resistente à maioria das substâncias agressivas habitualmente presentes nas alvenarias, como ácidos, álcalis e sais, não só durante a aplicação mas também após a cura completa.

 

Além desta vantagem, a solução Crisin 76 Concentrate é amplamente eficaz em parâmetros em que os sistemas concorrentes sofrem habitualmente limitações, tais como:

  • adequado em qualquer teor de humidade;
  • o substrato a tratar não necessita de ser alcalino para o material reagir.

 

Por outro lado, os sistemas concorrentes são geralmente apresentados com pouco rigor técnico e negligenciam a disponibilização de informação acerca da sua aplicação e dos produtos que os compõem.

 

Obra Prudêncio: Tratamento de humidades ascendentes, Moradia na Travessa da Rasa, Vila Nova de Gaia

 

Confie-nos a solução da humidade ascendente da sua obra

 

Somos representantes e aplicadores exclusivos em Portugal da marca KÖSTER para os produtos e sistemas em TPO e somos aplicadores certificados recomendados para o Crisin e os sistemas de Impermeabilização negativa. 

 

Na Prudêncio privilegiamos a transparência e a superioridade técnica e, por isso, apresentamos sempre informação rigorosa acerca dos produtos e das técnicas de aplicação. Em parceria com a Koster desenvolvemos soluções únicas que vão de encontro ao elevado grau de exigência dos nossos clientes. 

 

Para mais informações sobre este sistema consulte a ficha técnica no link abaixo e entre em contacto connosco para esclarecer qualquer tipo de dúvida e pedir um diagnóstico.

 

 

 

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top