Humidade ascendente: qual a solução mais eficaz?
A humidade ascendente é um dos piores tipos de humidade que a sua casa pode sofrer, distinguindo-se facilmente dos outros problemas de humidade pela sua localização e pela extensão de parede afetada. Não só prejudica a estrutura, as alvenarias e os materiais de acabamento da construção como interfere inevitavelmente com o conforto e bem estar, e pode representar problemas para a saúde.
Mas qual é a melhor solução? O mercado apresenta inúmeras propostas que prometem solucionar este problema, mas as dificuldades e os contratempos persistem.
Continue a ler o artigo e descubra a nossa solução completa para tratamento de humidades ascendentes.
Diagnosticar a humidade ascendente
A humidade ascendente é um termo utilizado na construção civil para indicar infiltrações por capilaridade da água presente tanto no solo como em pisos e paredes.
O primeiro sinal desse problema é o surgimento de pequenas bolhas por baixo da pintura que, quando negligenciadas, podem provocar danos nas paredes e pintura e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de mofo, bolor e bactérias prejudiciais à saúde.
Por isso, antes de fazer qualquer escolha, é fundamental perceber a origem dessa humidade e obter o máximo de informação possível sobre os produtos e soluções a serem utilizados.
Em primeiro lugar, a presença de humidade ascendente deve ser sempre identificada por um especialista antes de qualquer trabalho de reparação. Só assim conseguirá determinar os fatores chave para a resolução do problema, reconhecer corretamente as características das paredes e o tipo de dano existente para poder definir o método mais eficaz para o seu tratamento. Se se tratar de humidade ascendente, o restauro tem de ter em conta o teor de sal e a humidade do material de construção sendo, por isso, recomendável a sua análise.
Um dos grandes riscos está na escolha desinformada de soluções geralmente ineficazes apresentadas pelo mercado. Em contrapartida, a Prudêncio oferece uma solução que garante total eficiência e eficácia: o Sistema Koster Crisin 76.
Como a humidade ascendente destrói a alvenaria
Numa alvenaria afetada por humidade ascendente, a água é transportada para cima através das redes capilares e evapora à superfície, renovando continuamente este ciclo. Este processo leva a uma elevada concentração de sais, que podem ter fontes distintas.
A maior parte da evaporação ocorre entre o topo seco e o fundo mais húmido, área onde ocorrem os maiores danos nas paredes. Quando a água que contém sal evapora na parede, o sal cristaliza na superfície ou nos poros do material de que é feita a parede ou o revestimento. Depois de um período de tempo de acumulação de cristais de sal a pressão de cristalização aumenta levando à destruição do poro, fragilizando os materiais, que começam a cair.
O gelo e a geada têm um efeito semelhante: quando a água congela nos poros, os cristais de gelo que se formam têm um volume maior do que a mesma quantidade de água líquida, o que causa uma pressão elevada que pode levar à destruição dos materiais de construção.
A humidade ascendente causa prejuízos consideráveis todos os anos.
Como parar a humidade ascendente
Existem duas formas de parar a humidade ascendente:
- Bloquear os capilares ativos, ou seja, encher os poros total ou parcialmente com o objetivo de parar o transporte de água (estreitar ou bloquear o capilar, formando um filme elástico no seu interior)
- Hidrofugar as suas superfícies, isto é, tornar um material repelente à água para que a ação de capilaridades dos poros seja interrompida.
O KÖSTER Crisin 76 Concentrate pára a humidade ascendente alinhando os capilares com uma película repelente de água. De seguida, estreita de tal forma o poro que a ação capilar se torna impossível e, finalmente, faz a cura formando uma membrana ao longo do diâmetro total do tubo capilar.
Por se tratar de um sistema não solúvel em água com baixa densidade, o Koster Crisin 76 consegue entrar em todos os capilares, mesmo os mais pequenos. Adicionalmente, devido ao seu efeito hidrofóbico, observa-se imediatamente o processo de secagem na parede, criando uma barreira horizontal ativa, logo após a instalação do material.
Vantagens da Solução KÖSTER Crisin 76 Concentrate
O KÖSTER Crisin 76 Concentrate acaba com a humidade ascendente independentemente da estrutura de poros, sal ou humidade. Trata-se de uma resina sintética líquida muito fina que penetra profundamente mesmo nos capilares e poros mais pequenos em materiais de construção.
É um sistema de aplicação sem pressão pela natureza da resina, que foi desenvolvido para penetrar cirurgicamente só nos capilares ativos com humidade e selá-los definitivamente pelo interior. Por se tratar de um sistema lento, uma vez que fica 7 dias a absorver a resina, esta solução acompanha o caminho da água por todos os capilares ativos, garantindo o seu preenchimento e selando-os integral e definitivamente. Por conseguinte, o cálculo deste sistema é realizado em função das características e espessuras das paredes.
A maior parte das soluções existentes no mercado são injetadas com bombas de alta pressão. Este método permite uma aplicação muito rápida mas é uma injeção “cega”, ou seja, enche grandes vazios desnecessariamente, originando desperdícios de material e, por outro lado, não assegura o preenchimento dos capilares mais finos, pondo em causa a eficácia deste sistema. Além disso, é propenso a causar estragos maiores nas paredes.
A sistema da KÖSTER é resistente à maioria das substâncias agressivas habitualmente presentes nas alvenarias, como ácidos, álcalis e sais, não só durante a aplicação mas também após a cura completa.
Além desta vantagem, a solução Crisin 76 Concentrate é amplamente eficaz em parâmetros em que os sistemas concorrentes sofrem habitualmente limitações, tais como:
- adequado em qualquer teor de humidade;
- o substrato a tratar não necessita de ser alcalino para o material reagir.
Por outro lado, os sistemas concorrentes são geralmente apresentados com pouco rigor técnico e negligenciam a disponibilização de informação acerca da sua aplicação e dos produtos que os compõem.
Confie-nos a solução da humidade ascendente da sua obra
Somos representantes e aplicadores exclusivos em Portugal da marca KÖSTER para os produtos e sistemas em TPO e somos aplicadores certificados recomendados para o Crisin e os sistemas de Impermeabilização negativa.
Na Prudêncio privilegiamos a transparência e a superioridade técnica e, por isso, apresentamos sempre informação rigorosa acerca dos produtos e das técnicas de aplicação. Em parceria com a Koster desenvolvemos soluções únicas que vão de encontro ao elevado grau de exigência dos nossos clientes.
Para mais informações sobre este sistema consulte a ficha técnica no link abaixo e entre em contacto connosco para esclarecer qualquer tipo de dúvida e pedir um diagnóstico.