Humidades ascendentes e impermeabilizações negativas? Nós temos a solução

Sabia que a humidade ascendente está entre as causas mais frequentes dos danos existentes em paredes e pavimentos? A presença de humidade ascendente pode ser identificada facilmente através de manchas, eflorescências de sais, crescimento de micro-organismos e musgos. Já não tão fácil é a resolução deste problema. Continue a ler e descubra a nossa solução completa de tratamento de humidades ascendentes.

 

Porque deve preocupar-se com a humidade ascendente?

A ausência de intervenção em casos de humidade ascendente pode levar à destruição da estrutura das paredes de um edifício, assim como dos seus acabamentos, como rebocos, pinturas, madeiras, entre outros. Isto acontece porque este tipo de humidade em combinação com a contaminação de sais e/ou frio pode destruir estruturalmente a alvenaria, que é o conjunto de pedras, tijolos ou blocos que reunidos formam as paredes de um edifício. 

 

Ao reduzir o tempo de vida dos edifícios, a humidade ascendente pode ser assim responsável por elevados custos para os proprietários. 

 

 

 

Peça um diagnóstico especializado

Antes de qualquer trabalho de renovação, a presença de humidade ascendente deve ser sempre identificada por um especialista.

 

O especialista será também capaz de determinar fatores-chave para a resolução do problema, como o tipo de dano existente, as características da construção e o conteúdo de sal e de humidade dos materiais de construção. 

 

 

Como se pode parar a humidade ascendente?

Há duas formas fundamentais para parar a humidade ascendente: 

 

  • Hidrofugar as suas superfícies: hidrofugar a superfície de um poro significa modificar a superfície de modo a que esta se torna repelente à água (hidrófuga), interrompendo assim, a ação da capilaridade.

 

  • Bloquear os capilares ativos: o bloqueio de um poro significa encher os poros total ou parcialmente, a fim de parar o transporte de água. É crucial fazer entrar material suficiente no poro para que o diâmetro do poro seja estreitado o suficiente para a acção capilar não ser mais possível. 

 

Conheça a solução KÖSTER Crisin 76 Concentrate

O KÖSTER Crisin 76 Concentrate acaba com a humidade ascendente, através de três efeitos:

 

  • Alinha os capilares com uma película repelente de água;
  • Estreita de tal forma o poro que a ação capilar se torna impossível; 
  • Cura formando uma membrana ao longo do diâmetro total do tubo capilar.

 

Estes efeitos combinados asseguram que o KÖSTER Crisin 76 Concentrate trabalha sem parar, independentemente da estrutura de poros, sal ou humidade. 

 

Os primeiros edifícios que foram tratados com esta solução (há mais de 30 anos), mantêm as barreiras horizontais intactas e a funcionar a 100%. 

 

 

Razões para escolher o KÖSTER Crisin 76 Concentrate

  • adequado, mesmo em casos de alto teor de humidade (até 95%);
  • adequado, mesmo em casos de alto teor de sal;
  • adequado para todos os tipos de sais (sulfatos, nitratos, cloretos);
  • isento de odores, de solventes e VOC’s (Compostos Voláteis Orgânicos) e não tem qualquer efeito nocivo para o ambiente e pessoas;
  • o substrato tratado não necessita de ser alcalino para o material reagir;
  • sem necessidade de secagem anterior ou posterior da parede, mesmo em caso de elevados teores de humidade;
  • não pode ser diluído na água – não é solúvel em água;
  • resistente contra a maioria das substâncias agressivas comuns que são encontrados em alvenaria, tais como ácidos, álcalis e sais;
  • reação rápida, de eficácia imediata; 
  • feita a partir de matérias-primas renováveis;
  • não biodegradável;
  • não causa ou promove a corrosão de armaduras de aço;
  • densidade (0,91g/cm3) – penetra profundamente nos capilares de menores dimensões dos materiais de construção;
  • o material curado desenvolve uma barreira horizontal elástica;
  • pode ser aplicado em tijolo perfurado e rachado ou alvenaria oca sem a necessidade de preencher os vazios previamente;
  • sem injeção subsequente necessária, instalação em pouco tempo, sucesso garantido;
  • sistema patenteado;
  • fácil instalação, com perfuração horizontal;
  • o princípio de ação do material tem provas reais de eficácia há mais de 30 anos
  • 10 anos de garantia – sob a condição de ser aplicado por um aplicador certificado.
Obra da Prudêncio – Estrela, Lisboa

 

A barreira horizontal em combinação com a impermeabilização negativa de pisos e paredes

A impermeabilização negativa significa que a camada de impermeabilização é aplicada do lado do elemento de construção que é oposto ao lado com contacto direto com a água.

 

A impermeabilização do lado negativo é mais difícil do que a impermeabilização do lado positivo, porque a água penetra através da parede ou piso, por detrás do material de impermeabilização e tenta “empurrá-lo” para fora do substrato.

 

Daí a importância de utilizar um material que seja capaz de penetrar nos capilares e “fechá-los”, impedindo a passagem da água. É o caso da impermeabilização com NB1 Grey.

 

Parede

Aplica-se a impermeabilização negativa em conjunto com a barreira horizontal Crisin quando a parede é enterrada.

As paredes deverão ser completamente decapadas para expor o substrato de base (tijolo ou betão) que deve ser reparado de forma a estar limpo, coeso, absorvente e regularizado, permitindo assim aplicar o sistema composto que tem o NB1 Grey como protagonista.

 

Obra da Prudêncio – Estrela, Lisboa

 

Piso

É necessária a aplicação de uma impermeabilização negativa quando o piso se encontra numa zona saturada de água, com níveis freáticos altos.

 

Os procedimentos para preparar o piso são os mesmos já mencionados para as paredes e, neste caso, do sistema composto a aplicar destacamos dois constituintes: o NB1 Grey e o Koster Deuxan.

 

Obra da Prudêncio – Estrela, Lisboa

 

A ilustração abaixo confronta a solução de impermeabilização do lado negativo (no lado direito da imagem) com a impermeabilização do lado positivo.

 

Quando o problema se verifica numa construção já acabada, a impermeabilização negativa é geralmente a forma mais económica e mais rápida porque é realizada a partir do interior, evitando a destruição dos arranjos exteriores e obras de maior complexidade ou mesmo inviáveis de serem realizadas pelo exterior.

 

 

 

Na Prudêncio, somos representantes e aplicadores exclusivos em Portugal da marca Koster para os produtos e sistemas de TPO e somos aplicadores certificados recomendados para o Crisin e os sistemas de Impermeabilização negativa. Juntos desenvolvemos soluções únicas que vão de encontro ao elevado grau de exigência dos nossos clientes. 

 

Entre em contacto connosco e peça já um diagnóstico.

 

VEJA TAMBÉM: A importância da marca KÖSTER

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME
EMAIL
CIDADE
ASSUNTO
MENSAGEM

Top