Linhas de Vida: novo serviço da Prudêncio

 

Na nossa atividade, essencialmente realizada em coberturas, enfrentamos, com frequência, desafios que põem em risco a segurança dos nossos trabalhadores. Esses mesmos desafios irão condicionar as equipas encarregues da manutenção futura dos edifícios na realização dos seus trabalhos. 

 

Além da atenção dada à sustentabilidade dos materiais e das soluções que aplicamos, a segurança é também uma questão vital para a Prudêncio. Por isso, decidimos incluir nos nossos serviços o fornecimento e instalação de sistemas de Linhas de Vida. 

 

Continue a ler para saber mais sobre este assunto.

 

 

 

O que é uma Linha de Vida?

Todas as atividades laborais que envolvam algum tipo de risco para a vida humana devem ser realizadas com o uso de equipamentos que protejam e previnam eventuais acidentes impedindo-os de acontecer. 

 

As Linhas de Vida,  cabos de vida ou sistemas de ancoragem, são um dos melhores sistemas de proteção que podem ser usados para oferecer segurança em altura a todos os trabalhadores que correm o risco de sofrer uma queda, conforme indicado na LPRL – Lei de Prevenção Riscos Ocupacionais – e, especificamente, nos atuais regulamentos EN 795. 

 

Graças a estes sistemas é fornecida proteção que possibilita o trânsito, a permanência e o trabalho em áreas com pelo menos 2 metros de altura sendo que em áreas inferiores a 2 metros pode ser exigida a instalação de sistemas de linhas de segurança.

Estes sistemas podem ser verticais, horizontais, fixos ou temporários.
As Linhas de Vida temporárias verticais ou horizontais podem ser instaladas e desmontadas no decorrer do trabalho, permitindo que o equipamento seja utilizado e reutilizado em diferentes tarefas. 

 

Já os sistemas fixos, que também podem ter orientação vertical ou horizontal, estão ancorados durante todo o período a uma estação de trabalho.

 

 

Linha de vida

 

 

Tipos de ancoragem ou Linhas de Vida

Para que estes sistemas possam ser ajustados a diferentes tarefas e atividades, existem diferentes tipos de Linhas de Vida:

 

  • Âncoras do tipo vertical: as UNE EN 795/A1: 2001 e UNE EN 353.1-2;
  • Linhas de Vida horizontal permanente ou vertical: EN 795/C ou EN 795/D Classe C ou D);
  • Linhas de Vida provisórias: padrão UNE EN 795 B, podendo ser rígidas (EN 795 D), flexíveis, ou de cabo.

 

O tipo de utilização que podemos dar a uma Linha de Vida pode ser muito variada uma vez que permitem não só travar uma queda a uma distância inferior à altura em causa, como evitam ou impedem que esta aconteça. 

Graças à sua versatilidade e eficácia, estes sistemas de proteção são os mais conhecidos e utilizados em todo o mundo.

 

 

Componentes de uma Linha de Vida

A instalação da Linha de Vida, juntamente com o equipamento que será usado pelo trabalhador ou pessoa que utilizará o equipamento de segurança, cria o sistema integral de proteção contra quedas. Os dispositivos que devem formar o sistema da Linha de Vida são os pontos de ancoragem e a linha de ancoragem.

 

A Linha de Vida é um sistema de proteção contra quedas rígido ou flexível. Dependendo do tipo de Linha de Vida que garante a segurança dos trabalhadores pode ser feito através do uso de chicotes, mosquetões, cabos de conexão, carros deslizantes, EPIS, diferentes tipos de parafusos, cabos de ancoragem, pontos de ancoragem e outros equipamentos que permitem que o trabalho seja executado adequadamente e com segurança.

 

 

Linha de vida

 

 

Exemplos de instalação de Linhas de Vida

O setor da construção renova-se todos os dias com desafios que impõem mais cuidados e atenção com a segurança no trabalho. O número de atividades onde estes sistemas podem ser instalados é, por isso, vasto e cada vez mais exigente:

  • Impermeabilização de coberturas, telhados de edifícios, cúpulas;
  • Construções, fachadas e diversos tipos de obras;
  • Tarefas de manutenção, incluindo manutenção de navios;
  • Trabalhos verticais;
  • Trabalhos em altura;
  • Para empresas, proprietários ou comunidades.

 

 

Especialistas em sistemas de Linhas de vida

A Prudêncio é um instalador certificado de diferentes tipos de Linhas de Vida ou cabos de vida, que melhor se adaptem às necessidades dos nossos clientes. 

 

São sistemas aprovados de proteção contra quedas que cumprem os padrões de segurança atuais, previstos nas normas UNE 795: 2012, UNE EN 795 / A1: 2001 ou UNE EN 353.1-2 e que garantem segurança e prevenção de riscos ocupacionais. 

 

Com o objetivo de atualização e melhoria contínua, participamos e investimos em treinos de prevenção de riscos e instalação destes sistemas de proteção contra quedas.

 

 

Coloque a segurança em primeiro lugar

Elimine qualquer possibilidade de risco para os seus trabalhadores.
Entre em contacto connosco e invista numa solução que permite que o trabalho seja realizado com a máximo de segurança

 

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top