Porquê optar por Coberturas Ajardinadas?
Sabia que pode desfrutar do prazer do contacto com a natureza na sua habitação na cidade?
A Prudêncio lança o desafio: aprimore a sua consciência ecológica ao adoptar, sempre que possível, coberturas verdes na renovação do edificado existente e ao incluí-las em novos projetos, e usufrua do ambiente que as mesmas proporcionam.
A nossa equipa especializada propõe a solução integral, desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde.
Conheça as vantagens desta solução:
- Melhor isolamento térmico e poupança energética: Uma cobertura verde aumenta o isolamento e a eficácia energética do edifício. Devido às suas propriedades, minimizam fluxos energéticos entre o exterior e interior. Proporcionam maior conforto e uma redução notável dos custos energéticos – aquecimento no Inverno e climatização no Verão.
- Melhor absorção e isolamento acústico: A camada vegetal e a própria conceção do sistema reduzem eficazmente os níveis de ruído ambiente e de impacto, produzidos pelo granizo, chuva, deslocações de pessoas ou mobiliário.
- Esperança de vida aumentada: As coberturas verdes protegem as membranas de impermeabilização e outros materiais dos raios UV e IV, do ozono bem como das perfurações e danos físicos. Protege igualmente o edifício das variações extremas de temperatura, alargando a sua vida útil e limitando a eventual necessidade de manutenções onerosas.
- Melhor urbanismo e espaço vital: Criação de espaços naturais em ambiente urbano, em prejuízo das superfícies negras das tradicionais coberturas planas. Uma cobertura viva favorece o regresso da natureza à cidade, convidando pássaros, borboletas e outra fauna a criarem um novo habitat na cobertura. Por outro lado, oferece aos habitantes espaços funcionais e relaxantes.
- Melhor qualidade do ar, melhor clima urbano: A vegetação filtra e absorve as partículas poluídas do ar, como Co2, poeiras e metais pesados e produz oxigénio. Também torna possível a libertação gradual de humidade que contribui para a melhoria do ar e para para o equilíbrio da temperatura ambiente.
- Poupança de água e menor carga nas redes urbanas de drenagem: As coberturas vegetais absorvem grandes quantidades de água da chuva e retardam o seu escoamento, reduzindo o caudal e a pressão sobre as condutas e o consequente risco de inundações ou transbordo de esgotos. Promove a poupança de água ao diminuir os ciclos de rega.
A solução:
- Estrutura resistente – com capacidade para suportar a composição do sistema, nomeadamente a carga do substrato e vegetação.
- Camada de forma – que, como qualquer cobertura plana, deverá assegurar uma pendente de 2%, assim como uma base regular e consistente.
- Sistema de impermeabilização – de membranas em TPO, de betume modificado ou PVC.
- Isolamento térmico – embora a camada vegetal funcione como isolante devido à sua baixa condutividade térmica, é aconselhável a aplicação de isolamento térmico que reforce a eficácia do sistema.
- Camada de drenagem – com a função de assegurar o escoamento da água supérflua e de armazenar a necessária para a camada vegetal.
- Camada filtrante – evita o preenchimento da camada de drenagem com partículas do substrato. Deverá ter elevada permeabilidade à água e resistência a ações mecânicas.
- Substrato e camada vegetal – que variará consoante a tipologia da cobertura verde a ser instalada – Extensiva, Semi-Intensiva ou Intensiva.
Quer saber mais sobre esta solução?
Contacte-nos para informações mais detalhadas e para verificar se a tipologia e a dimensão do seu projecto se ajusta ao nosso âmbito de serviços.