Que problemas a água de sua casa pode ter?

Já alguma vez se perguntou como é que a água que consome chega às torneiras da sua casa? Há duas possibilidades: a água pode vir diretamente da companhia ou pode ficar armazenada num reservatório. Ambas as situações têm vantagens e desvantagens, mas, no caso de um prédio com reservatório, é essencial que sejam tomadas medidas para garantir a qualidade da água consumida pelos moradores. Continue a ler para saber mais. 

 

 

 

Reservatórios de Água

Se não faz ideia de como é que a água chega a sua casa, não se preocupe, pois não está sozinho. A maior parte das pessoas não sabe se o seu prédio tem ou não um reservatório. Esta é uma questão que pode ser colocada à empresa responsável pela gestão do condomínio. 

 

Os problemas relacionados com reservatórios são muito comuns. Apesar de apresentarem vantagens,  como o facto de garantirem, durante pelo menos dois dias, o abastecimento de água em situações de cortes por parte da companhia (devido a obras de reparação, por exemplo), estes podem também colocar em perigo a saúde dos moradores.

 

Existem vários casos nos quais os reservatórios de água estão em mau estado de conservação, colocando em perigo os moradores que podem estar a consumir água contaminada. É muito importante que seja levado a cabo o diagnóstico do reservatório e, posteriormente, a sua reabilitação. O diagnóstico deverá averiguar as condições de impermeabilização do mesmo, verificando possíveis perdas de água e entrada de resíduos. 

 

Na Prudêncio somos frequentemente chamados para reabilitar ou reativar reservatórios, desativados muitas vezes há vários anos, como forma a garantir a pressão de água de prédios com problemas de pressão nos últimos andares. É preciso garantir uma impermeabilização adequada desses reservatórios para que a reabilitação seja feita com segurança e eficácia.

 

Para remodelação de reservatórios, a solução de impermeabilização que aconselhamos e executamos é o revestimento com membranas TPO Aqua da Köster, certificadas para água potável. Saiba mais aqui.  

 

 

Como saber se a água está contaminada?

É importante ter consciência de que a água pode parecer limpa e ainda assim, estar contaminada. Não são raras as vezes em que só quando chegam os sintomas é que as pessoas percebem que havia algum problema com água que beberam. 

 

Contudo, pode-se suspeitar que a água está contaminada, e por isso é imprópria para o consumo, quando:

 

  • Possui algum cheiro;
  • Nota-se pequenas partículas de sujidade em suspensão na água;
  • Não está devidamente transparente, tendo uma coloração amarelada, alaranjada ou acastanhada.

 

O que acontece se beber água contaminada?

O consumo de água contaminada pode dar origem a sintomas e algumas doenças, como por exemplo diarreia, infecções intestinais ou outras doenças mais graves, causadas por bactérias como E. coli ou Salmonella. 

 

Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água parada, como é o caso dos reservatórios.  

 

 

Sinais de que pode ter consumido água contaminada

Caso a água contaminada seja ingerida, podem surgir alguns sintomas como por exemplo febre e calafrios, dor abdominal, perda do apetite, dor de barriga, vómitos e diarreia. Nestes casos, deve apressar-se a ir ao posto de saúde ou hospital mais próximo para diagnóstico e iniciação rápida do tratamento adequado. 

 

O resultado do tratamento depende de muitos fatores como o nível de contaminação da água, a quantidade de água ingerida, a rapidez e eficácia do diagnóstico, o tempo demorado até iniciação de tratamento, entre outros. Sendo que, quanto mais depressa iniciar o tratamento adequado, maiores as probabilidades de uma rápida recuperação.   

 

É muito importante que evite tanto a automedicação, como a desidratação, devendo por isso seguir o tratamento receitado pelo responsável de saúde. 

 

 

Não aumente os riscos para a sua saúde. Intervenha já! 

Entre em contacto connosco para diagnóstico e reparação do seu reservatório e fique a par das nossas condições especiais para condomínios.  

 

Reabilitamos o seu reservatório através da aplicação de membranas Köster TPO Aqua. Estas membranas de impermeabilização cumprem os mais rigorosos requisitos higiénicos para ambientes de água potável.  

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top