Uma obra que preserva a história – Pavilhão de Macau

 

 

Neste artigo viajamos um pouco até ao passado, até à fachada das Ruínas de São Paulo, um dos monumentos mais emblemáticos de Macau.

 

O Pavilhão de Macau da Expo 98, que inclui uma réplica desta fachada, foi desmantelado e reconstruído no Parque Adão Barata, em Loures, em 2004.

 

A equipa da Prudêncio trabalhou cuidadosamente para preservar esta edificação simbólica, podendo continuar a apreciar o seu significado e a sua atual função artística.

 

 

Fachada das Ruínas de São Paulo

 

A História

Datam do século XVI a antiga Igreja da Madre de Deus e o anexo Colégio de São Paulo, construídos pelos jesuítas em Macau.

 

Em 1835 um incêndio devastou este monumental conjunto arquitetónico, salvando-se apenas a imponente fachada de granito e escadaria de 68 degraus da igreja.

 

As Ruínas de São Paulo, como são hoje conhecidas, é um exemplo único da arquitetura barroca na China e fazem parte dos monumentos do Centro Histórico de Macau. Estão incluídas na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO e foram classificadas, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

 

Nas proximidades da fachada, podem-se encontrar os vestígios arqueológicos do antigo Colégio de São Paulo, que representam um testemunho do que foi em tempos a primeira universidade de modelo ocidental no Extremo Oriente, que contava com um programa académico extenso, incluindo as disciplinas de Teologia, Matemática, Geografia, Chinês, Português, Latim, Astronomia, entre outras.

 

Ruínas de São Paulo, Macau
Ruínas de São Paulo, Macau

 

O Destino

Os edifícios são um legado do nosso passado e a sua preservação faz parte da preservação do património das nossas cidades. 

 

Há vinte anos, na Expo 98,  o Pavilhão de Macau e a sua fachada fizeram muito sucesso em Lisboa no Parque das Nações.

 

Apesar de ter continuado ativo durante alguns meses, toda a estrutura do pavilhão foi desmantelada e transferida, em 2004, para o Parque da Cidade, em Loures, resultado de um trabalho e cálculos minuciosos para que se adaptasse à sua nova utilização/finalidade: a Galeria Municipal Vieira da Silva.

 

Instalada no primeiro piso, a Galeria foi criada com o propósito de promover a democratização da arte e aproximar as pessoas dos espaços culturais, através da exposição de obras de arte de artistas reconhecidos tanto a nível nacional como internacional.

 

De modo a preservar a integridade deste edifício, a nossa equipa foi destacada para realizar a reabilitação da sua cobertura. Continue a ler o artigo para saber mais sobre este grande desafio!

 

 

Reabilitação da cobertura do Pavilhão de Macau

 

 

O Desafio

A galeria apresentava vários problemas de entrada de água que resultavam das múltiplas configurações da cobertura. Esta é composta por dois blocos mais elevados ligados à consola inferior por oito áreas verticais.

 

Por sua vez, essa mesma consola que envolve todo o edifício apresentava, tal como as coberturas das áreas superiores, várias fragilidades comuns nas coberturas metálicas, nomeadamente:

 

  • Descontinuidade nas caleiras, platibandas e outros elementos;
  • Remates ineficazes;
  • Corrosão avançada;
  • Várias pontes térmicas.

 

Reabilitação da cobertura do Pavilhão de Macau

 

O Resultado

Os edifícios podem ser facilmente danificados pelas infiltrações de água com origem nas coberturas, que causam grandes prejuízos se não forem descobertas e devidamente tratadas a tempo.

 

A solução de reabilitação que a Prudêncio implementou é baseada num sistema comprovado que veio proteger este edifício emblemático.

 

A vulnerabilidade à água das chuvas e o problema das pontes térmicas foram definitivamente resolvidas através de um sistema que garante uma total estanquidade, quer pela solução de continuidade, quer pela qualidade dos isolamentos térmicos e das membranas impermeabilizantes empregues.

 

Temos largos anos de experiência na impermeabilização de coberturas e estes desafios únicos motivam-nos de forma especial!

 

Entre em contacto connosco, sem qualquer compromisso.

 

 

Reabilitação da cobertura do Pavilhão de Macau
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top