A Prudêncio torna-se membro da Associação Nacional de Coberturas Verdes

A sustentabilidade faz parte do core da Prudêncio, desde a sua origem. Isto significa que privilegiamos materiais e processos ambientalmente responsáveis nas nossas obras. E é por esta razão que ficamos muito orgulhosos por nos tornarmos membros efetivos da ANCV (Associação Nacional de Coberturas Verdes). Continue a ler para saber mais.

 

O que é a ANCV? 

A ANCV (Associação Nacional de Coberturas Verdes) é uma Associação da Sociedade Civil, sem fins lucrativos. 

 

O seu principal objetivo é a promoção das infra-estruturas verdes nas cidades, principalmente aquelas que se podem instalar em edifícios (novos ou pré-existentes), como são as coberturas verdes, evidenciando a sua enorme importância, e os inúmeros contributos que podem dar para que seja possível criar territórios urbanos saudáveis, sustentáveis, biodiversos e resilientes. 

 

Na sua missão e atuação, a ANCV promove a colaboração entre empresas, municípios e grupos de investigação nacionais e estrangeiros.

 

 

Quais são as ações da Associação?

No âmbito da sua missão, a ANCV desenvolve um conjunto de ações, tais como:

 

  • Promoção, junto do Governo e dos Municípios, das coberturas verdes como parte das estratégias ambientais e energéticas;
  • Promoção e divulgação de estudos científicos que demonstrem os inúmeros serviços que as coberturas verdes proporcionam;
  • Estabelecimento de relações e desenvolvimento de trabalhos com as associações congêneres a nível europeu, com um foco especial nas que partilham as condições climáticas típicas do mediterrâneo;
  • Criação de uma base de dados nacional de coberturas verdes;
  • Organização e promoção de eventos de formação e divulgação;
  • Edição de especificações técnicas que promovam bons projetos e boas obras;
  • Divulgação de estudos, normas e guias técnicos nacionais e internacionais;
  • Participação na criação e revisão da regulamentação e legislação nacional do sector.

 

 

As soluções da Prudêncio

Na Prudêncio, aconselhamos os nossos clientes a adotar, sempre que possível, coberturas verdes na renovação do edificado existente e a incluí-las em novos projetos.

 

A nossa equipa especializada propõe a solução integral, desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde. 

 

 

 

Quais são as vantagens das coberturas verdes?

As coberturas verdes apresentam diversas vantagens, tais como:

 

  • Melhor isolamento térmico e poupança energética: Uma cobertura verde aumenta o isolamento e a eficácia energética do edifício. Devido às suas propriedades, minimizam fluxos energéticos entre o exterior e interior. Proporcionam maior conforto e uma redução notável dos custos energéticos – aquecimento no Inverno e climatização no Verão.

 

  • Melhor absorção e isolamento acústico: A camada vegetal e a própria conceção do sistema reduzem eficazmente os níveis de ruído ambiente e de impacto, produzidos pelo granizo, chuva, deslocações de pessoas ou mobiliário.

 

  • Esperança de vida aumentada: As coberturas verdes protegem as membranas de impermeabilização e outros materiais dos raios UV e IV, do ozono bem como das perfurações e danos físicos. Protege igualmente o edifício das variações extremas de temperatura, alargando a sua vida útil e limitando a eventual necessidade de manutenções onerosas.

 

  • Melhor urbanismo e espaço vital: Criação de espaços naturais em ambiente urbano, em prejuízo das superfícies negras das tradicionais coberturas planas. Uma cobertura viva favorece o regresso da natureza à cidade, convidando pássaros, borboletas e outra fauna a criarem um novo habitat na cobertura. Por outro lado, oferece aos habitantes espaços funcionais e relaxantes.

 

  • Melhor qualidade do ar, melhor clima urbano: A vegetação filtra e absorve as partículas poluídas do ar, como CO2, poeiras e metais pesados e produz oxigénio. Também torna possível a libertação gradual de humidade que contribui para a melhoria do ar e para para o equilíbrio da temperatura ambiente.

 

  • Poupança de água e menor carga nas redes urbanas de drenagem: As coberturas vegetais absorvem grandes quantidades de água da chuva e retardam o seu escoamento, reduzindo o caudal e a pressão sobre as condutas e o consequente risco de inundações ou transbordo de esgotos. Promove a poupança de água ao diminuir os ciclos de rega.

 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contacto connosco! 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME
EMAIL
CIDADE
ASSUNTO
MENSAGEM

Top