Como identificar e resolver infiltrações em terraços

Os terraços são parte das coberturas dos edifícios, uma vez que são espaços criados sobre a laje das mesmas. Normalmente utilizados como áreas de lazer e até de restauração, os terraços acrescentam bastante valor a um edifício. 

 

No entanto, este valor pode ser posto em causa pela sua vulnerabilidade, uma vez que, por se tratarem de áreas abertas, estão mais vulneráveis a fenómenos meteorológicos e à radiação solar, que podem prejudicar a sua estrutura e colocar em risco a segurança do próprio edifício.

 

Descubra como pode identificar e resolver de forma eficaz as infiltrações em terraços com as nossas soluções. 

 

Porquê optar por terraços?

 

Em muitas obras, os responsáveis do projeto optam por terraços em vez sistemas convencionais de coberturas com estruturas e telhas. 

 

Desta forma, é possível rentabilizar as coberturas do edifício, criando novas áreas que, noutro caso, teriam de ser criadas em zonas térreas ou até excluídas do projeto, caso o terreno não tivesse dimensão suficiente para as incluir. 

 

 

A importância da impermeabilização

À semelhança do que acontece com outras áreas do edifício, como as varandas, os terraços estão bastante sujeitos a problemas de infiltração, o que torna essencial a sua impermeabilização. 

 

Por se tratarem de áreas abertas, são diretamente atingidas pela radiação solar, chuva, vento, e todos os fenómenos meteorológicos que provocam estragos nos acabamentos e na estrutura da construção. 

 

Os problemas de infiltrações nos terraços podem inutilizar esses espaços, pelo menos aquando da sua reabilitação integral ou nas tentativas de realizar reparações pontuais, com prejuízo para o morador, que se vê assim impossibilitado de usufruir de uma área de lazer da sua habitação,  ou para a empresa, no caso de se tratar de um edifício comercial ou turístico, que temporariamente pode perder uma fonte de receita.

 

As infiltrações nos terraços podem trazer problemas vastos, para além das suas origens, pois um edifício é um todo no qual as várias partes estão interligadas, e uma fragilidade numa das suas áreas pode pôr em risco a segurança e a longevidade do todo, acelerando a sua degradação. 

 

Assim sendo, é fundamental ser capaz de detetar as infiltrações o mais cedo possível, de forma a dar resposta atempadamente e impedir que os estragos aumentem e se espalhem por todo o edifício. 

 

Obra da Prudêncio – Moradia Particular

 

Como detetar infiltrações em terraços?

A consequência mais comum quando há falhas na impermeabilização dos terraços são os problemas de infiltração. Há vários sinais a que podemos estar atentos para detetar este tipo de problemas numa fase precoce, tais como:

 

  • Aparecimento de manchas de bolor;
  • Descascamento da pintura;
  • Descolamento do forro;
  • Gotejamento;
  • Crescimento de musgo e fungos na superfície;
  • Manchas no piso;
  • Deterioração do betão armado com exposição.

 

A solução Prudêncio para pavimentos: eficiente, cómoda e segura

Depois de aplicado o sistema de impermeabilização mais adequado para resolver as infiltrações do terraço e de tratados os seus pontos singulares problemáticos, na Prudêncio somos especializados em acabamento de pisos com mosaicos hidráulicos, através da aplicação de lajetas sobre apoios adequados. 

 

Esta é a solução que assegura uma maior eficiência e proteção do nosso sistema de impermeabilização nos terraços, que pode ser aplicada noutro tipo de superfícies e que apresenta diversas vantagens valiosas para qualquer obra, como por exemplo:

 

 

  • Funcionalidade: Superfície do pavimento sempre seca – a água circula ao nível da impermeabilização, por baixo do piso de circulação, o que traz, adicionalmente, uma maior margem de segurança em soleiras e outros pontos críticos. Acesso imediato à impermeabilização em caso de necessidade de reparação, sem desperdício de materiais.

 

  • Grande Durabilidade: O cimento é muito duro e a camada superficial pigmentada profunda – 3 a 4 mm – pelo que a sua utilização não retira qualidade técnica nem decorativa aos mosaicos. Protege a impermeabilização, aumentando o seu tempo de vida útil.

 

  • Plasticidade: A solução flutuante permite a adaptação a variações, sem problemas de fissuras nos pavimentos ou danos nas membranas – nomeadamente nas dobras no perímetro – causados pela dilatação dos pisos contínuos em argamassa e tijoleira.

 

  • Variedade: Os mosaicos permitem diversos tipos de acabamento, desenhos ou combinações de materiais.

 

  • Versatilidade: O mosaico hidráulico pode ser combinado com outros tipos de pavimento. Em qualquer momento pode ser retirado e recolocado noutro local. Não há gastos com desperdícios de materiais em eventuais obras de adaptação ou remodelação.

 

Obra da Prudêncio – Edifício Alto Minho

 

Apresente-nos o seu problema

As nossas soluções são especializadas e ajustadas às necessidades de cada cliente. 

 

Entre em contacto connosco para diagnóstico do seu terraço e confie-nos a resolução do seu problema.

 

Obra da Prudêncio – Edifício Alto Minho

 

VEJA TAMBÉM: Acabamento em Mosaico Hidráulico – Lajetas

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME
EMAIL
CIDADE
ASSUNTO
MENSAGEM

Top