Em que momento da obra se deve fazer a impermeabilização?

 

Infiltrações, humidade ou fugas de água são algumas consequências de falhas nos sistemas de impermeabilização. Por vezes, apenas quando estas situações surgem, evidenciam-se os problemas existentes na construção de um edifício. Assim, é evidente que a impermeabilização de uma obra deve ser pensada durante a fase de projeto e antes do início da obra. 

 

Leia este artigo e descubra em que momento da obra se deve fazer a impermeabilização.

 

 

A impermeabilização funciona como uma barreira que protege os edifícios da passagem de líquidos ou vapores, evitando a infiltração de água nas estruturas do imóvel. Esta solução passa pelo ato de isolar e proteger os materiais de construção de um edifício. 

 

A longo prazo, uma impermeabilização de qualidade evita infiltrações, fugas de água, fungos e bactérias. Além disso, esta solução garante a proteção das estruturas do imóvel, adequando-se ao material usado. No futuro, protege as estruturas e assegura a longevidade do edifício. Deste modo, é inegável a importância da impermeabilização na construção de uma obra.

 

Como funciona a impermeabilização?

As soluções de impermeabilização e os materiais usados reúnem características próprias e distintas, cuja escolha depende da necessidade específica de utilização e aplicação. A ideia é que as soluções se adaptem às particularidades da construção e às propriedades dos materiais empregues e, por isso, a sua aplicação também será distinta de caso para caso.

 

Sendo esta uma solução complexa, são necessários profissionais de excelência, que conheçam em profundidade as características dos diferentes materiais e sistemas, bem como compreendam as reações e exigências dos mesmos. É neste momento que surgem empresas de impermeabilização, como a Prudêncio, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de qualidade que detalham os produtos e as soluções ideais de impermeabilização para cada obra.

 

Obra da Prudêncio – reabilitação de cobertura em fibrocimento

 

Em que momento deve realizar a impermeabilização e o seu projeto?

Cada vez mais, a impermeabilização é encarada como uma componente essencial de qualquer obra. É evidente a importância do desenvolvimento de um projeto de impermeabilização, preferencialmente ainda antes do início da construção do imóvel. O projeto de impermeabilização deve, por isso, fazer parte dos projetos de construção de um edifício, e, como tal, deve ser pensado em sintonia com os restantes, como o projeto de arquitetura, eletricidade e paisagismo, por exemplo. 

 

A impermeabilização deve ser estudada e compatibilizada com todos os componentes de uma construção de forma a que, no futuro, não surjam falhas e ser realizada ainda na fase da estrutura do edifício, antes da aplicação dos acabamentos, para que estes não se degradem com os efeitos da humidade. Deve ser acautelada a proteção da impermeabilização logo após a sua execução, para que o decorrer dos trabalhos de finalização da construção não lhe cause danos, que podem trazer prejuízos consideráveis ao dono de obra.

 

Obra da Prudêncio – Reabilitação 9Zero9 Administração de Condomínios – Impermeabilização TPO – Sistema por colagem

 

E se detetar falhas de impermeabilização?

Apesar da importância da impermeabilização, problemas com humidade ou infiltrações continuam a surgir com frequência. Isto deve-se a diferentes motivos, como a tentativa de redução dos custos durante a fase de construção; a lacunas ao nível do conhecimento sobre esta temática por parte dos profissionais da construção civil ou, por vezes, a uma completa ausência de projetos de impermeabilização.

 

Se detetar um problema de infiltração, fuga de água ou humidade, deve procurar resolvê-lo o mais depressa possível, para minimizar as consequências do mesmo. A resolução ou prevenção destes problemas passa, incontornavelmente, pela seleção e aplicação de soluções de impermeabilização.

 

O ideal é apostar em medidas preventivas, contemplando um plano de impermeabilização e de manutenção a médio e longo prazo. Como já foi referido, na fase de projeto é necessário definir a solução adequada e responder de forma correta aos pontos singulares e aos requisitos de segurança para que estes problemas tenham uma probabilidade reduzida de algum dia virem a acontecer.

 

No caso da obra já estar concluída mas apresentar falhas, é necessário contactar profissionais competentes que sigam os procedimentos adequados e utilizem materiais com eficácia comprovada. Estes profissionais, como é o caso da Prudêncio, terão a capacidade de identificar a origem do problema e de encontrar e aplicar a solução mais adequada para o problema específico.

 

Obra da Prudêncio – Pingo Doce de Évora, Reabilitação de Cobertura Metálica

 

Entre em contacto connosco

A Prudêncio Impermeabilizações é uma empresa de referência no mercado das impermeabilizações em Portugal, com mais de 40 anos de existência. 

 

Diga-nos qual é o problema, nós encontramos a solução. Apresentamos soluções especializadas, mais eficazes a longo prazo e à medida de cada situação. Entre em contacto.

 

 

 

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top