Impermeabilização de grandes obras – Desafios e particularidades

Na Prudêncio estamos vocacionados para impermeabilização de médias e grandes obras e para a resolução de desafios complexos. Neste artigo abordaremos algumas das particularidades e desafios de trabalhar obras desta dimensão e apresentaremos algumas soluções adequadas para este tipo de trabalhos. 

 

Grandes Obras

Quando falamos de obras de grande dimensão, podemos estar a falar de diferentes áreas do setor da construção. Na Prudêncio, a nossa atuação estende-se essencialmente às seguintes: 

 

  • Área Comercial
  • Área Industrial
  • Área Urbana
  • Edifícios Públicos

 

O que estas áreas têm em comum é a dimensão e particularidades dos edifícios, que exige um conhecimento especializado e a adaptação dos nossos serviços a cada realidade, de forma a alcançarmos soluções à medida que sejam também eficientes e sustentáveis. A nossa ação foca-se na implementação de soluções de impermeabilização, com grande incidência na reabilitação de coberturas:

 

  • Impermeabilização com membranas TPO Koster 
  • Encapsulamento de fibrocimento que contém amianto
  • Coberturas Metálicas – Sistema Deck
  • Terraços e Pavimentos
  • Coberturas Ajardinadas

Obra da Prudêncio – Antes e depois da reabilitação de uma cobertura em fibrocimento, Lisboa

Desafios e particularidades

A reabilitação de grandes obras como edifícios de escolas, escritórios, centros comerciais, áreas industriais, edifícios habitacionais, entre outros, acarreta vários desafios que não acontecem em trabalhos em pequenas propriedades. 

 

Para começar, é necessário que os trabalhos sejam executados por uma equipa com know-how e experiência específica em imóveis desta dimensão e com o equipamento necessário para concluir a obra dentro do prazo definido. 

 

Em segundo lugar, este tipo de obra deixa ainda mais nítida a necessidade de um projeto de impermeabilização prévio ao arranque dos trabalhos. Idealmente este projeto deve ser desenvolvido na fase de construção, de forma a evitar gastos desnecessários no futuro, ou antes de um trabalho de reabilitação. Numa obra de grande dimensão, a ausência de um plano detalhado pode levar a falhas que irão exigir novos trabalhos de reabilitação, traduzindo-se em gastos bastante mais elevados do que se estivéssemos perante uma obra de pequena dimensão. 

 

Se pensarmos na reabilitação de um edifício público, a necessidade de um plano prende-se também com a responsabilidade de não danificar o património.

 

Em terceiro lugar, temos de pensar que existe uma maior exigência de garantia de longevidade dos trabalhos executados, uma vez que não é fácil aprovar a realização de obras desta envergadura.

 

Na Prudêncio, estamos também muito vocacionados para obras de reabilitação, para as quais propomos soluções que garantem a execução dos trabalhos de isolamento térmico e impermeabilização sem paragem do negócio ou sem interferir com o normal funcionamento dos edifícios, na maior parte dos casos.

Noutras realidades, um trabalho destes poderá provocar atrasos nas obras e paragem de negócios que, no caso de hipermercados, edifícios comerciais ou turísticos pode representar perdas avultadas de receitas e de visitantes.

 

Por fim, uma particularidade deste tipo de edifícios que tem de ser tida em conta, é que a sua dimensão permite a circulação de várias pessoas e isso cria pressão sobre o imóvel. O facto de serem edifícios utilizados para pessoas habitarem, trabalharem, estudarem, visitarem, fazerem compras, entre outras utilidades, é necessário garantir o conforto térmico e a segurança de todas essas pessoas, mesmo com um elevado nível de pressão sobre o edifício.

 

Obra da Prudêncio – Reabilitação de Coberturas, Escola Secundária de Alcochete

 

TPO PRO, o Novo produto da KÖSTER

Uma das principais preocupações quando se vai começar um projeto de impermeabilização para uma grande obra, prende-se com a escolha das soluções e materiais que se vão utilizar. A solução adequada e os melhores materiais é o que fará toda a diferença no resultado final. 

 

Em qualquer obra, incluindo as de grande dimensão, a aposta deve ser em materiais de construção ecológicos e eficientes em termos de recursos.

 

Na Prudêncio somos parceiros da KÖSTER, uma parceria que tem como base a responsabilidade ambiental, sustentabilidade e superioridade técnica. É um orgulho para nós termos a representação exclusiva em Portugal para TPO desta marca alemã de referência, cujo lema é “máxima sustentabilidade e longevidade”. 

 

Entre as suas várias soluções inovadoras, a KÖSTER desenvolveu um produto especialmente direcionado para grandes obras, o TPO PRO. Trata-se de uma membrana de poliolefinas termoplásticas especializada para coberturas com grandes áreas e que será colocada por aplicadores profissionais, como a Prudêncio. O objetivo foi reduzir ao máximo possível o custo de uma membrana de alta qualidade para coberturas.

 

Esta membrana permite a colocação direta em qualquer material de isolamento, como XPS, EPS, lã mineral ou PUR/PIR.

 

Composição especial desta membrana:

  • 100% polímero = TPO;
  • Flexibilidade na produção ao dispensar cargas minerais; 
  • Composição do material voltada para a eficiência;
  • Excelente qualidade e soldabilidade (as camadas superior e inferior são feitas do mesmo material). 

 

Caráter sustentável

  • Aproximadamente 70% da sua composição vem de polímeros pós uso comercial;
  • Vida útil prevista em cerca de 30 anos;
  • 100% Reciclável após o seu ciclo de vida;
  • Combinação de função e sustentabilidade;
  • Sem plastificantes, solventes, compostos orgânicos voláteis, cloro e halogénios;
  • Melhor utilização dos recursos e ambientalmente sustentável;
  • Grande oportunidade para um certificado DGNB de platina.

 

Entre em contacto connosco

Estamos em Braga, no Porto e em Lisboa. Entre em contacto connosco e marque uma reunião no escritório mais perto de si.

 

Algumas das nossas obras de referência

 

Ver todas aqui. 

 

Obra da Prudêncio – APTIV, Braga

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top