Oportunidades e desafios da Impermeabilização

 

 

A função óbvia e primordial das impermeabilizações de proteger a construção contra infiltrações tem a finalidade de evitar danos de várias ordens, dos acabamentos à estrutura.

 

Assim, esta solução não só evita a desvalorização do imóvel, como também a necessidade de realizar reparações dispendiosas no futuro.

 

Tendo isso em mente, consideramos importante identificar as principais oportunidades e desafios da impermeabilização.

 

 

Obra da Prudêncio no Pingo Doce de Loures - Reabilitação de cobertura metálica
Obra da Prudêncio – Pingo Doce de Loures

 

A importância da impermeabilização

A impermeabilização, técnica usada para isolar e proteger uma propriedade contra a entrada de água, é um investimento a longo prazo, no sentido em que irá valorizar os edifícios e a integridade dos seus componentes.

 

Evitando infiltrações, fugas de água, fungos, bactérias e outras complicações que implicam reparações caras e de longa duração, uma impermeabilização de qualidade preserva o valor de uma propriedade e o investimento na mesma.

 

Além disso, a impermeabilização salvaguarda os materiais das condições adversas, assegurando a longevidade dos edifícios ao proteger, entre outras, as superfícies exteriores. Por isso, a impermeabilização deve ser uma etapa fulcral aquando da construção de um imóvel.

 

Vamos descobrir, assim, algumas das principais oportunidades desta solução.

 

Oportunidades

 

A impermeabilização aumenta o valor do seu imóvel

 

A impermeabilização, nomeadamente a impermeabilização com membranas, valoriza uma propriedade, seja comercial, industrial ou urbana. Protegendo-a contra danos, que representam cerca de 20% das reivindicações de seguro realizadas pelos proprietários, esta solução, habitualmente incorporada em sistemas que incluem isolamentos térmicos, possibilita também economizar em custos energéticos

 

Em simultâneo, uma impermeabilização de qualidade aumenta a vida útil da edificação e faz com que o imóvel seja vendido de forma mais fácil e rápida.

 

Com uma propriedade mais segura e protegida, não restam dúvidas de que esta solução irá aumentar o valor do imóvel, mesmo que o objetivo final do mesmo não seja a venda.

 

 

Segurança e Bem-Estar: uma solução incontornável

 

Não há nada que se compare com a sensação de comprar uma propriedade segura e sem problemas, principalmente de infiltrações. Por isso, ao impermeabilizar um imóvel está também a garantir a sua própria segurança e bem-estar.

 

Com efeito, a impermeabilização apresenta uma série de vantagens, entre as quais as seguintes:

 

  • Prolongamento da vida útil dos imóveis;
  • Segurança económica, tendo em conta que não há prejuízo a longo prazo;
  • Proteção da propriedade;
  • Saúde para os habitantes, que não têm de viver com problemas de humidade nem têm de se preocupar com o desenvolvimento de microrganismos ou outros fungos prejudiciais;
  • Redução de custos, principalmente se se investir logo de início na impermeabilização (este investimento, quando bem feito inicialmente, tem um custo estimado entre 3% a 5% da obra, o que não acontece se for feito a meio ou depois de finalizada a obra, subindo neste caso exponencialmente o seu valor);
  • Maior segurança para o edifício, evitando a destruição dos materiais e a fragilização das estruturas;
  • Preservação da estética, porque se elimina o aparecimento de bolhas e outros sinais de degradação.

 

Prevenir danos, garantir uma manutenção simplificada, evitar riscos para a saúde e viver melhor e mais tranquilamente são razões fundamentais para impermeabilizar o seu imóvel sem pensar duas vezes.

 

Para tal, é necessário assegurar que o trabalho é feito por um especialista em impermeabilização com experiência no setor, como é o caso da Prudêncio.

 

 

Escola D. Pedro I, Alcobaça - DGEST
Obra da Prudêncio – Escola D. Pedro I, Alcobaça – DGEST

Desafios

 

Entraves à Impermeabilização: como prevenir

 

Embora a impermeabilização seja uma aposta segura e fiável do mercado para prevenir ou resolver problemas de infiltração, é preciso ter em consideração alguns desafios da mesma, como os que se seguem:

 

  • Tentativa de redução dos custos durante a fase de construção;
  • Lacunas ao nível do conhecimento desta temática por parte dos profissionais da construção civil;
  • Ausência de projetos de impermeabilização;
  • Desconhecimento do alcance dos prejuízos que podem resultar de uma impermeabilização deficiente;
  • Dificuldade na procura de profissionais que aliem um nível de resposta satisfatório a eficiência e qualidade do trabalho.

Apesar destes desafios poderem representar entraves para a impermeabilização, é essencial que os proprietários pensem neste sistema como um investimento a longo prazo.

 

Nesse sentido, é urgente pensar neste processo logo no início da construção do imóvel, para que se evitem problemas futuros que possam causar mais incómodo se não forem resolvidos antecipadamente.

 

Mediapro, Venda do Pinheiro
Obra da Prudêncio – Mediapro, Venda do Pinheiro

 

 

A Prudêncio é especialista na impermeabilização

A Prudêncio protege o seu investimento, pelo que estamos aqui para o ajudar a impermeabilizá-lo de forma correta.

 

Entre em contacto connosco para mais informações sobre a impermeabilização do seu imóvel!

 

Garantimos empenho, qualidade e eficiência!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top