Os 10 Edifícios com as melhores vistas do mundo

Há muitas formas de explorar uma cidade: percorrer as suas ruas, os seus espaços culturais, os seus restaurantes… Mas nada substitui a experiência de conhecer uma cidade vista de cima. Cada cidade tem um horizonte único e arquitetura que a define. Descubra em seguida os edifícios com as melhores vistas do mundo, de acordo com os viajantes (não continue a ler se tiver medo de alturas!):

 

 

1. Burj Khalifa – Dubai, Emirados Árabes Unidos 

O Burj Khalifa é o maior edifício já construído pelo ser humano. A sua construção começou em 21 de setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Este impressionante arranha-céus conta com 828 metros de altura e 160 andares, proporcionando uma vista de cortar a respiração. 

 

O edifício faz parte de uma complexo comercial e residencial de dois quilómetros quadrados de área chamado “Downtown Burj Dubai”, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). O arquiteto do edifício é Adrian Smith.  

 

 

2. Tokyo Skytree – Tóquio, Japão

A Tokyo Sky Tree, inicialmente designada por New Tokyo Tower,  é uma torre de radiodifusão em Sumida, Tóquio, Japão. 

 

Inicialmente, a torre deveria ter 610 metros de altura, mas o projeto foi alterado e esta passou a ter 634 metros de altura, tornando-se a mais alta estrutura do Japão e a segunda maior do mundo, atrás do arranha-céus Burj Khalifa, referida anteriormente. É também a mais alta torre do mundo.

 

A sua obra foi finalizada no dia 29 de fevereiro de 2012, tendo sido aberta ao público em 22 de maio de 2012.

 

 

3. Empire State Building – Nova Iorque, EUA

O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares localizado no centro de Manhattan, Nova Iorque, na Quinta Avenida. 

 

O telhado deste estrondoso edifício tem 381 metros de altura, mas com a sua torre de antena incluída, este chega a 443 metros. O Empire State Building manteve-se como o edifício mais alto do mundo durante quase 40 anos: desde a sua conclusão, no início de 1931, até à construção da Torre Norte do complexo original do World Trade Center, no final de 1970. 

 

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Empire State Building tornou-se novamente o edifício mais alto da cidade, até o One World Trade Center atingir uma altura maior em abril de 2012. O edifício é atualmente o quinto arranha-céus mais alto nos Estados Unidos e o 31º mais alto do mundo. 

 

O Empire State Building é um ícone cultural estadunidense. Ele foi projetado em estilo art déco e foi classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. É também uma estrutura de energia eficiente e sustentável,  sendo o edifício mais alto dos Estados Unidos com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), classificação que recebeu em setembro de 2011.

 

 

4. Old Town Hall – Praga, República Checa 

A Old Town Hall, a Câmara Municipal de Praga, localizada no centro histórico, é um dos monumentos históricos mais visitados da cidade. Ela surgiu da compra de diversas casas que existiam no local, por volta do século XIV, sendo constituída por um conjunto de 5 casas. Este magnífico edifício é reconhecido sobretudo pela sua torre em estilo gótico que abriga o histórico relógio astronómico, um dos pontos turísticos mais importantes de Praga.

 

Cerca de 80% do prédio é original, apesar dos danos sofridos no final da 2ª Guerra Mundial. Hoje em dia é possível visitar as salas da Câmara Municipal e a torre.

 

 

5. Notre Dame – Paris, França

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas no estilo gótico, com uma localização privilegiada na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena. 

 

A catedral, cuja construção foi iniciada no ano de 1163, surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor e na sua força espiritual. A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo no seu interior.

 

A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio, que provocou danos no teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.

 

 

 

6. Duomo (Santa María del Fiore) – Florença, Itália

A Catedral de Santa Maria del Fiore é o “Duomo” de Florença, Itália, e está localizada na praça homônima. A sua construção iniciou-se em 1296. 

 

Em 1971 era já a quinta igreja da Europa em grandeza, depois da Basílica de São Pedro, da Catedral de São Paulo, da Catedral de Sevilha e da Catedral de Milão. Este magnífico edifício possui 153 metros de comprimento e 90 metros de largura no transepto, enquanto o tambor da cúpula possui 54 metros.

 

 

 

7. Mesquita Al-Zaytuna – Tunis, Tunisia

Al-Zaytuna é a mesquita mais antiga na capital da Tunísia. Abrange uma área de 5.000 metros quadrados com nove entradas e tem 160 colunas trazidas das ruínas da antiga cidade de Cartago.

 

A mesquita é conhecida por sediar uma das primeiras universidades e a maior na história do Islão. Muitos estudiosos muçulmanos foram formados em Al-Zaytuna, durante mais de mil anos. 

 

 

8. Estádio Moses Mabhida – Durban, África do Sul

O Estádio Moses Mabhida é um estádio na África do Sul, construído nas margens do Oceano Índico, no local do antigo Kings Park Soccer Stadium que foi demolido em 2006.

 

A sua cobertura está ligada a um arco em forma de “y” com 106 metros de altura, que é inspirado no do Estádio de Wembley e uma referência à bandeira da África do Sul. A cobertura proporciona uma vista privilegiada sobre a cidade e as suas praias, tendo-se tornado uma popular atração turística.

 

 

 

9. US Bank Tower Building – Los Angeles, EUA

O U.S. Bank Tower é um arranha-céus de 73 andares e 310,3 metros de altura, localizado em Los Angeles, Califórnia. É o 2º maior edifício de Los Angeles e da Califórnia, e o 15º maior edifício dos Estados Unidos. Perdeu a posição de maior edifício da Califórnia, quando o Wilshire Grand Center foi concluído. 

 

O prédio é também o 3º maior edifício localizado numa grande região sísmica ativa. A sua estrutura foi projetada para resistir a um terremoto de 8.3 na escala richter. A construção começou em 1987, e foi concluída em 1989. É um dos edifícios mais conhecido de Los Angeles, aparecendo frequentemente em filmes e programas de televisão.

 

 

10. London Sky Garden – Londres, UK

20 Fenchurch Street é a morada e o nome oficial deste arranha-céus comercial que, devido a sua forma original, recebeu o apelido de Walkie-Talkie.

 

Localizado no histórico distrito financeiro da cidade de Londres, foi concluído na primavera de 2014, tendo o  seu famoso Sky Garden de três andares sido inaugurado no ano seguinte. 

 

O edifício tem 38 andares e 160 metros de altura. O Sky Garden está localizado no último andar, sendo uma área aberta ao público com visão para toda a cidade. O acesso a este é totalmente gratuito.

 

 

Confie-nos a reabilitação da sua cobertura

Somos empenhados, atentos ao detalhe e gostamos de trabalhar nas alturas. Acreditamos que o melhor lugar para ver as estrelas ou apreciar uma paisagem é no topo de uma cobertura impermeabilizada pela Prudêncio. 

 

Disponibilizamos soluções eficientes e integrais para a reabilitação de todo o tipo de coberturas. Saiba mais aqui.

 

Obra da Prudêncio
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top