Os 7 Principais problemas para os condomínios

São vários os problemas que podem afectar um edifício, quer se trate de um edifício mais antigo ou de um mais recente.

 

As empresas de administração de condomínios lidam diariamente com estes problemas, contactando diretamente com os seus efeitos nas vidas dos moradores e procurando constantemente as soluções mais eficazes para cada caso.

 

Grande parte dos problemas com os quais os condomínios contactam diretamente estão ligados a impermeabilização.

 

Neste artigo partilhamos a perspectiva dos nossos clientes Armando Ferreira e João Moreira, sócios-gerentes da empresa de Administração de Condomínios 9Zero9, sobre os principais problemas com que se deparam no seu dia a dia.

 

 

 

Os problemas mais comuns

A 9Zero9 identificou os 7 problemas mais comuns encontrados em edifícios e que se constituem como os principais desafios para as empresas de Administração de Condomínios:

 

  • Reservatórios de Água

Os problemas relacionados com reservatórios são muito comuns. As pessoas muitas vezes não fazem ideia de como é que a água lhes chega a casa. No que diz respeito ao abastecimento de água, há prédios que recebem a água diretamente da companhia e há outros prédios que funcionam com reservatório. Ambas as situações têm vantagens e desvantagens – os edifícios que têm passagem directa têm a pressão de água dependente da companhia, o que significa que se houver alguma obra de reparação e a companhia fizer cortes de água o seu abastecimento fica comprometido. Se houver um reservatório é possível manter pelo menos 2 dias a pressão da água.

 

Mas os reservatórios de água, como acontece em vários casos, podem estar em mau estado de conservação e representarem perigos para a saúde dos moradores, que podem estar a consumir água contaminada. É muito importante que seja levado a cabo o diagnóstico do reservatório e, posteriormente, a sua reabilitação.

 

A Prudêncio é chamada também para reativar reservatórios, desativados muitas vezes há vários anos, como forma a garantir a pressão de água de prédios com problemas de pressão nos últimos andares. É preciso fazer a impermeabilização desses reservatórios para que a reativação seja feita com segurança e eficácia.

 

 

Para remodelação de reservatórios, a solução de impermeabilização escolhida pela Prudêncio é o revestimento com membranas TPO certificadas.

 

“A Prudêncio apresenta uma solução de impermeabilização de reservatórios de água mais rápida, funcional e eficaz. A facilidade e rapidez de aplicação da solução da Prudêncio é uma vantagem muito importante, pois no final da obra podemos encher logo o reservatório, não há tempo de espera como há com outros materiais. Há prédios que se tiverem tempo de espera na remodelação dos reservatórios não têm pressão suficiente de água, por isso tem de ser um trabalho muito rápido. Com as soluções da Prudêncio também é tudo mais seguro – antigamente, com os materiais usados, aconteciam perfurações e contaminação da água. Para além de que a Prudêncio oferece uma garantia que é muito boa neste tipo de obras.”  9Zero9

 

 

 

  • Reabilitação de Coberturas 

Os problemas relacionados com coberturas são dos problemas mais comuns dos edifícios.

 

No caso de coberturas de fibrocimento e de telhas com amianto, verificam-se muitos casos nos quais as telhas estão podres, dando origem a infiltrações graves e a problemas térmicos. Estes problemas são frequentes sobretudo em edifícios com mais de dez, quinze anos. As coberturas com infiltrações podem levar a que os moradores tenham água a cair nas suas casas.

 

“Com a solução da Prudêncio, para além da parte de impermeabilização temos a parte térmica, pois são utilizados materiais que garantem o isolamento térmico. E é uma solução muito boa também pela garantia e pela segurança que dá o facto de ser um sistema contínuo, flexível, sem cortes. Fica tudo coberto e não deixa entrar água. Os telhados com chaminés, que com outras soluções ficariam mais vulneráveis por causa dos cortes e remates, com a solução da Prudêncio ficam revestido com a mesma tela. Isso dá-nos garantia de no futuro não haverem infiltrações.” – 9Zero9

 

VER TAMBÉM: Sabia que, na maioria dos casos, a reabilitação de coberturas com amianto é mais segura que a remoção?

 

Obra da Prudêncio

 

  • Terraços

No caso dos terraços, os problemas mais comuns são infiltrações de água. Em muitos casos chega até a chover na casa dos moradores.

 

“Os problemas de terraços e coberturas quando há problemas de infiltrações são mesmo problemas graves, que afectam muito a vida das pessoas.” 9Zero9

 

Obra da Prudêncio

 

  • Fachadas 

Muitos problemas de fachada são provocados por fraca construção. Um prédio com boa construção pode ter 20 anos e estar em boas condições, sem problemas de terraços e fachadas. Nesses casos há o desgaste natural, mas menos acentuado do que nos casos de má construção.

 

“No que diz respeito às fachadas, a qualidade de construção é fundamental. Verificamos que a queda de cerâmicas, por exemplo, que é um problema comum na cidade de Braga, ocorre em edifícios com erros de construção.”9Zero9

 

 

  • Isolamento Acústico

Também podemos considerar os problemas de isolamento acústico como sendo dos principais problemas para os condomínios. As queixas de moradores relativamente à acústica dos edifícios são muito frequentes.

 

“Este problema melhorou com a mudança de legislação, mas continua a ser frequente. É um problema que em reuniões de condomínio se fala sempre”9Zero9

 

 

 

  • Isolamento térmico

Os problemas de isolamento térmico são considerados, para os condomínios, problemas ainda mais comuns do que os de isolamento acústico. Muitos edifícios não dão garantias térmicas, o que faz com que os últimos andares se tornem muito frios.

 

“Nas obras de coberturas conseguimos fazer a parte térmica. Já a parte da acústica pode ser resolvida também individualmente por cada morador, com a colocação de tetos falsos por exemplo.”9Zero9

 

 

 

  • Humidade ascendente

A humidade ascendente é um problema encontrado sobretudo em garagens. Se no momento da construção, a drenagem não for bem feita, esse problema poderá ocorrer anos mais tarde.

 

Em zonas muito férteis em água, como prédios localizados junto a rios, nos quais as garagens estão abaixo do nível do rio, há muitos problemas relacionados com a drenagem da água. Os problemas de drenagem de água podem provocar então humidades ascendentes, que afectam, sobretudo, as paredes do edifício nos pisos inferiores.

 

“As humidades ascendentes acontecem nas zonas mais fundas, sobretudo garagens. Acontecem em pisos enterrados no subsolo em contacto com a terra – se não for feito um bom  trabalho de impermeabilização e drenagem poderão haver problemas graves de infiltração. Muitas vezes são erros de construção que estão por detrás deste tipo de problemas.”9Zero9

 

 

 

Manutenção dos edifícios

Para a 9Zero9 a manutenção é fundamental e não é realizada com a frequência devida.

 

“A manutenção dos edifícios devia ser feita de 8 em 8 anos. As pessoas não fazem manutenção preventiva. Os moradores deviam focar-se mais na prevenção do que só na resolução quando o problema já está numa fase grave. Não temos essa cultura da prevenção.” 9Zero9

 

Felizmente, esta é uma tendência que parece estar a mudar, aumentando a preocupação com a desvalorização dos imóveis.

 

“Começa-se a ver a tendência a mudar, as pessoas que compram bens agora já olham mais como investimento e tentam proteger mais os edifícios, proteger esse investimento.”9Zero9

 

 

 

A procura das melhores soluções

As empresas administradoras de condomínios lidam diariamente com a reabilitação de edifícios e com problemas que são fruto das técnicas e materiais usados no passado e de negligências durante a fase de construção. Cabe às empresas administradoras de condomínios procurar as melhores soluções de reabilitação.

 

“Antes a administração de condomínio apresentava aos moradores 3 orçamentos, essa era uma prática corrente. Agora já não estamos a fazer isso. Podem haver casos nos quais apresentamos apenas um orçamento – o da Prudêncio – que é quem nos apresenta a melhor solução de coberturas, e nos dá a garantia de que os edifícios vão ficar bem servidos.

Os moradores às vezes perguntam-nos porquê que têm só um orçamento e nós respondemos que esse orçamento é o que nós recomendamos pela solução em si e porque não conhecemos mais empresas que façam este trabalho com a mesma eficácia.”9Zero9

 

No caso da 9Zero9, por vezes, uma comissão de moradores é convidada a visitar uma obra para ver de perto a solução proposta.

 

 

“O que fazemos algumas vezes é levar as pessoas a uma obra já feita e conseguimos convencer as pessoas de que essa é a melhor solução. Tivemos o caso de um prédio onde a administração anterior já tinha apresentado a solução “sandwich” para a cobertura e que quando tomamos posse dissemos que deviam conhecer a solução da Prudêncio, que para além de ser mais eficaz, era ligeiramente mais económica (por não haver a remoção do telhado antigo – é tudo aplicado sobre o mesmo). Criámos uma comissão de moradores que levámos a essa obra onde já tinha sido aplicada a cobertura TPO. Os moradores ficaram convencidos e foi essa a solução aplicada.” 9Zero9

 

Parte do trabalho das empresas Administradoras de Condomínios é a procura das novas soluções que há no mercado. É preciso estar constantemente atento à inovação e analisar a eficácia de todas as soluções a longo prazo.

 

“Quando os moradores desconhecem as soluções e já estão com outra solução em mente, têm dificuldade em aceitar novas propostas. Nós estamos sempre mais à frente e atentos a novas soluções e foi por isso que começamos a trabalhar com a Prudêncio.”9Zero9

 

Soluções Prudêncio

 

 

Factores que as empresas de Administração de Condomínios têm em consideração na procura de soluções:

 

  • Garantia
  • Provas de eficácia
  • Soluções a longo prazo – relação custo/benefício
  • Especialização e experiência

 

A Prudêncio apresenta soluções especializadas, mais económicas e mais eficazes a longo prazo. Descubra as nossas condições especiais para condomínios.

Contacte-nos. 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top