Os tipos de coberturas verdes: extensivas, semi-intensivas e intensivas

 

 

Quando falamos em sustentabilidade no âmbito da construção ou de edifícios sustentáveis, as coberturas verdes – consideradas as “impressões digitais” das cidades em crescimento e em constante evolução – têm um papel importante.

 

Contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas, as coberturas verdes enquadram-se em três categorias principais: extensivas, semi-intensivas e intensivas.

 

Continue a ler o artigo e descubra quais as diferenças entre estas três categorias e as suas vantagens.

 

 

As coberturas verdes são as “impressões digitais” das cidades

 

A importância das coberturas verdes

As coberturas verdes, cada vez mais essenciais no setor da construção, são constituídas por uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização que é, por sua vez, instalado no topo de um telhado plano ou ligeiramente inclinado.

 

Também conhecidas como coberturas ajardinadas ou telhados verdes, as coberturas verdes contribuem para a identidade de um determinado local, uma vez que dão vida a edifícios individuais e a zonas urbanas inteiras, contribuindo para uma construção sustentável.

 

A sua capacidade de regeneração do oxigénio, a atenuação do efeito de ilha de calor e a sua contribuição para o revestimento térmico tornam as coberturas verdes prioridades para arquitetos e urbanistas aquando da conceção de um edifício.

 

 

Razões pelas quais deve apostar em coberturas verdes

Além do impacto visualmente agradável e apelativo, as coberturas verdes oferecem benefícios inigualáveis, quer sejam de ordem ecológica, quer sejam de ordem económica.

 

Assim, podemos enumerar algumas vantagens ecológicas:

 

  • Aumento da retenção de água;
  • Melhoria do microclima urbano;
  • Retenção de partículas de poeira tóxicas;
  • Melhoria do isolamento acústico;
  • Aumento da esperança de vida.

 

Da mesma forma, podemos elencar benefícios económicos das coberturas verdes:

 

  • Maior poupança de água e redução do desperdício da água das chuvas;
  • Redução dos custos com a manutenção dos edifícios;
  • Redução dos custos energéticos;
  • Aumento do espaço útil.

 

Agora que conhecemos melhor algumas das principais vantagens das coberturas verdes, vamos ficar a conhecer melhor as suas características.

 

Além do impacto visualmente agradável e apelativo, as coberturas verdes oferecem benefícios inigualáveis

 

Coberturas extensivas, semi-intensivas e intensivas: O que as distingue?

Os primeiros jardins em coberturas apareceram nas antigas civilizações do Rio Tigre e Eufrates, como os jardins suspensos da Babilónia no século VII e VIII antes de Cristo. Os Romanos também aplicaram este sistema em alguns dos seus edifícios.

 

O surgimento de novas técnicas construtivas que generalizaram o uso de coberturas planas com capacidade para suportar maiores cargas permitiu a expansão das coberturas ajardinadas.

 

De uma forma geral, são reconhecidas três categorias de coberturas verdes.

 

 

Coberturas Verdes Extensivas

As coberturas verdes extensivas apresentam-se como uma alternativa ecológica à proteção da superfície convencional, como gravilha, godo ou betonilha. Além de serem mais leves, têm uma reduzida altura de construção, com uma espessura máxima de substrato de 15 cm e sendo o peso do conjunto substrato/vegetação geralmente inferior a 120kg/m2.

 

Esta cobertura é considerada a mais simples. Nela predominam plantas que crescem da forma mais natural possível e que necessitam de pouca água, como as suculentas e as herbáceas perenes, podendo-se dispensar a rega e a poda frequente. Neste sentido, a necessidade de manutenção também é reduzida.

 

 

Coberturas Verdes Semi-Intensivas

Uma cobertura verde semi-intensiva é constituída, essencialmente, por plantas herbáceas, pequenos arbustos e plantas aromáticas. Contrariamente às coberturas extensivas, em que a vegetação segue o seu processo natural de crescimento, este tipo de cobertura permite que o arquiteto paisagista e o cliente possam escolher a plantação consoante as suas necessidades e desejos.

 

A espessura do substrato varia entre os 15 e 30 cm e os elementos de drenagem deverão ter uma capacidade maior de retenção de água. No que diz respeito à manutenção, esta é moderada e deve assegurar uma correta evolução da vegetação, bem como um desempenho eficiente dos sistemas de drenagem e rega.

 

 

Coberturas Verdes Intensivas

As coberturas verdes intensivas são as que mais se podem comparar a um jardim convencional. Acessíveis e com várias funções, estas coberturas precisam de uma configuração mais profunda do sistema, com maior capacidade de retenção de água.

 

Além disso, e visto que pode incluir arbustos, árvores, lagos e uma grande variedade de ecossistemas, a manutenção deve ser regular.

 

Em suma, as coberturas verdes extensivas são as mais comuns, apresentando uma camada de substrato menos profunda. Consequentemente, representam uma menor carga para o edifício.

 

Podemos concluir ainda que um saudável crescimento e desenvolvimento da vegetação em coberturas verdes está relacionado com a seleção adequada de diferentes espécies vegetais, assim como das necessidades de irrigação e monitorização da vegetação.

 

 

São reconhecidas três categorias de coberturas verdes

 

 

Coberturas de alto desempenho e com longevidade garantida

Está à procura de aconselhamento profissional para o seu projeto, mas não sabe por onde começar? A Prudêncio ajuda-o em todo o processo – desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde –, primando por materiais e processos amigos do ambiente.

 

Nesse sentido, e sempre que nos é possível, aconselhamos os nossos clientes a adotar coberturas verdes na renovação do edifício ou a integrá-las em novos projetos.

 

Entre em contacto connosco para saber mais sobre as nossas soluções!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top