Porquê uma cobertura verde? (4 projetos que precisa de conhecer)

 

Não há nada mais agradável do que adicionar um toque de verde a um centro urbano

 

Seja para uso recreativo ou para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores, as coberturas verdes motivam cada vez mais os proprietários a investirem nesta solução.

 

Destacamos quatro projetos muito interessantes que vale a pena conhecer.
Continue a ler o artigo e inspire-se!

 

 

 

 

Cada vez mais populares

Se nunca ouviu falar deste tipo de estrutura vai, com certeza, ficar surpreendido com todas as vantagens que apresenta.

 

Mas o que é uma cobertura verde? Muito brevemente, trata-se de uma instalação permanente, criada com elementos vegetais concebidos para fazer parte da estrutura do edifício.

 

As coberturas verdes acrescentam beleza aos meios urbanos, ajudando a diminuir o impacto sobre o ambiente na redução das temperaturas no telhado, arrefecendo o edifício e o ambiente urbano circundante.

 

Apresentam, ainda, alguns efeitos benéficos sobre a saúde das pessoas uma vez que ajudam a filtrar o ar, reduzem o ruído ambiente, recolhem e filtram as águas pluviais e contribuem para a biodiversidade.

 

Para além disso, todas as coberturas verdes incluem algumas características importantes, tais como impermeabilização, isolamento e drenagem para garantir que a estrutura fique segura e livre de danos.

 

Por todos estes motivos, cidades por todo o mundo não escondem a admiração por esta solução.  Hamburgo e Chicago são duas cidades exemplo que apostam neste tipo de estrutura e oferecem incentivos financeiros para que as construções, tanto residenciais como comerciais, façam este tipo de investimento. 

 

 

 

Melhoram o ambiente urbano

Urbanistas e arquitetos procuram dar um novo valor ao papel dos edifícios no planeamento urbano. Considerando o efeito ilha de calor urbano e a gestão das águas pluviais, as coberturas verdes ganham cada vez mais a atenção do mundo da construção.

 

Está comprovado que esta solução ajuda a triplicar a esperança de vida do telhado, resultado dos materiais utilizados.  Não obstante, por força de todos estes benefícios as coberturas verdes aumentam substancialmente os valores dos imóveis.

 

Existem imensas oportunidades de utilização inerentes a esta solução! Seja como jardins comunitários ou espaços recreativos, as coberturas verdes introduzem mudanças significativas visuais mas também ao nível do bem estar e qualidade de vida. 

 

Agora que conhecemos melhor algumas das principais vantagens, vamos descobrir quatro desses exemplos por este mundo fora!

 

 

 

1. California Academy of Science, São Francisco

Inspirado nos arredores do Golden Gate Park e nas colinas de São Francisco, o arquiteto Renzo Piano projetou este novo edifício, concluído em 2008, que alberga aproximadamente 1,7 milhões de plantas nativas.

 

Com um forte compromisso com a sustentabilidade e a promoção da biodiversidade, o projeto inclui ainda a instalação de estações de veículos recarregáveis ​​e painéis solares por toda a estrutura.

 

California Academy of Science, São Francisco


2. City Hall, Chicago

Como solução para a falta de espaços verdes na cidade foi criada, em 2000, a Iniciativa Urban Heat Island que tem como objetivo testar os benefícios das coberturas verdes na temperatura do ar, qualidade do ar, e absorção de águas pluviais. 

 

Um perfeito exemplo disso foi o jardim criado na cobertura da Câmara Municipal. Este projeto incluiu uma grande variedade de plantas, arbustos e árvores de tamanho médio e veio comprovar que esta solução não só ajuda a reduzir o efeito da Ilha de Calor Urbano mas também melhora a qualidade do ar e ajuda a reter uma grande quantidade da água das chuvas reduzindo os consumos de água e energia do edifício!

 

 

City Hall, Chicago

 

 

3. Mountain Equipment Co-op, Toronto

Conhecida pelo seu enfoque na sustentabilidade social, ambiental e económica, a loja comercial MEC é muito popular em Toronto não só pelos equipamentos de exterior, vestuário e de campismo de qualidade mas também pelo magnífico telhado verde composto por plantas indígenas de prados, flores e gramíneas que não exigem uma rega frequente.

 

Instalado em 1998 e, sincronizado com o ambiente urbano, este projeto veio maximizar a eficiência do edifício e minimizar os impactos ambientais. Mais de 20 anos depois continua a despertar muita curiosidade!

 

Mountain Equipment Co-op, Toronto

 

 

 

4. Nomura, Angel Lane, Londres

Com vista para o Tamisa e com um tamanho que equivale a oito campos de ténis, o edifício da  empresa japonesa de serviços financeiros Nomura Group alberga um jardim no 6º andar com canteiros, sebes, plantas herbáceas, samambaias, ervas e gramíneas, uma horta e mesas de piquenique para os restaurantes adjacentes. 

 

Este espaço está aberto aos funcionários e clientes e oferece paisagens deslumbrantes sob a cidade de Londres.

 

 

 

Uma utilização eficaz e prática do espaço

Os projetos que pudemos conhecer demonstram o valor social das coberturas verdes. O acesso a estes espaços pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao mesmo tempo que se promove a biodiversidade no cultivo de uma maior variedade de plantas.

 

Os argumentos para impulsionar este tipo de investimento são muitos mas, mais importante ainda, está a implementação de uma solução integral que cumpra todos os requisitos de saúde e segurança.

 

Desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde, a Prudêncio é um parceiro que o ajuda em todo o processo privilegiando materiais e processos ambientalmente responsáveis.

 

Sempre que possível, aconselhamos os nossos clientes a adotar coberturas verdes na renovação do edificado existente ou a incluí-las em novos projetos.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contacto connosco!

 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top