Quais são as principais falhas nos sistemas de impermeabilização?

Grande parte dos problemas que podem ocorrer num edifício – como humidade, infiltrações, problemas na qualidade da água, entre outros – são consequência de falhas nos sistemas de impermeabilização. Mas quais podem ser estas falhas? E como as podemos resolver? Continue a ler para saber mais e descubra como pode proteger o seu imóvel e a sua saúde. 

 

A impermeabilização deve funcionar como uma barreira, que evita a infiltração de água nas estruturas do imóvel. Se tal não estiver a acontecer, é preciso proceder à identificação da falha e à reabilitação, antes que mais patologias apareçam. Conheça as falhas mais comuns abaixo. 

 

Inexistência de um projeto de impermeabilização

A impermeabilização deve ser encarada como uma das principais etapas do processo de construção de um imóvel. Basta pensarmos que os problemas relacionados com falhas de impermeabilização são dos principais factores de risco para as estruturas de um imóvel, podendo diminuir grandemente o seu tempo de vida, e colocar em perigo os seus moradores. 

 

Por outro lado, ao morar num edifício com problemas de impermeabilização num reservatório, por exemplo, poderemos estar a consumir água contaminada e a desenvolver doenças respiratórias, entre outros problemas graves.

 

Apesar destas ameaças, por vezes é cometido o erro de não dedicar tempo suficiente ao desenvolvimento de um projeto de impermeabilização, ainda na fase de construção do imóvel.

 

Esta é das primeiras falhas que pode levar ao aparecimento posterior de patologias e à necessidade de reabilitação.

 

 

Erros na escolha do sistema de impermeabilização

Nem todos os elementos e áreas de um edifício estão expostos ao mesmo tipo de ameaça, nem requerem a mesma solução de impermeabilização. Seja na fase de projeto, seja numa obra de reabilitação, é essencial saber encontrar a solução certa para cada necessidade.

 

Como existem diferentes tipos de situações em obra, o mercado disponibiliza produtos e técnicas específicas para cada caso.

 

Uma das falhas mais comuns encontrada em sistemas de impermeabilização é a escolha do produto ou da solução errada. Por esta razão, é essencial trabalhar com profissionais experientes, com um conhecimento profundo de diferentes soluções de impermeabilização disponíveis. 

 

 

Obra da Prudêncio – Pingo Doce de Évora, Reabilitação de Cobertura Metálica

 

 

Erros na aplicação das soluções 

Para além da escolha de um sistema de impermeabilização não adequado, também podem ocorrer situações nas quais, sendo o sistema adequado para o problema em causa, a sua aplicação não é feita corretamente.

 

Isto acontece quando as soluções são aplicadas por pessoas, empresas ou profissionais não especializados e sem experiência, que não seguem as recomendações dos fabricantes e as normas de aplicação de cada solução. 

 

Estes erros podem reduzir significativamente o tempo de vida útil de um material de boa qualidade ou a eficácia de todo o sistema. O que acontece então é que, frequentemente e de forma errada, é a qualidade do material e o fabricante que são postos em causa e não a equipa que executou o trabalho. 

 

A complexidade e exigência de rigor da aplicação de soluções de impermeabilização tornam essencial que se confie apenas em profissionais especializados, competentes e experientes.

 

Obra da Prudêncio – Durante os trabalhos de reabilitação de um reservatório com aplicação de membranas Koster TPO Aqua

 

Uso de materiais de fraca qualidade

Na escolha dos materiais de impermeabilização, é necessária uma avaliação criteriosa da relação preço-qualidade. 

 

Escolher um material de qualidade inferior pelo seu preço mais baixo pode parecer um bom negócio num momento inicial, mas revela-se um negócio desastroso a médio e a longo prazo, à medida que vai sendo necessário investir em reparações e manutenções frequentes, ou que se avolumam os prejuízos decorrentes das infiltrações. 

 

A escolha de materiais de má qualidade é um dos principais fatores de redução do tempo de vida útil de um sistema de impermeabilização. 

 

No caso de edifícios de empresas ou fábricas, é necessário considerarmos também os custos indiretos decorrentes da paragem desses negócios, caso esta seja necessária para a execução dos trabalhos de reparação.

 

Obra da Prudêncio – Escola Secundária de Alcochete, Reabilitação de cobertura com membranas de impermeabilização

 

Confie em profissionais especializados e experientes

Na Prudêncio contamos com mais de 40 anos de experiência a encontrar as melhores soluções de impermeabilização.

 

Estamos vocacionados para trabalhos complexos e obras de grande dimensão e orgulhamo-nos de ter a representação exclusiva em Portugal para TPO da marca alemã KÖSTER, que se distingue no mercado pela qualidade das suas soluções. 

 

Já realizamos obras por todo o país e a sua pode ser a próxima. Entre em contacto connosco e agende uma reunião sem compromisso. 

 

 

VEJA TAMBÉM: Membranas de Impermeabilização TPO da KOSTER

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top