Obra de reabilitação de cobertura – Entrevista CEO Zeugma

 

Em Abril, terminamos mais um projeto de reabilitação de uma cobertura metálica.
Esta obra incidiu sobre a unidade industrial da Zeugma, em Mafra, uma empresa fornecedora de soluções industriais inovadoras e customizadas ao nível da maquinaria, equipamentos, sistemas e serviços.

 

Descubra como decorreu todo o projeto e perceba melhor a importância desta solução no artigo abaixo numa entrevista cedida por Raul Espírito Santo, Chairman & CEO na Zeugma.

 

Obra da Prudêncio – Reabilitação de cobertura, Zeugma
Obra da Prudêncio – Reabilitação de cobertura, Zeugma

 

 

Sobre a Zeugma – TSI, S.A.

A Zeugma produz soluções industriais inovadoras, nomeadamente máquinas industriais, equipamentos, sistemas e serviços, com grande competência tecnológica em automação, controlo de processos, robótica industrial, tecnologias de informação industrial e engenharia mecânica.

 

Produz várias gamas de aplicação de tecnologia e configuração de sistemas, como linhas de produção totalmente automáticas, incluindo plataformas robóticas, para grandes marcas da indústria automóvel, conhecida pela sua dinâmica própria, onde a eficiência, a flexibilidade e a tecnologia de ponta são fatores importantes para a sua competitividade.

 

 

Unidade Industrial da Zeugma, Mafra

 

A indústria de componentes eletrónicos e do papel e embalagem são outras áreas com um alto nível de evolução e exigência para as quais a Zeugma fornece soluções industriais personalizadas.

 

A Zeugma cria, projeta e implanta soluções industriais há mais de 20 anos e tem parcerias com empresas e instituições como a Siemens, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a Kuka, a Afry, o Cenfim, entre outras.

 

À equipa da Prudêncio causou uma grande motivação poder servir uma empresa com a exigência da Zeugma.

 

Unidade Industrial da Zeugma, Mafra
Unidade Industrial da Zeugma, Mafra

 

 

Concurso e Seleção

Com uma posição consolidada a nível mundial foi com natural exigência que a Zeugma escolheu criteriosamente a empresa que viria a ser selecionada para a realização da reabilitação da cobertura do seu edifício num processo de concurso que se revelou bastante disputado e minucioso.

 

Neste sentido, e após várias reuniões de esclarecimento técnico, a Prudêncio foi selecionada para realizar a reabilitação da cobertura metálica em painel sanduíche.

 

 

Objetivos e processos

A reabilitação da cobertura tinha como principal objectivo a eliminação dos vários pontos de entrada de água que existiam nas instalações e, simultaneamente, melhorar a eficiência térmica do edifício.

 

Além disso, foi realizado um correto remate em todo o perímetro, na ligação com a fachada, que tinha sido reabilitada anteriormente com o sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), também conhecido por “Cappotto”. 

 

Este remate era inexistente, o que colocava em causa a integridade do sistema ETICS da fachada tendo, por isso,  a solução de reabilitação da Prudêncio previsto a aplicação de um perfil de remate com efeito pingadeira em aço laminado a TPO numa das faces. Este perfil é inserido no sistema de forma contínua e estanque, suprimindo as juntas e as fixações à vista dos tradicionais remates metálicos.

 

Além de algumas particularidades e acessórios, o sistema de reabilitação aplicado pela Prudêncio tinha como principais componentes a aplicação de placas de isolamento térmico PIR (poliisocianurato) e a membrana de TPO 1,5 da Köster, com qualidades já demonstradas e apresentadas em vários artigos que pode consultar no nosso blogue.

 

Obra da Prudêncio – Reabilitação de cobertura, Zeugma
Obra da Prudêncio – Reabilitação de cobertura, Zeugma

 

Entrevista

 

O que levou a Zeugma a querer investir num projeto de reabilitação de coberturas? 

Raúl Espírito Santo:  A principal motivação para este investimento esteve relacionada com alguns problemas de infiltrações e dificuldades técnicas da cobertura para eliminar as referidas infiltrações com eficácia.

 

Após um processo de concurso disputado e minucioso, por que motivos escolheu a Prudêncio? 

R.E.S.: A escolha da Prudêncio foi baseada na análise de valor. A Prudêncio apresentou a proposta com melhor valor em termos de materiais a aplicar, peso da solução sobre a estrutura da cobertura, garantia de qualidade e preço competitivo.

 

Em que aspectos o sistema de reabilitação aplicado pela Prudêncio trouxe resultados mais eficientes em relação às outras propostas no mercado?

R.E.S.: Características dos materiais utilizados com melhor desempenho do que os concorrentes.

 

Um projeto desta natureza pode apresentar algumas exigências particulares. Quais foram os principais desafios enfrentados? 

R.E.S.: A parte logística de materiais e a gestão das tarefas em função das condições climatéricas.

 

Quais os principais objetivos traçados e que problemas foram resolvidos? 

R.E.S.: O principal objetivo era erradicar as infiltrações e aumentar o desempenho térmico da cobertura.

 

Como vê a evolução e o impacto que esta reabilitação trouxe para o seu negócio? 

R.E.S.: O principal impacto, para além dos danos que as infiltrações estavam a provocar ao longo do tempo, degradando progressivamente partes da cobertura, está relacionado com o conforto térmico e a consequente optimização do consumo de energia.

 

Quais os principais resultados alcançados até ao momento?

R.E.S.: Eliminação de infiltrações e conforto térmico.

 

Como descreveria a sinergia/dinâmica entre a Prudêncio e a Zeugma durante todo o processo?

R.E.S.: Os trabalhos foram desenvolvidos com rigor e de acordo com o planeado, cumpriram e fizeram cumprir as normas de segurança e responderam proativamente sempre que solicitado.

 

Como decorreu o processo das obras considerando que este tipo de reabilitação é realizada sem interromper o seu negócio ou atividade? 

R.E.S.: Foi relativamente pacífica para além de algum barulho devido a operações específicas do trabalho realizado.

 

Sendo a Zeugma uma empresa que pensa “verde” e sendo esta uma das principais vantagens desta solução construtiva, de que forma este projeto de reabilitação permite reduzir o impacto da vossa atividade sobre o ambiente? 

R.E.S.: Para além dos materiais utilizados na solução seguirem e cumprirem com boas práticas ambientais, esta solução permitir-nos-á aumentar o conforto no interior do edifício que resultará num aumento de eficiência das pessoas, especialmente no verão. No inverno irá também permitir ganhos de eficiência energética.

 

 

 

Entre em contacto

Com mais de 40 anos de experiência no mercado da reabilitação de coberturas em Portugal, reabilitamos todo o tipo de cobertura por todo o país. A sua obra pode ser a próxima! 


Ajudamos ao longo de todo o processo de decisão, na avaliação de risco, verificação do grau de degradação do material e na identificação da melhor solução.

Peça já um orçamento.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top