Tendências na habitação e construção aceleradas pela Pandemia
A pandemia veio mudar a forma como vivemos e acelerar algumas tendências habitacionais que já vinham a ser implementadas gradualmente. Os seus efeitos provocaram um aumento na procura de moradias e na valorização de habitações com áreas exteriores e interiores maiores.
Descubra no artigo abaixo as principais tendências e de que forma o mercado tem respondido aos diferentes desafios.
Conforto e funcionalidade
A procura por mais conforto, contacto com o exterior e isolamento adequado para o trabalho remoto vieram alterar a forma como as famílias percecionam a “casa ideal” e acelerar hábitos no mercado da construção civil, quer em renovações, quer em novas construções. O setor procura, assim, responder às necessidades emergentes dos clientes, garantindo o bem estar e conceção de espaços multifuncionais.
A crescente consciência dos espaços e da importância dos mesmos levou as pessoas a procurar, cada vez mais, unir as áreas comuns e privadas para promover o bem estar e harmonia entre toda a família nas diferentes necessidades ao nível do trabalho, descanso e lazer. As residências são vistas e preparadas sobretudo para o uso comum de todos os residentes e isso passa, muitas vezes, pela integração de diferentes espaços como a cozinha e a sala de estar. Os espaços privados passaram a ser mais valorizados devido à crescente necessidade na sua utilização diária.
O confinamento, provocado pela pandemia da Covid-19, veio também alterar o entendimento das famílias em relação à necessidade de contacto com a natureza e o exterior. As pessoas começaram a sentir mais falta desse contacto e, por isso, a optar por casas com jardim ou apartamentos com terraços ou varandas.
Adicionalmente, o teletrabalho, já impulsionado por algumas empresas, começou a ganhar mais peso e nota-se uma maior valorização por espaços privados e devidamente preparados para a realização do trabalho a partir de casa, garantindo um afastamento da rotina diária. Neste sentido, começam a surgir mais soluções práticas para a criação de um escritório em casa sem comprometer o espaço existente, isto é, novas ideias de design mobiliário e arquitetura e desenvolvimento de escritórios pré-fabricados.
Neste sentido, as renovações e novas construções do setor começam a ter estas necessidades como prioridade na elaboração e execução de novos projetos acelerados pela situação vivida em contexto de pandemia. Também o setor imobiliário explora as novas oportunidades, registando-se efeitos na oferta, na procura e nos preços que se têm mantido estáveis.
Construções modulares
As casas pré-fabricadas têm registado uma procura crescente enquanto solução rápida e versátil para a falta de espaço e procura de uma segunda residência que privilegie o contacto com o exterior. Adicionalmente, por se tratar de uma solução alinhada com princípios ambientais, torna-se numa opção com bastante potencial para a auto sustentabilidade em comparação com as soluções convencionais.
Para além de ser uma opção provavelmente mais económica, requerendo menos tempo na sua concretização em relação a um imóvel tradicional, este tipo de construção pode servir diferentes necessidades e ser usado em contexto de escritório, escola, ginásio ou simplesmente um quarto extra.
Sustentabilidade e espaços verdes
Com a nova realidade impulsionada pelo contexto pandémico crescem também as necessidades por espaços mais verdes e amplos, sobretudo nas zonas urbanas e uma maior procura por soluções e projetos sustentáveis amigos do ambiente.
Os clientes começam a valorizar cada vez mais a relação com a natureza e isso tornou-se num fator determinante na hora de tomar decisões, conscientes de que se trata de um investimento a longo prazo que lhes trará poupanças no futuro.
Os clientes passaram a requerer planos de construção e renovação energeticamente mais eficientes, que assegurem a utilização de materiais e práticas mais sustentáveis minimizando o impacto no ambiente. Soluções essas como a implementação de coberturas ajardinadas, soluções de isolamento térmico e utilização de produtos com baixas emissões para o meio ambiente.
A indústria da construção tem, por isso, privilegiado soluções mais conscientes e inofensivas para o meio ambiente, que respondam aos desafios impostos pela valorização da sustentabilidade.
Entre em contacto connosco
As indústrias da construção e imobiliária estão a moldar-se às novas necessidades e requisitos do mercado num processo contínuo de reinvenção e renovação justamente para oferecer soluções aos desafios emergentes.
Sabia que, com a Prudêncio, pode desfrutar do prazer do contacto com a natureza na sua habitação na cidade? A nossa equipa especializada desenvolve soluções integrais, desde o sistema de impermeabilização, isolamento e drenagem ao projeto e realização do jardim ou espaço verde.
Quer saber mais sobre esta e outras soluções que asseguram conforto, sustentabilidade e funcionalidade? Entre em contacto connosco!