Como deixar a casa fresca no verão? Confira estas 5 dicas!

 

 

O verão está à porta e as temperaturas já começam a subir. Se os dias convidam a praia, a piscina ou as atividades ao ar livre, estas mesmas temperaturas também podem tornar a casa num verdadeiro “forno”.

 

Porém, há pequenos pormenores que fazem a diferença quando pretendemos manter a casa fresca em dias quentes.

 

Por isso, trazemos-lhe algumas dicas e truques para amenizar o calor dentro de casa, deixando-a mais confortável e acolhedora.

 

Continue a ler o artigo para preparar a sua casa para a estação mais esperada do ano.

 

 

Como deixar a casa fresca no verão?

 

1. Coberturas verdes: um “must-have” na sua casa

Mais do que uma tendência, as coberturas verdes – também conhecidas como coberturas ajardinadas – são uma solução sustentável e eficiente, que tem sido adotada em diversas partes do mundo.

 

As coberturas verdes ou telhados verdes são compostas por uma camada de vegetação plantada sobre um sistema de impermeabilização que é instalado no topo de um telhado plano ou ligeiramente inclinado.

 

Além do impacto visual, esta solução permite a redução das temperaturas no telhado, ajudando a arrefecer o edifício e o ambiente urbano circundante, sendo uma mais valia para qualquer casa, essencialmente no verão.

 

Mas se as coberturas verdes são essenciais para garantir um clima mais agradável, os espaços verdes dentro de casa também o são. As plantas ajudam a humedecer o ambiente, fazendo com que a temperatura no interior da sua habitação baixe.

 

Se forem colocadas nas fachadas sob forma de jardim vertical, as plantas servem também de parapeito contra o sol e melhoram o isolamento.

 

 

Coberturas verdes

 

 

2. Aposte no isolamento térmico

Uma outra forma de deixar a casa fresca no verão é através do isolamento térmico. Quando pensamos em isolamento, lembramo-nos imediatamente do inverno e em manter o calor dentro de casa, mas o mesmo se aplica no verão para manter o calor afastado da habitação.

 

Além disso, não necessita de recorrer a equipamentos de climatização, como é o caso dos sistemas de ar condicionado.

 

Por exemplo, um bom isolamento de portas e janelas é a regra fundamental para não deixar entrar temperaturas indesejadas em sua casa, sejam frias ou quentes.

 

 

3. Invista em vidros de proteção solar

Qualquer casa pode ser equipada com vidros ou películas de proteção solar. Diminuindo a entrada de calor para o interior da casa, estes conseguem também bloquear a entrada de raios UV.

 

Desta forma, a temperatura mantém-se sempre agradável e reduzem-se custos com a energia, visto que não é preciso recorrer a iluminação artificial ou a equipamentos de climatização.

 

 

4. Prepare o seu terraço e a sua varanda para o calor

O espaço exterior da sua casa também merece atenção, nomeadamente se reunir aqui amigos e família no verão. Aproveite ao máximo o seu terraço e a sua varanda e desfrute do sol durante o dia e da brisa fresca ao fim da tarde. Invista em espreguiçadeiras, mesas, plantas e cadeiras, mas não se esqueça também da manutenção e da impermeabilização.

 

Numa única solução, a Prudêncio une a estética e a funcionalidade para criar espaços seguros que proporcionam qualidade, bem-estar e segurança, através da reabilitação de terraços com o acabamento final de pavimentos flutuantes em lajetas, solução que também inclui isolamentos térmicos eficazes.

 

A utilização desta solução apresenta vantagens valiosas para qualquer obra ao nível da funcionalidade, dado que permite que a superfície do pavimento esteja sempre seca, garantindo conforto à fruição dos terraços e uma maior proteção ao sistema de impermeabilização.

 

 

Prepare o seu terraço e a sua varanda para o calor

 

 

5. Faça um projeto de casa bem ventilado

A ventilação natural tem um enorme impacto na temperatura. Por isso, quando estiver a fazer o projeto da sua casa escolha bem os materiais. 

 

Grandes portas deslizantes e janelas bem posicionadas são exemplos de boas escolhas no que diz respeito à temperatura da casa, pois mantêm o ar fresco a fluir.

 

Além de fresca, a sua casa será mais económica e energeticamente eficiente.

 

 

Outras recomendações importantes para preparar a sua casa para o verão

Apesar das importantes dicas mencionadas acima, existem outros cuidados que pode ter em consideração para que a sua casa seja um espaço mais aprazível e acolhedor no verão.

 

  • Deixe as janelas, estores, portas e cortinas fechadas durante as horas de maior calor;
  • Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas ou LED (estas lâmpadas consomem menos energia e, por isso, libertam menos calor);
  • Evite usar o forno ou cozinhar refeições demoradas;
  • Aposte em paredes claras, pois estas absorvem menos luz e tornam os ambientes mais frescos (o mesmo se aplica às roupas que usa);
  • Desligue os eletrodomésticos sempre que não os estiver a utilizar;
  • Deixe a brisa noturna entrar;
  • Invista em pisos que podem refrescar, como é o caso dos pisos de cerâmica e pedra;
  • Evite tomar banhos demorados durante o dia e reduza o uso de máquinas de lavar e de secar para evitar a propagação de vapor, que causa humidade e calor;
  • Invista em janelas com vidros duplos, pois são uma mais-valia no que toca à manutenção de uma temperatura estável dentro de casa.

 

Pequenos cuidados como os que lhe sugerimos podem ajudar a tornar a sua casa fresca em dias quentes, fazendo com que seja um prazer voltar para casa no fim de um dia de calor.

 

Comece já a aplicar estas dicas e aproveite o melhor do verão e a frescura do lar.

 

 

Saiba mais sobre a Prudêncio Impermeabilizações

A Prudêncio aplica sistemas de impermeabilização com isolamentos térmicos incorporados.

 

Adaptamos os nossos serviços a todos os desafios que nos apresentam e propomos soluções à medida: personalizadas, eficientes e sustentáveis. 

 

Entre já em contacto connosco!

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*
    EMAIL*
    CIDADE*
    TELEFONE*
    MENSAGEM*

    Top