Porque é a impermeabilização uma garantia de segurança?

 A segurança do edifício a médio e longo prazo é uma prioridade em qualquer projeto de construção ou renovação. E entre as várias formas de garantir essa mesma segurança, a impermeabilização surge como uma das mais relevantes. Mas, afinal, que garantias de segurança nos dá a impermeabilização? Leia este artigo para saber mais e descubra a importância desta solução.

 

 

A impermeabilização funciona como uma barreira que evita a infiltração de água nas estruturas do imóvel. Esta solução passa pelo ato de isolar e proteger os materiais de construção de um edifício da passagem de líquidos ou vapores. Deste modo, mantêm-se as condições de habitabilidade da construção. 

 

Torna-se, assim, evidente a importância do desenvolvimento de um projeto de impermeabilização, ainda na fase de construção do imóvel. Cada vez mais, a impermeabilização é encarada como uma componente essencial de qualquer obra. É neste momento que surgem empresas de impermeabilização, como a Prudêncio, responsável pelo desenvolvimento de projetos de qualidade que detalhem os produtos e as soluções ideais de impermeabilização para obra. 

 

A impermeabilização como sinónimo de segurança

A escolha dos melhores produtos e soluções específicas de impermeabilização para cada edifício é essencial para garantir segurança e conforto aos moradores. Caso a impermeabilização não seja bem projetada ou realizada durante a obras, podem surgir diversos problemas graves, como consequência dessa má aplicação, como a humidade, infiltrações e problemas na qualidade da água, que, consequentemente, comprometem a durabilidade do edifício e a saúde dos seus habitantes. Posto isto, a impermeabilização pode ter de ser renovada mais tarde. 

 

 

Impermeabilização TPO
Obra da Prudêncio – Reabilitação 9zero9 Administração de Condomínios – Impermeabilização TPO – Sistema por Colagem

 

A segurança do edifício

Ao encontrar uma solução de impermeabilização de qualidade, estamos a garantir uma proteção contra a humidade, que acarreta problemas para o imóvel, fragilizando e danificando as suas estruturas ou acabamentos. Além disso, o mobiliário da casa, bem como vestuário, livros e outros bens também não ficarão seguros, pois a humidade pode causar danos permanentes. No fundo, impermeabilizar é uma forma de evitar infiltrações e de se defender de fungos e bactérias que implicam a destruição do seu património.

 

Assegurar a qualidade de vida 

Resultado da falta de impermeabilização, a humidade pode invadir o edifício e tornar-se também num problema de saúde para quem o habita. Esta situação afeta todos os moradores, podendo mesmo provocar problemas respiratórios, como alergias, asma e dores. Tal sucede porque o excesso de humidade conduz ao surgimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas. No caso de bebés e idosos, estes problemas podem assumir contornos mais graves. 

 

 

Reabilitação de cobertura em fibrocimento
Obra da Prudêncio – Nave em Marvila – Reabilitação de cobertura em fibrocimento

 

 

Uma segurança económica

Pensar e priorizar a impermeabilização no início da obra representa um investimento a longo prazo. Uma solução de impermeabilização de qualidade é garantia de que o património será preservado e a qualidade de vida assegurada. Se os problemas forem detetados posteriormente, terá, inevitavelmente, mais gastos. Aliás, se tal acontecer e conseguir detetar qual a origem do seu problema de infiltração, deve procurar resolvê-lo o mais depressa possível, para minimizar as consequências do mesmo. Além disso, é de ressalvar que o aparecimento de problemas também provoca um grande desgaste físico e emocional do proprietário ou utilizador do edifício. No fundo, a implementação preventiva de soluções eficazes de impermeabilização é a melhor forma de evitar prejuízos financeiros e danos materiais graves.

 

A garantia da qualidade da água

A importância da impermeabilização também se torna evidente quando surgem problemas na qualidade da água. Em alguns prédios existem reservatórios de água, cuja impermeabilização é essencial para manter a qualidade da água e a segurança de quem a consome. Um dos serviços frequentes da Prudêncio passa pela reabilitação ou reativação de reservatórios, por vezes desativados há vários anos, de forma a garantir a pressão de água de prédios com problemas de pressão nos últimos andares. Nestes casos, uma impermeabilização adequada garante uma reabilitação segura e eficaz.

 

 Impermeabilização de Reservatório
Obra da Prudêncio – Impermeabilização de Reservatório de água do Rocha Brava Village Resort

 

A segurança de escolher a Prudêncio

A Prudêncio Impermeabilizações é uma empresa de referência no mercado das impermeabilizações em Portugal, com mais de 40 anos de experiência. Criamos diariamente soluções especializadas e ajustadas às necessidades de cada cliente. Além disso, somos especialistas na solução de problemas de humidade e na implementação de soluções inovadoras.

 

Diga-nos qual o problema, entrando em contacto connosco e deixe-nos ajudar a garantir a segurança do seu edifício. 

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top