Sabe qual é o efeito da humidade na qualidade do ar da sua habitação?

 

Inverno é sinónimo de aumento da humidade nas habitações. Com a descida das temperaturas o ar perde capacidade para reter o vapor de água e atinge o ponto de saturação mais rapidamente. Este aumento da humidade poderá ter sérias implicações não só para a sua casa, contribuir para a degradação do edifício ou da mobília, como também para a sua saúde, devido ao desenvolvimento de fungos e ácaros que são propícios a causar infeções respiratórias.

 

Continue a ler este artigo e descubra quais os efeitos da humidade para a sua saúde e como manter os níveis da mesma em valores considerados adequados.

 

Por norma, as zonas mais húmidas das habitações são as casas de banho e as cozinhas, pois é nestas divisórias que ocorre uma maior libertação de vapor de água, em consequência dos banhos e da confeção de alimentos. No entanto, todas as áreas da habitação estão sujeitas a sofrer um aumento da humidade do ar. A respiração humana, a presença de animais e plantas, o uso de alguns eletrodomésticos que libertam vapor de água, como as máquinas de secar e os ferros de engomar, entre outros, são fatores que podem influenciar este aumento.

 

Mas qual deve ser então o nível de humidade ideal no interior da sua habitação?

 

A humidade em excesso pode ter sérias implicações na sua saúde, mas o ar demasiado seco não é menos prejudicial. Por isso, a humidade relativa do ar, ou seja, a quantidade de vapor de água que existe no ar num dado momento, relativamente ao total máximo que poderia existir, na mesma temperatura, deve concentrar-se entre os 50% e os 60%. Valores de humidade inferiores a este, podem causar a irritação das vias respiratórias. Se a humidade do ar da sua habitação estiver acima dos 70%, durante um período continuado, pode começar a assistir-se ao aparecimento de fungos, bolor e mofo

 

Quais são as consequências do excesso de humidade na qualidade do ar e na sua saúde?

 

O aparecimento de mofo e bolor, quando a humidade do ar se encontra acima dos níveis recomendados, pode causar manchas nas paredes e tetos, bem como provocar danos nos edifício e em materiais orgânicos presentes na sua decoração. Poderá ainda ser causadora do surgimento de odores desagradáveis e difíceis de eliminar. Mas as suas consequências ao nível da qualidade do ar para a nossa saúde são ainda mais preocupantes. 

 

O excesso de humidade do ar é o ‘habitat’ perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Uma exposição prolongada a estes fenómenos pode levar ao surgimento de problemas respiratórios como a tosse, asma, bronquite ou alergias,  potenciar o risco de infeções em pessoas saudáveis e intensificar os seus sintomas em indivíduos que já sofram destas patologias. Além disso, a humidade em excesso pode aumentar o risco de sofrer determinadas doenças de pele como a eczema e a dermatite.

 

Dicas para evitar o aumento da humidade e garantir a qualidade do ar da sua habitação.

 

Apesar de, em casos mais graves de humidade excessiva, ser necessário recorrer a uma intervenção profissional, especialmente quando os mesmos têm origem nas coberturas ou na humidade ascendente,  existem alguns cuidados que pode ter e que poderão ajudar a diminuir a humidade da sua habitação. Entre eles:

 

1 – Tapar as panelas e ligar o exaustor durante a confeção de alimentos, para evitar a libertação de vapor de água em abundância. Caso tenha um exaustor na casa de banho, utilizar o mesmo durante o banho;

2 – Evitar secar as roupas dentro de casa. Se não tiver outra opção, areje a área para evitar a condensação, identificável através de água a escorrer pelos vidros e paredes, o que poderá dar início à formação de fungos;

3 – Arejar a casa diariamente, principalmente as zonas mais húmidas como a casa de banho e a cozinha. Abra as janelas e deixe entrar ar fresco em casa, esta simples ação poderá ajudar a reduzir os poluentes no ar da sua casa;

4 – Limpar regularmente a sua casa, especialmente as áreas onde a humidade é mais alta para evitar o aparecimento de mofo e bactérias.

5 – Se a humidade da sua casa for muito intensa, pode adquirir um desumidificador que ajudará a remover o excesso de vapor do ar;

6 – Certifique-se que a sua casa está bem isolada para evitar a entrada de humidade do exterior;

7 – Faça uma manutenção regular nas instalações de água e esgoto para evitar vazamentos e infiltrações.

 

Como a Prudêncio o pode ajudar a garantir a sua segurança e bem-estar?

 

Na Prudêncio poderá encontrar ao seu dispor um conjunto de serviços de impermeabilização e isolamento térmico, que visam promover o seu bem-estar, bem como a segurança da sua habitação ou edifício. 

 

Para casos mais graves de humidades poderá procurar uma solução especializada de tratamento de humidades ascendentes com capilares ou encontrar o sistema ideal para reabilitar a cobertura do seu imóvel quando esta dá sinais de desgaste ou anomalias.

 

Peça já a sua avaliação e garanta a segurança de todos ao seu redor.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!

    NOME*

    EMAIL*

    CIDADE*

    TELEFONE*

    MENSAGEM*

    Top