Terraços: tendências decorativas e funcionais

 

A popularidade dos terraços tem aumentado nos últimos anos mas é expectável que esta tendência continue por muito tempo no futuro.

 

Além de serem um excelente retiro fora da movimentação das cidades, proporcionam vistas espetaculares e recebem muita luz solar para um serão descontraído e, quem sabe, começar uma pequena horta comunitária.

 

Inspire-se para o seu próximo projeto e descubra as principais tendências que transformaram e continuam a transformar estes espaços.

 

 

 

Quem tem um terraço tem tudo

Começou como uma alternativa interessante para, com o passar do tempo, se tornar numa necessidade. Hoje, o mundo da construção é forçado a repensar os projetos de construção e as prioridades dos espaços. É quase impensável construir um edifício sem contemplar um espaço exterior, seja varanda, decks ou terraços no topo do edifício.

 

Seja em contexto residencial, corporativo ou comercial não há dúvida de que os espaços ao ar livre ajudam as pessoas a relaxar, a trabalhar num ambiente mais agradável e convidativo ou , pura e simplesmente, a poderem ver o mundo de uma maneira diferente, mais próximo da natureza, mais confortável e entusiasmante!

 

Por beneficiarem de uma grande exposição à luz solar, os terraços também se tornaram em  locais perfeitos para o cultivo de legumes, vegetais e flores ou para a construção de um jardim.

 

Nenhum terraço é suficientemente grande para podermos explorar todas as formas de melhorar o espaço. Pode ser através da decoração, escolha dos materiais, acabamentos, etc. Inspire-se nas tendências e comece a registar as ideias.

 

 

Pavimentos

Quando se trata de escolher o pavimento “certo” não existe uma resposta definitiva. Tudo depende dos gostos e da personalidade que pretende transmitir ao espaço. Por esse motivo, muitas vezes, observamos uma combinação de vários tipos de pavimentos que funcionam bem entre si e que transmitem o visual perfeito.

 

Falamos de pavimentos em betão, uma opção altamente resistente que confere um estilo mais industrial e, ao mesmo tempo, moderno e que, definitivamente, veio para ficar!

 

Os pavimentos em madeira, quando devidamente tratados para resistir ao clima, são, também, uma excelente opção que combina com qualquer estilo de decoração. 

 

Temos ainda as lajetas de betão, uma opção muito versátil, com diversas opções de cores, padrões e acabamentos.

 

Além disso, a mistura de qualquer um destes pavimentos com relva artificial, resulta num espaço ainda mais agradável e de fácil manutenção para que as pessoas possam desfrutar ao máximo dos espaços ao ar livre, sobretudo quando falamos de edifícios que carecem de grandes espaços abertos e verdejantes.

 

 

Decoração e materiais

O papel dos terraços ao ar livre está, cada vez mais, concebido para receber inúmeras atividades e proporcionar diferentes experiências, como acomodar reuniões de trabalho, convívio e lazer, realização de eventos ou, até mesmo, um espaço para apreciar as refeições.  Por isso, as oportunidades e as tendências decorativas são imensas!

 

Independentemente do estilo, feitio e personalidade, podemos encontrar diferentes tipos de decoração e criar diversos ambientes numa só área. A madeira, bambu, rattan e pedra estão entre os materiais mais populares.

 

A decoração mais rústica e boho em tons terrosos com peças antigas é um dos estilos também em voga. Através de peças que foram reaproveitadas ou até mesmo através da transformação de peças novas é possível conferir um estilo mais rudimentar mas aconchegante, tais como: mesas de madeira, cadeiras metálicas, velas decorativas e móveis em vime, muito populares pelo estilo e conforto.

 

Há também quem opte por estruturas de betão para servir de sofás com estofos ou simplesmente decorar com plantas e outros objetos decorativos.

Para tornar a área ainda mais agradável são adicionados tapetes e almofadas com cores vibrantes (amarelo, azul, castanho e vermelho), impermeáveis e fáceis de lavar.

 

A decoração mais moderna também não passa despercebida. Privilegiando itens impermeáveis com um design minimalista e intemporal como a famosa cadeira Acapulco.

 

Qualquer cantinho serve de pretexto para criar um espaço de descontração e para convívio, nem que seja apenas uma mesa e duas cadeiras. É importante ter em conta a escolha de móveis de exterior preparados tanto para o Verão como para o Inverno, compostos por materiais que aguentam a exposição ao sol mas também à prova de água e fáceis de limpar.

 

Para quem procura uma opção mais económica, as paletes podem ser uma opção muito interessante a considerar. Podem ser personalizadas ao estilo de cada um e decoradas com almofadas coloridas de exterior e confortáveis em tons de amarelo limão e turquesa.

 

 

Jardim

A exposição à natureza contribui para o bem-estar físico, ajuda a reduzir a pressão e os níveis de stress. 

 

O resultado está numa procura constante por tornar estes espaços mais harmoniosos através da implementação de áreas ajardinadas.  Estas servem, muitas vezes, como ponto de conexão entre edifícios, terraços que cobrem áreas de estacionamento ou, a título individual, como uma extensão do espaço interior onde os moradores possam desfrutar do ar livre.

 

Entre as opções mais comuns estão as trepadeiras para decorar as paredes mas também plantas e flores resistentes e de fácil manutenção tais como: a oliveira, alecrim, alfazema, tomilho e as camélias, hibisco, hortênsia, espada-de-são-jorge, os cactos e suculentas.

 

As coberturas verdes ou ajardinadas são cada vez mais populares porque oferecem espaços funcionais e relaxantes e permitem desfrutar do prazer do contacto com a natureza no meio urbano e agitado. Descubra mais sobre esta solução aqui.

 

 

 

Iluminação

Durante o dia é importante prestar atenção à quantidade de sol que as diferentes zonas do terraço recebem para escolher os melhores espaços de abrigo à sombra e do vento e, por conseguinte, determinar onde irá colocar a iluminação junto dessas zonas de lazer/descanso para aproveitamento durante a noite.

 

Uma forma original de iluminar o terraço é ir além dos típicos holofotes ao ar livre e apostar em arandelas elegantes que misturam elementos metálicos com a madeira. Este é um tipo de iluminação de parede que proporciona uma iluminação aconchegante e com estilo!

 

 

 

Cores

As cores também ajudam a tornar o ambiente mais agradável, mais vivo e mais acolhedor. Entre as principais tendências estão os tons naturais, como terracota e bege para um estilo mais elegante, rústico e boho e os tons amarelos, azuis e vermelhos para quem procura um estilo mais festivaleiro e marcante.

 

 

 

Segurança

Se a instalação de uma piscina ou jacuzzi fizer parte dos seus planos é importante não esquecer que este espaço requer uma preparação e cuidado prévio para garantir a sua segurança. Isto significa que, em primeiro lugar, deve-se fazer uma avaliação minuciosa para perceber se a estrutura suporta o peso e, de seguida, implementar um projeto de impermeabilização para evitar riscos de infiltrações.

 

Criar parapeitos de vidro ou envidraçar as divisões que separam o interior do exterior são excelentes ideias para criar uma ampliação visual do espaço proporcionando uma vista panorâmica do terraço e de todo o cenário exterior, mas também para garantir uma maior segurança

 

Além disso, é importante que a seleção dos itens decorativos seja pensada ao pormenor e que contemple os riscos associados às condições metereológicas. Isto é, evitar escolher peças que possam voar, cair ou partir com o vento ou com chuvas mais fortes. E por falar em chuvas, assiste-se, ainda, a uma procura crescente de revestimentos porosos para os pavimentos para assegurar que a deslocação no espaço é segura e não existe risco de escorregar ou de cair.

 

Alguns destes materiais incluem a instalação de lajetas antiderrapantes ou pedra natural, por serem bastante elegantes e duráveis. Existem inúmeras cores e texturas para explorar, sendo bastante comum a combinação deste tipo de pavimentos com uma área ajardinada ou com relva artificial.

 

 

 

 

Por si só, um terraço oferece espaço suficiente para receber amigos e família, construir o cantinho de leitura, montar um deck com uma mini piscina, ou optar por uma cobertura completamente ajardinada. 

 

Como pôde observar, quer se trate de um escritório, espaço comunitário ou de uma propriedade privada, não precisa de grandes áreas para conseguir uma decoração criativa e confortável para todos.

 

 

Conforto, sustentabilidade e funcionalidade

Seja qual for o conceito que pretende aplicar no seu terraço, nunca se esqueça que deve sempre olhar para o projeto também de forma mais técnica.

 

É essencial prever um projeto de impermeabilização, trabalhar com uma equipa especializada e com know-how que garanta um espaço seguro e funcional para aplicar todas as suas ideias. 

 

Empenhados e muito atentos ao detalhe, na Prudêncio irá encontrar soluções eficientes e integrais para a reabilitação de todo o tipo de terraços e coberturas.

Entre em contacto connosco, sem qualquer compromisso.

ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO É um cliente, um fornecedor ou um profissional talentoso? Fale connosco!
NOME*
EMAIL*
CIDADE*
TELEFONE*
MENSAGEM*

Top